Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, ocorreu algo do nada com minha placa, onde 2 Slots de memória RAM pararam de funciona. O caso é exatamente igual a este:

Onde quando coloco uma memória nos slots danificado o computador não liga, quando coloco em modo dual-channel o computador liga, reconhece os 16Gbs, porém no windows se encontra apenas como 8Gb utilizáveis. Dito isso, o XMP também não funciona, ativa porém não passa dos 2667Mhz e fica com CL19.
Alguém pode me ajudar a ter um norte? A única solução seria uma placa nova?

Postado
38 minutos atrás, Pepse disse:

Você já procurou olhar os pinos do processador?

Sim sim, hoje tentei fazer uma varredura dos possíveis problemas, olhei os pinos, todos ok, fiz uma limpeza nos slots e nas memórias, tudo ok com as memórias.

Poderia ser um problema com o processador? De reconhecer a memória, mas por algum motivo não conseguir utilizar? O que mais me deixa intrigado é o fato dele reconhecer os 16Gbs, reconhecer o dual channel, porém o pente de memória no local defeituoso aparece como reservado para hardware. E o XMP não aceita mais que 2667Mhz.
Seria alguma via do processador ou do Slot que não está conseguindo comunicar?

Postado
57 minutos atrás, antonioosergio disse:

Sim sim, hoje tentei fazer uma varredura dos possíveis problemas, olhei os pinos, todos ok, fiz uma limpeza nos slots e nas memórias, tudo ok com as memórias.

Poderia ser um problema com o processador? De reconhecer a memória, mas por algum motivo não conseguir utilizar? O que mais me deixa intrigado é o fato dele reconhecer os 16Gbs, reconhecer o dual channel, porém o pente de memória no local defeituoso aparece como reservado para hardware. E o XMP não aceita mais que 2667Mhz.
Seria alguma via do processador ou do Slot que não está conseguindo comunicar?

Hm, estranho. Eu procuraria uma outra placa-mãe pra testar. Se o problema não está nos pinos do processador então esqueça defeito no processador, problema deve estar na placa-mãe.

Postado
14 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@antonioosergio

Eu já tive uns dois casos semelhantes e a solução foi desmontar tudo e aplicar um curto de hardman na placa-mãe por 3 dias. Só assim voltou ao normal.

Vou tentar também, assim que obtiver resultado volto aqui.

Mas eu andei lendo, tenho a impressão que após executar o ECFW Update Tool que apareceu esse problema, eu li diversos tópicos com alguns problemas com esse software. Sabe sobre algo?

Postado
5 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@antonioosergio

Fimware do BIOS/UEFI ?

Sim poderia

Pelo o que estava lendo essa atualização já gerou problemas para outros usuário. No site da Gigabyte ele indica como utilizar esse ECFW Update Tool, o qual atualiza para que os 4 slots de memória sejam reconhecidos pela 3ª geração dos Ryzen, algo assim.
Estou realizando um update para o R5 5600, e nesse processo de atualização de BIOS suspeito ter iniciado meus problemas, porém acabei percebendo só agora. Existe a chance do Firmware não ser compatível com o R5 1600? E por isso não está reconhecendo esses dois slots? Será que tem como reverter essa atualização?
Algumas Imagens - OBS.: Só consigo abrir esse .exe quando apago algum detalhe da suas configs
image.thumb.png.10ef40e1aa65686a4a46da7b539099b5.png

Esse é o EXE
image.png.d82d1ba7600cc34e0c8c14ca0ec13d2b.png

Quando eu clico em get ROM ele da esse erro
image.png.08eb192139746b59156c4fb0f2cbba4a.png

E acaba que não consigo regravar esse firmware

Este mesmo erro ocorre quando clico em flash.

Na primeira vez eu consegui rodar o software, porém agora ele apresenta este problema. Infelizmente eu não consigo dar 100% de certeza que seja isso que está influenciando nos 2 slots. Porém alguns tópicos do reddit citam que "salvaram" 2 slots com esse cara, para a 3 geração dos Ryzen, e isso me fez pensar se poderia ter perdido a compatibilidade com meu r5 1600

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!