Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia meus caros amigos do Hardware.

Estou em dúvida do que me beneficiaria mais, meu kit atual é i7 7700k + GTX 1070 e 1 pente de 16gb 2400 MHz.

Seria mais benéfico trocar o kit por um r7 5700x + placa-mãe msi mortar ou uma RTX 3070 da galax?

Postado

O que exatamente você procura jogar?

O investimento no Ryzen 7 5700X para uso exclusivo em jogos não é tão viável, o desempenho será exatamente o mesmo que um Ryzen 5 5600. Pensando apenas em jogos competitivos que não demandam tanta placa de vídeo, o upgrade de processador trará mais resultados.

A RTX 3070 é uma placa bem forte, na verdade até forte demais para 1080p. Teoricamente você poderia rodar tudo com uma 3070, mas seu processador seria uma pedra no sapato em muitos deles, em alguns casos te impedindo de atingir 60+ FPS.

• Curtir 1
Postado

@darktohits Se for para jogar, minha recomendação é manter o processador e pegar a RTX 3070. Com essa placa, tu pode migrar para um monitor com resolução QHD ou maior. Assim, não precisa trocar o seu processador nem tão cedo e ainda tem um ganho de qualidade de imagem significativo. 

Postado

QHD é a resolução 1440p. O que realmente define a qualidade gráfica é a sua resolução. Testa colocar o teu jogo de 1920 x 1080 para 1280 x 760. Assim, você consegue perceber a revolução que foi começar a jogar em 1080p. Aumentar a resolução da imagem para 1440p QHD (2560 x 1440 pixels) e, principalmente, para 4K (3840x2160 pixels) é um desses tipos de revolução. Se tiver uma televisão 4k, pode fazer outro teste. Usa a televisão como monitor e coloca um jogo em 4k, você vai perceber a diferença, ainda que o fps fique baixo e tenha que diminuir os gráficos por causa da GTX 1070. 

• Curtir 1
Postado

@darktohits

31 minutos atrás, darktohits disse:

@GuilhermeGB comecei a notar meu FPS baixo em alguns games atuais, abaixo de 60, um exemplo seria o Warzone 2

Seu problema é gargalo de processador. Eu vi agora pouco um vídeo do 7700K com uma RTX 3050 (equivalente a uma GTX 1070) rodando na qualidade Alta, o desempenho ficava pouco acima dos 60 quadros em algumas partes, acho que qualquer coisa mais pesada para o processador poderia fazer o FPS cair. Enquanto isso a placa de vídeo estava trabalhando com apenas 60-80% da sua capacidade, poucas vezes atingindo uma porcentagem mais alta.

• Solução
Postado

A dúvida era qual melhor benefício trocar a GPU para RTX 3070 ou o processador para o Ryzen 7 5700X. 

@GuilhermeGB Você não acha que é mais benéfico trocar a GPU (RTX 3070) do que manter a GPU (GTX 1070) para comprar o R7 5700x? 

Ainda com gargalo da RTX 3070 com o i7 7700k (que é perfeitamente normal em uma configuração com a 3070 na resolução 1080p), os ganhos em qualidade gráfica e frames por segundo serão maiores na troca para RTX 3070 em comparação com a manutenção da GTX 1070. 

Olhe alguns vídeos da RTX 3070 + i7 7700k, bem como da  Ryzen 7 5700X + GTX 1070. Veja qual configuração entrega o melhor benefício. 

Outro ponto que deve ser considerado é a normal obsolescência da resolução 1080p e miragem natural para 3840x2160. Com a RTX 3070, ele consegue rodar em resoluções maiores sem o inconveniente do gargalo ou, pelo menos, com a diminuição dele. Sem embargo da possibilidade de trocar a CPU depois.

Na minha humilde opinião, acredito que o que trás mais benefício agora é a troca da GPU. 

• Curtir 2
Postado

@PanicKenny eu entendo seu ponto e concordo, porém o usuário aqui parece priorizar mais o desempenho nos jogos do que qualidade gráfica. Se ele optar por uma RTX 3070 para rodar Warzone 2.0, ele continuará limitado nos mesmos 60-70 FPS e com drops abaixo dos 60, e para a natureza de um jogo competitivo isso não é nada bom. Com certeza ele veria o benefício em vários outros jogos com uma RTX 3070, mas pode não ser a prioridade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!