Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5-11400F + B560 + 16GB 3200 MHz + RTX 2060 vale a pena?


Posts recomendados

Olá, gente

 

O que acham do seguinte setup? Gostaria que me confirmassem se todos os componentes são compatíveis e que dessem dicas/sugestões do que melhorar, ou simplesmente dizer se está legal (sou leigo em hardware) 😄

 

- Processador: Intel Core i5-11400F (não gostaria de mudar o processador, só mudaria se achasse o Ryzen 5600X por até 1000 reais)

- Placa-mãe: B560 (provavelmente Biostar, a não ser que ache ASUS/Gigabyte barata) ou H510 (ASUS ou Gigabyte até uns R$ 600)

- Placa de vídeo: RTX 2060 6gb (provavelmente uma Galax)

- Fonte: Sharkoon WPM Gold Zero, 550W, 80 Plus Gold, Semi-Modular OU XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze - PYLON450B-BKCBR

- memória RAM: 2x 8GB, 3200MHz, CL16, DDR4

- SSD: NVMe M.2 do Aliexpress (acredito que da marca Netac. Se durar 2 anos tá bom)

- Monitor: algum Full HD 144/165Hz (existe algo que devo verificar para saber se o monitor tem compatibilidade com processador/placa-mãe/placa de vídeo?)

 

Objetivo: um pc que rode bem GTA V/CSGO/Valorant no ULTRA e uns outros jogos mais pesadinhos (não precisa ser no ultra, aí pode ser no médio)...

 

Além disso tenho algumas questões:

- O Intel Core i5-11400F já vem com um cooler da Intel. Em vista dos jogos que irei jogar, vale a pena trocar por outro? Se sim, qual? (Máximo uns R$ 180)

- Faz sentido colocar fans nesse pc? Fans realmente ajudam? Se fosse para escolher, é melhor colocar um cooler melhor no processador OU usar o que já vem e adicionar umas 3 fans? (estaria disposto a gastar no máximo uns R$ 180 no kit de fans caso não comprar outro cooler)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, ontem teve o Ryzen 5600X por 999,00 na "1e+12 byte" duas vezes. 😁 

 

placa-mãe B560 Intel por R$ 600,00 só se for Biostar, pesquise aqui mesmo neste forum e veja os arrependidos de terem comprado desta marca, até para i3-10100F. Biostar não aprendeu a projetar circuito VRM.

 

O (abacaxi) i5-11400F numa placa-mãe de entrada (= menor preço) com Power Limit de 65 watts vai ter desempenho de i5-10400, é preciso de placa-mãe com Power Limit acima de 100 watts (preços próximos aos 4 dígitos) para o imbroglio que foi a 11ª geração.

 

Não compre CPU e placa-mãe LGA 1200 da 11ª geração, compre da 12ª, com LGA 1700 que vai suportar CPU da 13ª. Comprar da 11ª agora é economia "porca". 😉 

 

Neste caso melhor comprar AMD, que vai sair mais barato  (CPU+placa-mãe) e não tem "pegadinhas".

 

De resto, a sua seleção esta OK. Apenas cuide de pegar memória de boa marca, Kingston, XPG, Corsair... que tem 10 anos ou mais de garantia. Vide o caso recente das "famosas" Asgard Valkyrie baratinhas do TioAlii que vieram com chips ChangXin.

 

Monitor, se presa por qualidade de imagem o LG UltraGear 24GN600 144Hz, 1ms, painel IPS tem aparecido por ~1.200,00 em promoções, o preço normal tem ficado acima de 1.300,00.

 

Se prioriza fluidez em jogos FPS online sobre qualidade de imagem, tem Acer Nitro - 165 Hz, 1ms, painel VA, na faixa dos 1.000,00 ou ASUS TUF 165Hz, 1ms, painel TN por 1.400,00 - 1.500,00.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Realmente, estou tentando melhorar meu setup nas questões de processador e placa-mãe, mas pelo visto terei que gastar um pouquinho mais, o que eu realmente não queria 😟, ainda mais pelo que li em outros tópicos/você falou que não adianta ter um bom processador e uma placa-mãe de entrada pois a placa-mãe limitará o processador...

