Ir ao conteúdo

Estaria Xeon 1270 v2 gargalando a RTX 3070?

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, vou fazer um upgrade aos poucos, que espero concluir dentro de 6 meses. Como estou na mesma plataforma há uns 10 anos, vou ter que trocar tudo. Minha configuracão atual é:

placa-mãe Gygabyte GA-Z77X-D3H, Processador Xeon 1270 v2 (equivalente ao i7 3770), placa de vídeo é uma MSI GTX 1060 6GB, 24GB de RAM DDR3, SSD SanDisk de 1 TB e mais 2 HDs,, sendo 1TB e 2 TB.

Não é lá tão ruim, mas eu sou entusiasta... Kkk

Ví uma promoção num site chinês e adquiri uma 3070 com preço excelente.

Troquei também a fonte. Agora é a XPG Core Reactor de 850 W. Saí de uma Thermaltake PurePower RX, que dizem ser produto bomba, que eu usei por 16 anos e não explodiu. Kkk

Ou seja a parte da energia para a 3070 está ok.

O problema é que ela chegou e não sei como testar, porque, obviamente, o desempenho dela não está dentro do esperado, embora ela tenha dobrado o FPS nos meus jogos.

Que tem gargalo eu já imagino.. Mas o load do processador fica 60%, e a VGA fica em 50%... Então, não estou conseguindo interpretar isso.

Tem alguma forma de saber se o desempenho dela está dentro do aceitável com esse processador? Ou só vou saber se a VGA está boa espetando ela junto com um I9 da vida?

Postado

Xeons tem um monte de threads e os jogos não usam todos eles... por isso que CPU fica com porcentagem baixa. Fica tranquilo, sua CPU é sim um gargalo absurdo. Até i7 9a geração pode limitar a 3070... imagina o seu Xeon.

Quanto ao teste... para a sua CPU deixar de ser gargalo acho que nem 4K vai adiantar, mas é o que vai suavizar a situação. Outra coisa que pode tentar... o MSI Kombustor... ele testa bem a placa, mas acho que ainda vai precisar de resolução alta.

• Curtir 1
Postado

Sim, gargalo e dos grandes. A RTX 3070 é uma placa muito forte para 1080p, mesmo com um bom processador você ainda corre o risco de não conseguir explorar todo o potencial dela, não que isso seja um problema, pois ainda conseguiria rodar tudo bem pra lá dos 60 FPS na qualidade máxima. Mas se você pega um Xeon da vida, que é baseado em arquitetura antiga, existem muitos jogos onde esse tipo de processador não vai conseguir o mínimo que alguém espera tento uma placa de vídeo dessas que é entregar 60+ FPS.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Para o gargalo acontecer não é necessário que o processador fique em 100%, principalmente quando são processadores de arquiteturas antigas.

Como estamos falando de um Xeon de 2011 e memórias DDR3, é importante entender que é um sistema extremamente antigo que carece de velocidade de comunicação e processamento.

Justamente por esse motivo, os jogos não conseguem tirar proveito do processador, pois na grande maioria das vezes ele não consegue produzir os frames há tempo e isso gera erros. Com isso, ele não consegue exercer o trabalho da forma correta e não vai conseguir ter tempo para distribuir o trabalho entre os núcleos e conseguir focar em um frame por vez... Pois, a placa de vídeo já vai estar pedindo outros que já foram atrasados e aí tudo fica uma loucura até para a engine do jogo, que vai acarretar em problemas nas físicas, crashs e tudo mais.

Como você comprou essa placa da china, realmente é importante você testar corretamente, pois a grande maioria delas possuem chips gráficos e memórias que já foram usadas por mineradores ou em outras aplicações que exercem um desgaste extremamente fora do padrão.

Nesse caso, seria interessante você utilizar os testes sintéticos, os famosos benchmarks. O teste, quando focado na GPU, não irá fazer tanta diferença um processador mais potente ou mais fraco, porém pode ainda ficar evidente em algumas ocasiões.

Eu recomendaria você baixar o UNIGINE Superposition e fazer o teste em 4K ou 8K, que vai demandar menos da sua CPU e assim conseguirá ver se a sua placa esta desempenhando normalmente sem o gargalo te atrapalhar. Para ver as estatísticas completas do funcionamento da placa, recomendo o HWiNFO.

Boa sorte e espero que consiga fazer um upgrade o mais breve possível. 👍

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
22 horas atrás, MauricioBMS disse:

Para o gargalo acontecer não é necessário que o processador fique em 100%, principalmente quando são processadores de arquiteturas antigas.

