Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mac 2017 Usado ou Mac 2022 Novo


Rjmp

Posts recomendados

Boa tarde galera, tudo ok ?

 

Estou com uma duvida, atualmente tenho um note da dell e vou para o Mac.

 

Fiquei em duvida qual seria melhor para min, segue abaixo:

 

Macbook Air 13'' 2022 M2 8GB RAM / 256GB SSD - R$7.000 ( Novo )

MacBook Pro 13" 2017 i7 16GB RAM / 512GB SSD - R$5.000 ( Usado )

 

Vou utilizar para programar em Python com Visual Studio e as vezes editar fotos com Photoshop e Lightroom

 

Minhas duvidas são em questão do custo beneficio, qual é melhor para min ?

 

Vi alguns review que o M2 de 256gb tem a taxa de write / read baixa e o fato de ter 8gb de ram fica lenta quando abre muitas paginas web

( Não tenho condição de pegar um M2 16gb / 512gb SSD )

 

Vou no usado ? Agradeço se poderem me tirar as duvidas ( Não tem problema ser técnico ) só quero saber se mesmo o 2017 usado vai ser melhor / mais rápido que o m2 2022

 

Muito Obrigada

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O M2 é um processador potente pacas. No entanto, maior RAM e SSD do modelo usado vão fazer diferença para seu uso. Se estiver em boas condições, acho mais negócio. E novas versões do macOS serão suportadas nesse MacBook Pro 2017 por vários anos ainda.

 

@Rjmp Olhei agora e o macOS 13 (Ventura) já está exigindo o MacBook Pro 2017 ou superior. Então, é provável que, daqui um ou dois lançamentos, o MacBook Pro 2017 deixe de ser suportado. Continuaria na última versão compatível recebendo atualizações de segurança. Considerando o pior cenário possível, que é o macOS 13 ser o último suportado, teria mais uns três anos (em média) de atualizações de segurança. Nada impede usar o macOS depois de ser descontinuado, porém, igual ao Windows, não é recomendável. Com isso em mente, mudo minha recomendação: talvez o M2, mesmo com especificação inferior de RAM/SSD, seja melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Rjmp disse:

O pessoal recomenda compra o M2 de 512gb e 16gb porém vai para 12k

 

Sim, é triste. 😭 O hardware é excelente, porém muito caro.

 

Vai no usado então. Terá atualizações do macOS por no mínimo mais três anos; com sorte, mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu pegaria o M2...

Macbook com processador Intel já virou peça de museu, todos os app da apple estão sendo desenvolvidos quase que somente para processadores ARM. Alem do mais esses processadores M2 da apple dão um pau enorme em qualquer i7 da intel consumindo apenas uma fração da bateria, basta ver os comparativos.

 

Em relação ao baixo espaço de armazenamento, isso voce consegue contornar facilmente comprando um SSD NVMe e colocando ele num case externo e o conectando na porta thunderbolt de 40Gbps. Será como ter um pendrive um pouquinho maior, que voce vai conectar ao notebook somente quando for fazer algum trabalho de edição...

 

Sobre a pouca memória RAM, realmente não tem muito o que fazer já que ela é soldada na placa-mãe. Mas para ser sincero, no meu iMac 2013 com 8Gb de RAM eu consigo abrir 10 abas no Safari e ainda sobra bastante memória RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os binários são híbridos: dentro tem código x86 e ARM. Claro, o desenvolvedor pode decidir simplesmente parar de compilar a versão x86, mas ninguém em sã consciência faz isso ainda, pois jogaria fora toda a base de usuários com Macs anteriores a 2020. Isso vai acontecer, só que no futuro, daqui uns anos.

 

Não sei que tipo de uso a @Rjmp pretende dar ao Photoshop e Lightroom; se for algo profissional, 8 GB de RAM é inviável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Os binários são híbridos: dentro tem código x86 e ARM. Claro, o desenvolvedor pode decidir simplesmente parar de compilar a versão x86, mas ninguém em sã consciência faz isso ainda, pois jogaria fora toda a base de usuários com Macs anteriores a 2020. Isso vai acontecer, só que no futuro, daqui uns anos.

 

Não sei que tipo de uso a @Rjmp pretende dar ao Photoshop e Lightroom; se for algo profissional, 8 GB de RAM é inviável.

 

Os macbook com esses novos processadores ARM são muito mais otimizados do que os antigos com processadores intel.

 

Esse vídeo abaixo esta em inglês, depois eu posso tentar encontrar algum comparativo em português. Mas resumidamente, a diferença de performance no Lightroom entre a versão de 8Gb e 16Gb foi próxima de zero. E no teste de edição de videos em 4K com o Final Cut PRO, a diferença entre eles foi de apenas 11%, mas o principal detalhe é que também foi utilizado no comparativo um iMac 2020(Intel) com 16Gb de RAM e este ficou ATRÁS do macbook M1 de 8Gb.

Pelo que vi no vídeo, a falta de memória RAM só faria alguma diferença significativa se fosse editar videos em 8K.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, não sendo para uso profissional, M2 é mais negócio, além de ser novo, ter melhor duração da bateria, garantia de receber futuras versões do macOS, etc.

 

Bato na tecla do "uso profissional" pois projetos grandes do Photoshop e Illustrator devoram memória. Agora, se for para fazer um retoque numa foto de celular, daí é matar mosquito com canhão mesmo com 8 GB de RAM. 😆

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!