 

Eu tenho aqui duas opções de setup. Um com Intel (11400F) e um com AMD (Ryzen 5600/5600X). Faço quase que todos os dias pesquisa de preço e estou anotando todos eles para quando achar preços bons eu saber a hora de comprar (tudo no Excel organizado 😎).

 

Achei memórias DDR4 Kingston Fury Beast, 8GB, 3200Mhz, Black, KF432C16BB/8 por 179,99 em promoção esses dias (acho que na Pi***/1000gb - pelo visto não pode falar o nome? 😂), mas como só estou fazendo pesquisa de preços ainda, não comprei.

 

Acha que consigo achar uma B550 (AMD), uma B560 (Intel 11ª gen) ou uma B660 (Intel 12ª gen) de boa qualidade em promoção por uns 800/850 reais até dezembro? Lembrando que em final de novembro é a black-friday e cyber-monday.

 

Esperar pela black-friday/cyber-monday realmente vale a pena? A loja que explode/Pi***/1000gb realmente dão bons descontos em hardware nessas datas? Ou é tudo fake? Queria começar a comprar na black...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clarifier

 

Olha, se você tiver $$$ hoje, resolva seu problema hoje, pois a tendência é a coisa estagnar ou até subir de preço.. Eu montei um kit desse, com o 11400 em maio, quando ainda fazia sentido, pois as placas-mãe LGA1700 ainda eram muito caras.. Hoje, não compensa..

 

MSI PRO B660M-A + Core i5 12400F na Kabum, faz mais sentido..

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Preciso esperar pelo menos até a black-friday/cyber-monday, aí eu tentaria comprar processador, placa-mãe, placa de vídeo e monitor nessa data (que por sinal são os componentes mais caros), mas vou comprar somente se estiver mais barato do que o normal (tenho o preço médio e mínimo de todos os componentes/modelos que possivelmente eu possa escolher).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, gente 😄

 

Vou ser bem direto: já vim aqui incomodar umas 20x. Agora eu desisti do Core i5-12400F e fui para o lado da AMD por diversos motivos que demoraria para citar aqui (um deles era o custo-benefício geral do computador).

 

Vou falar o que já comprei e também os preços (sem o frete) pois pode ajudar alguém a saber os bons preços e a hora de comprar (considero bons preços pois pesquiso todos os dias em diveeeersos sites a algumas semanas e também anoto os preços mínimos já encontrados). Tudo que vou citar aqui deve ficar na faixa de 6100,00 a 6200,00 no máximo

 

Tenho dúvidas mais especiais na parte de placa-mãe e refrigeração, mas podem fazer sugestões/observações sobre qualquer ponto. Levem em consideração que eu tenho tempo para comprar as coisas (uns 2 meses pelo menos), então posso "esperar baixar"

 

Processador: Ryzen 5600X

- Paguei 999,00 na live da Terabyte e ainda tem 3 anos de garantia 😆

 

Placa-mãe: B550

- Estava pensando em uma B550 AORUS ELITE (rev. 1.0). Ela tem dissipador no VRM, correto? Essa dissipação é boa? Eu queria evitar pegar a B550 TUF pois é um pouco mais cara (uns 150,00 reais), e com 150,00 eu planejava melhorar o sistema de refrigeração. Se acharem conveniente fazerem outras considerações que não sobre aquecimento, também podem fazer

- Não pretendo pegar uma B450 pois não possui qflash-plus, e essa é uma feature importante para mim

 

Placa de vídeo: MSI GeForce RTX 2060 VENTUS GP OC, 6GB, GDDR6

- Paguei 1619,00 na Pichau e tem 3 anos de garantia

 

memória RAM: 2x8 Kingston FURY Beast, DDR4, 3200, CL16

- Paguei 174,90 cada (Terabyte), garantia eterna, super boa, só não tem RGB 😝

 

SSD: Netac NV3000 500Gb (M.2. NVMe)

- Paguei 181,00 no Aliexpress com cupom de novo usuário (era 201,00)

- Nessa faixa de preço é o mais rápido que eu havia encontrado (3500 read por 2700 write), só não tem garantia, mas pelo preço acho que vale muito a pena. Informação que descobri depois: essas velocidades altíssimas de read/write parece que são somente até você escrever 400Gb de dados no SSD, depois parece que ele vai diminuindo um pouco (se alguém souber explicar melhor eu agradeço). De qualquer forma parece um belo custo-benefício