Como estamos falando de um Xeon de 2011 e memórias DDR3, é importante entender que é um sistema extremamente antigo que carece de velocidade de comunicação e processamento.

Justamente por esse motivo, os jogos não conseguem tirar proveito do processador, pois na grande maioria das vezes ele não consegue produzir os frames há tempo e isso gera erros. Com isso, ele não consegue exercer o trabalho da forma correta e não vai conseguir ter tempo para distribuir o trabalho entre os núcleos e conseguir focar em um frame por vez... Pois, a placa de vídeo já vai estar pedindo outros que já foram atrasados e aí tudo fica uma loucura até para a engine do jogo, que vai acarretar em problemas nas físicas, crashs e tudo mais.

Como você comprou essa placa da china, realmente é importante você testar corretamente, pois a grande maioria delas possuem chips gráficos e memórias que já foram usadas por mineradores ou em outras aplicações que exercem um desgaste extremamente fora do padrão.

Nesse caso, seria interessante você utilizar os testes sintéticos, os famosos benchmarks. O teste, quando focado na GPU, não irá fazer tanta diferença um processador mais potente ou mais fraco, porém pode ainda ficar evidente em algumas ocasiões.

Eu recomendaria você baixar o UNIGINE Superposition e fazer o teste em 4K ou 8K, que vai demandar menos da sua CPU e assim conseguirá ver se a sua placa esta desempenhando normalmente sem o gargalo te atrapalhar. Para ver as estatísticas completas do funcionamento da placa, recomendo o HWiNFO.

Boa sorte e espero que consiga fazer um upgrade o mais breve possível. 👍

É, amigo. você matou a charada.

Testei com o Unigine em 8k, e realmente, o gargalo sumiu. A placa ficou com pontuação da média das RTX 3070, no rank em meio aos Ryzen 9... 

Suportou um load de 99%. Pude ver o sistema de refrigeração chinês mantendo ela a 75 graus numa boa, sem barulho. 

O "problema" em jogos realmente é o meu sistema, que está segurando demais a placa. Creio que ela esteja operando a 60% da sua capacidade, porque comparei meu resultados em vários jogos, realmente a diferença tem ficado nessa faixa, em torno de 40% menos de FPS.

3070.jpg.669086629b4c56a391e8f77d8df25240.jpg

Postado

Seus drivers estão bem desatualizados hein... será que isso não está influenciando alguma coisa também?

Nos resultados tem 3070 chegando aos 5300. Agora fiquei encanado, hehe.

Superposition_Benchmark_v1.1_5065_1669084294.thumb.png.f7b701ccdd6b91e5cad9d1828c0f24ab.png

Postado
13 horas atrás, W46n3r disse:

Seus drivers estão bem desatualizados hein... será que isso não está influenciando alguma coisa também?

Nos resultados tem 3070 chegando aos 5300. Agora fiquei encanado, hehe.

Superposition_Benchmark_v1.1_5065_1669084294.thumb.png.f7b701ccdd6b91e5cad9d1828c0f24ab.png

Eu deixo no update automático, nem imaginava que estavam desatualizados.

Mas eu fiquei super feliz com teste, porque ele ficou na média, em meio a outras. Tem algumas que fazem mais outras que fazem menos. Ela ficou alí no meio, mesmo carregando um PC de quase 10 anos e a temperatura ficou excelente. Sem contar q eu paguei 1600,00 nela. 

Me diga uma coisa.. existe algum processador até 1500,00 que seja bom parceiro para a 3070?

Postado
9 horas atrás, madclocker disse:

existe algum processador até 1500,00 que seja bom parceiro para a 3070?

Se está falando de processador e todo o resto, o mais próximo que dá é um kit 12100f... que mesmo sendo um i3 vai dar muito mais fôlego para a 3070.

Esse teste do Unigine serviu pra me mostrar como tinha coisa errada com a minha 3070. Refiz a pasta térmica dela hoje e no teste 8K a temperatura máxima caiu de 81 para 70, e o score subiu também.

Postado
2 horas atrás, W46n3r disse:

Se está falando de processador e todo o resto, o mais próximo que dá é um kit 12100f... que mesmo sendo um i3 vai dar muito mais fôlego para a 3070.

Esse teste do Unigine serviu pra me mostrar como tinha coisa errada com a minha 3070. Refiz a pasta térmica dela hoje e no teste 8K a temperatura máxima caiu de 81 para 70, e o score subiu também.

Não, 1500,00 só processador mesmo.

O seu processador tá nessa faixa de preço, né?

O complicado é que tenho visto que as placas mãe AM4 estão muito mais caras que as de Chipset Intel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...