Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador em alguns momentos específicos congela e não faço a mínima ideia do que seja, na maioria dos momentos que ele congela é quando fica ocioso e não estou mexendo no computador

Situações em que congela:

1. Quando não estou mexendo em nada e nenhum programa está rodando;

2. Quando estou assistindo vídeos e não mexo no mouse ou teclado, logo em seguida que termino de assistir, mexo o mouse e a tela congela;

3. Quando estou editando vídeos com projetos pesados e com bastante abas abertas do chrome;

A tela nunca congela direto, em certas vezes consigo mexer no mouse, minimizar abas, mas os programas que estão rodando ficam congelados. Tem momentos que só percebo que está congelado quando passo o mouse por cima da barra de tarefas e não sobe, e quando dou "atualizar" na área de trabalho e a janela fica travada, aqui tem um vídeo mostrando o que acontece: https://drive.google.com/file/d/1v2JQK72j7H41cFHCmLM9T8-ZVZAf-WGA/view?usp=sharing

Isso acontece desde que comprei meu computador a um ano, tem épocas que passa semanas sem congelar e tem semanas que acontece todo dia. 

Queria saber o que pode ser antes de tentar formatar ou desmontar as peças e colocar novamente, se alguém passou por isso ou souber o que está acontecendo, me ajudaria muito. Já pesquisei em vários lugares e não encontrei nenhuma solução

Esse é meu setup:

placa-mãe:  Gigabyte B550 Aorus Elite V2 DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550
CPU: AMD Ryzen 5 5600X 6-Core Processor 3.70 GHz

RAM: DDR4 Kingston Fury Beast RGB, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4

GPU: ASUS, TUF Gaming, GeForce RTX3070 OC, LHR, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing

Armazenamento: HD Western Digital Purple Surveillance 4TB, Sata III

SSD WD Black SN750 Heatsink, 500GB, M.2 NVMe, Reading 3470MB/s, Recording 2600MB/s

Monitor: BenQ 23.8' IPS, Wide, 2K QHD, 100% sRGB

Fonte: Corsair CV750 750W, 80 Plus Bronze
Cooler: Water Cooler Corsair Hydro Series H80i V2, 120mm

Postado

Olá! Esse parece ser um problema com as USBs aconteceu isso algumas vezes com o meu computador, teve muitas pessoas que reclamavam desse problema, a AMD diz que resolveu com uma atualização de BIOS, mas no meu caso, atualizei e o problema apareceu somente uma vez, também deixei de usar as USBs controladas pelo CPU.

O que você pode fazer é atualizar a BIOS se não resolver tente conectar mouse e teclado em portas USB 2.0 ou USB 3.2 Gen 1 controlado pela placa-mãe, parece que o problema ocorre com as USB controlada pelo CPU, você pode fazer testes alternando as USBs usada.

Postado

Olá Eder, dei uma pesquisada no reddit que aponta esse problema que você mencionou, e faz sentido com o que está acontecendo com meu computador. Única coisa que difere, é que meu mouse e teclados não desconectam, funcionam normalmente, apenas minha tela fica congelada sem poder abrir nenhum programa. Mas vou fazer esses testes e volto pra dizer se funcionou.

Muito obrigado!! 

• Curtir 1
Postado

Eu estava exatamente com esse mesmo problema, amigo. O pc congelava logo quando ele iniciava e eu mexia, precisava esperar um pouco para ele meio que dar uma ''carregada'' e eu precisava resetar no botão. Resolvi trocar de tomada, até funcionava, mas ele congelava a tela depois de umas horas ou se eu tivesse sorte ele funcionaria normalmente sem congelar no dia. O que resolveu para mim até agora ( já faz uma semana eu acho) é desativar o ftpm da amd na BIOS. A propria AMD já se pronunciou sobre isso e que esse carinha que estava causando uns travamentos aleatórios nos PC's. Tem atualização de BIOS para esse problema, eu não fiz porque nunca atualizei BIOS e prefiro não arriscar. Mas é isso, tenta desativar o fTPM e veja se o problema persiste.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!