 

Fonte: XPG Pylon 450W/550W

- Queria pegar uma Sharkoon WPM Gold Zero 550W, porém desde 2022 a XPG Pylon passou a ter uma garantia de 5 anos, então agora quero pegar a Pylon (o único ponto que me parece ruim é não ser semi-modular como a Sharkoon, porém a Sharkoon deve ter garantia de no máximo 1 ano - não encontrei a informação no site deles)

- Uma XPG Pylon de 450W já aguenta tranquilamente esse setup? Não vou ter absolutamente nenhum problema? Obs: a MSI recomenda uma fonte de pelo menos 500W para a RTX 2060, e utilizando o PSU Calculator da outervision me foi recomendada uma fonte de 450W (Recommended PSU Wattage:405 W)

 

Monitor: algum genérico com painel VA e se possível 24'' (no mínimo 21.5'') que custe em torno de 700,00

- Eu ia pegar um monitor IPS 24'' 144hz, mas tirei para melhorar o resto do setup

 

Gabinete: até uns 285,00 no mááximooo. Queria um mid-tower, com bom airflow, tela mesh, filtro de poeira e bonito, mas sempre falta algum desses pontos (geralmente não é bonito ou é bonito mas a frente é de vidro 😟)

 

Cooler, Fans e Controladora RGB: AQUI QUE O CIRCO PEGA FOGO. Eu não tenho a mínima ideia do que eu faço nesse ponto 🤡

- Limite: 450,00 com tudo (já no limite máximoooo estourado)

- Eu queria ter RGB, porque não adianta pagar 6000,00 em um pc e não colocar RGB. Seria a mesma coisa que não ter placa de vídeo 😂

- FANS QUE NÃO SEJAM AQUELAS PORCARIAS que só servem de enfeite. Se for estourar muito meu orçamento ou se for só de enfeite então eu prefiro colocar fans boas sem RGB (as quais são mais baratas)

- No momento eu não entendo absolutamente nada de compatibilidade entre Fans/RGB/Controladora/Placa-mãe/Fonte/Cabo Molex, apenas ouvi falar...

- REQUISITOS PARA O KIT DE 450,00 REAIS:

  • 1x Cooler que segure o Ryzen 5600X de preferência até 65° no máximo (acredito que 65° seria uma boa temperatura, mas não entendo muito)
  • No mínimo 4x fans (acredito que 4x ou 5x estará excelente)
  • Vai precisar de uma controladora
  • RGB controlável via software (RGB Fusion/Aura Sync)

 

Teclado + Mousepad: qualquer kit até uns 100,00/120,00, f0da-se não ligo 🤡

 

Filtro de linha: iClamper Energia 5

- Paguei 52,50 na Pichau, mas 59,90 na Amazon com frete grátis já é um preço muito bom

 

Kit antiestatico: pincéis (link aqui) + 1x par de luvas antiestatica

- Paguei 33,50 em tudo (promo de cupom de frete grátis + 50% de cashback). Comprei a luva também pois tenho medo de tocar as coisas com as mãos 😂, de qualquer forma por esse preço posso dizer que foi "dado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só reflexão: "... Economizar no monitor... gastar R$ 450,00 com controladora e fãs RGB.... 🤔 Sum Ti Wong.

 

Gabinete Montech X3 Mesh   - vem com 6  fans frufru que segundo o GN fazem um bom ventinho, rivalizando com modelos de grife neste quesito.    

 

CPU cooler Gammaxx 400 GT - tem LED full frufru.

 

A B550M Aorus Elite esta adequada para o 5600X.

 

 

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Se fosse pegar um bom monitor eu teria que pagar no mínimo do mínimo 1200,00 por um IPS 144Hz (AOC Hero 24'' era o que eu queria antes). Isso me obrigaria a gastar 500 reais a mais em monitor e mesmo assim eu ainda teria a necessidade de colocar um bom cooler + umas 5 fans (mesmo que sem RGB) no pc que estou montando. Resumindo: iria estourar legal meu orçamento pois acredito que boas fans custam caro (mesmo que não tenham RGB). De qualquer forma eu entendo seu ponto de vista, porém eu queria, se possível, ter um rgbzinho básico 😅

 

As fans desses gabinetes que vem com fans realmente prestam? Fico com o pé atrás em pegar um desses pois imagino que sejam fans ruins

Qual seria uma boa temperatura para manter o Ryzen 5600X?

