Ir ao conteúdo

Gambiarra - BackLight não funciona por defeito na placa

Ir à solução Resolvido por Jimmy 2,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Sou entusiasta da eletrônica, mas sem conhecimentos suficientes para reparos em placas eletrônicas. Por isso, recorro ao Clube do Hardware, e em cada post aprendo um pouco.

O caso agora:

Estou tentando fazer funcionar uma TV de minha filha, marca “Masimo” (nunca tinha ouvido falar) que tem imagem (iluminando a tela com lanterna dá pra ver que tem imagem), mas os leds do fundo (Backlight) não ligam. Medi a tensão de alimentação dos leds, e foi 0,6V, ou seja, está sem tensão. Por falta de capacidade de fazer o reparo, levei pra 2 caras que reparam placas, mas essa eles não mexem.

Pensei numa ideia pra não perder a TV:
E se eu fizer um pequeno circuito simples só pra alimentar o backlight? Ai eu conecto esse circuito à placa da TV (ainda não sei onde e nem como), e quando a TV for ligada, esse circuito "percebe" isso e alimenta o Backlight “por fora”? Isso seria complicado?

Agradeço pela opinião de vocês.

Se alguém puder me indicar quem faz reparo, agradeço. Moro em São Paulo SP.
A placa é TP.MT5507.PB801

Jimmy San Juan

Postado

@vtrx, obrigado pelo seu retorno.

Em 04/12/2022 às 06:59, vtrx disse:

De onde veio a ideia que o problema é na placa?

Eu liguei a TV, me certifiquei que havia imagem na tela (embora escura) e na placa eu medi a tensão na saída que acende os LEDs e deu 0,6V. Concluí que o problema era a placa.

Imaginei outra hipótese, mas achei menos provável: Pode haver algum LED queimado aberto, a placa pode ter algum mecanismo em que "percebe" que mesmo aplicando tensão não há corrente, e com isso deixe de alimentar os LEDs.

Pensei em enviar tensão para os LEDs por uma fonte variável que tenho, mas fiquei com medo de queimar os LEDs e piorar o problema. Não sei qual seria a tensão/corrente corretas.

Pensei também em testar os LEDs 1 a 1, mas para isso tenho que retirar a tela, o que me deixa receoso de quebrá-la.

Na verdade, pensando sobre isso tudo após sua postagem, acho que terei que correr o risco de quebrar a tela, e investir no diagnóstico, eliminando a possibilidade de LED queimado.

Se puder me dar sua opinião e/ou algum conselho sobre isso tudo, te agradeço :-) 

Jimmy San Juan

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Escrevo apenas para deixar registrada a solução do problema.

A placa está boa, e o defeito está nos LEDs. Um deles estava queimado. Meu erro foi deduzir que se a tensão na saída da placa para os LEDs é zero, então a placa está ruim. Não é verdade. A placa assim que é ligada manda tensão para os LEDs, mas ao perceber que a corrente é zero (por causa do LED queimado), ela deixa de alimentar a saída dos LED. Quando eu media essa saída, já havia passado tempo suficiente para a placa já ter percebido o LED queimado e cessar a alimentação.

Um técnico mais experiente me disse que essa verificação deve ser feita já com um multímetro analógico ligado à saída dos LED, e ai sim ligar a TV. Se o ponteiro der um breve salto, é porque a placa tentou alimentar os LEDs e parou por falta de corrente. Ele me disse que um multímetro digital pode não ter velocidade suficiente para registrar o processo.

Testei os LEDs um a um usando um em série com a alimentação para evitar queima dos LEDs. Raspei um pouco a fita de LEDs para poder alimentar cada LED. Retirei a lente, troquei o LED queimado, coloquei um 3030 6V, colei a lente novamente com Araudite, e ficou ok.

Jimmy San Juan

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...