Qual seria uma boa temperatura para manter a RTX 2060 da MSI?

Esse Gabinete Montech X3 Mesh vai conseguir manter o meu pc nessas boas temperaturas? Como falei, se não conseguir, então prefiro deixar o RGB de lado 😔

 

Sobre o cooler, eu estava pensando (RGB aqui não importa):

  • AK400 (170,00 - 66,47CFM - 2,04mmAq)
  • DeepCool Gammaxx 400 Pro (200,00 - 64,5CFM - 2,1mmAq)
  • DeepCool Gammaxx 400 V2 (130,00 - 64CFM - 2,1mmAq)

O Gammaxx 400 v2 já segura bem o Ryzen 5600X? O preço parece estar bem bom (olhando apenas CFM e pressão, mas não tenho certeza se só isso que importa). Vou ver umas reviews no Youtube mas gostaria da sua opinião se possível

 

Vou focar na B550 Aorus Elite mesmo então, assim eu economizo um pouquinho e uso na parte de refrigeração (acredito que devo conseguir uma por no máximo uns 850,00 reais)

 

Quem é "GN"?

 

Obrigado pelas ajudas novamente ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem um lote do Montech X3 Mesh com 6 fans de 120mm - com o "frufru RGB"; 😉 foi vendido por R$ 275,00 em Live da T'byte, até lá pelas 22:00 Hs ainda estava este preço no site.

 

"GN" - Acrônimo para Gamer Nexus (LTT - Linus Tech Tips, HUb = Hardware Unboxed), canais gringos referência em testes de hardware.

 

Como mencionei, o Gamer Nexus testou o X3 Mesh com os fans originais - na época (2019) não tinham o "frufru rainbow", e considerou que tem bom airflow (fluxo de ar):

 

image.thumb.png.8a213bcc63de87f95b67eac557ae3e7f.png

 

Repare que no X3 Mesh a temperatura do CPU ficou apenas 1.8 grau acima do Lian Li LanCool II Mesh, e menos ainda do Corsair 7000D Airflow.

 

Acontece que aqui na "Bananias"  Lian Li, Corsair (Cooler Master, NZXT...) é "gabinete de grife", com preço correspondente, o LanCool II Mesh é vendido por R$ 1.149,99 na K'bum e o 7000D Airflow por R$ 2.499,90 na T'byte.

 

Se tiver paciência para ouvir o sotaque "batata na boca" do Steve GN no review, ouvirá que a construção do X3 é simples, com latas finas, até diz pode ser devido ao encarecimento do frete marítimo pós pandemia.

 

Mas isso é o padrão de construção da maioria dos gabinetes "white label" (OEM) vendidos com marcas "gamer" aqui, exemplos, Pichau, Mancer, Redragon, etc.

 

Diz também que pelo preço X3 se compra coisa melhor nos EUA, o que é fato, o X3 Mesh custa $65 na Newegg, o LanCool II Mesh $130 - 2 vezes mais.  Porém aqui na "Bananais" esta relação 2.6 vezes o preço normal e 4.18 vezes preço de promoção, como ontem.

 

Resumo da Opera, o conselho que vale para a realidade dos gringos não vale para a dos "cucarachas" da America Latina. 😉 

 

Resultado do Gammaxx 400 V2 (e outros coolers de 120mm) após rodar o Cinebech R23 por uns 15 minutos, com um Ryzen 3600 com overclock para 4.2GHz e tensão de 1.35v, o que gera consumo e temperatuas acima do 5600X em stock, ambos CPUs tem TDP de 65w.

 

R3600@4.2GHz-1_35v.thumb.jpg.dfb472b94b06e9cf9c6713e98e5fd6fd.jpg

 

Fonte.

 

Já o AK400 num 5600X com overclock @ 4.7GHz e 1.28V manteve uma temperatura de 86 graus no mesmo teste do Cinebench R23 ficando 4 graus abaixo do Pichau Sage, resultado que pode ser extrapolado para o 400 V2 pois no teste com o Ryzen 3600 o 400 V2, Tyr e Sage ficaram tecnicamente empatados. Fonte.

 

Resultado do AK 400 em relação ao Water Cooler Cooler Master ML240L de 240mm, que custa mais que o dobro.

 

AK400xWC240.thumb.jpg.4d938f02d1ff71b9c0c8ba6414632e57.jpg

 

Fonte.

 

Detalhe, com o 5600X sem overclock - o que melhorou menos de 2% do tempo do Cinebench R23, o AK 400 manteve uma temperatura 20 graus a menos.

 

Overclock de Ryzen 5000 só serve para aumentar o consumo e temperatura, mas como agrada o ego quase todo "gamer AMD" faz, afinal gurus de YT como o "Professor CS do Hardware" recomendam, dizendo que "é de graça"... ao mesmo tempo que indica o link da loja afiliada para comprar um Scythe Fuma 2 de quase 500 reais.  :tw_tounge_wink:


A propósito tem uma nova versão do Gammaxx, o 400 PRO, que a DeepCool alega ter aletas 20% mais eficientes e que vem com dois fans de 120mm em "pull-push", foi lançado a coisa de um mês, ainda não vi testes. Tem a venda na T'byte e outras lojas locais.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Pois é, e eu vi o Montech X3 Mesh com essa promo durante as lives da Terabyte (e foi por mais de uma vez, não foi um único dia não), mas eu ainda não estava bem decidido sobre qual gabinete comprar e também agora estou juntando $$ para o próximo componente que será a placa-mãe 😓 (e como eu disse, pensava que esses gabinetes e as fans eram ruins, mas pelo visto não parecem 🤔)

 

A minha ideia é comprar algum desses coolers, na ordem de preferência de:

1° - DeepCool Gammaxx 400 Pro

2° - DeepCool AK400

3° - DeepCool Gammaxx 400 V2

 

Eu também vi sobre o 400 Pro, só tenho medo dele não caber no gabinete que vou comprar ou "bater" nas memórias ram e assim eu não poder usá-lo (pois ele tem duas fans)

 

Vi o review do Gamer Nexus que você recomendou e agora estou um pouco tentado a comprá-lo se conseguir essa promo de 275 na Terabyte mais para frente quando tiver o dinheiro, assim eu economizo uns 175,00 em fans/controladora e compro um teclado/mousepad bom 😄

 

Não farei overclock em nada, na verdade acho que estou até montando um pc que facilmente vai ultrapassar as necessidades que vou ter com ele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, gente 😁

 

Depois de um tempo sem vir fazer perguntas, aqui estou novamente 😆

 

Estou montando esse pc:

Processador: AMD Ryzen 5600X

Placa-mãe: ??????????

Placa de vídeo: MSI RTX 2060 6gb

memória RAM: 2x 8GB, 3200MHz, CL16, DDR4

SSD: NVMe M.2

Fonte: XPG Pylon 550W (comprarei quando baixar o preço)

Monitor: algum Full HD 144/165Hz 24'' ou 31'', ainda estou pensando

Gabinete + Fans + Controladora: basicamente algum com frente em mesh, filtros de poeira e fonte em baixo

 

Objetivo: basicamente uso geral e rodar jogos de última geração no ultra. Não farei overclock!!

 

Boletei uma MSI MAG B550 Tomahawk ATX e uma ASUS TUF Gaming B550M-Plus mATX pelo exato mesmo preço de 999,00 reais. Qual devo comprar e por quê? Ambas são compatíveis com meu processador, correto?

 

* A MSI tem garantia de 3 anos e a ASUS Tuf apenas 1 ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador: AMD Ryzen 5600X

Placa-mãe: MSI MAG B550 Tomahawk

Placa de vídeo: MSI RTX 2060 6gb

memória RAM: 2x 8GB, 3200MHz, CL16, DDR4

SSD: NVMe M.2

Fonte: XPG Pylon 550W

Monitor: algum Full HD 144/165Hz 24'' ou 31'', ainda estou pensando

 

Alguém saberia informar se o gabinete Montech Air 1000 PREMIUM seria um bom gabinete para esse pc no quesito de segurar os componentes em boas temperaturas? Ele estava 400,00 na terabyte a pouquinhos dias atrás, não comprei por não saber se é quente (de resto ele me pareceu perfeito, suuuuuuuuper bonito, 4 fans argb, filtro de poeira, vem com mesh e vidro na parte da frente, podendo optar por um ou outro etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!