Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MSI MAG B550M Mortar - Não reconhecendo SSD NVMe


DiegoVinix

Posts recomendados

Olá amigos, 

Preciso de uma ajuda aqui... Comprei essa placa-mãe AQUI para meu PC Gamer, com um Ryzen 5 5600 nela...

Eis que quando finalizo a montagem do PC... Uma surpresinha... O SSD NVMe que comprei não é reconhecido na tela da BIOS. Não consegui instalar Windows e nem nada nele..

O SSD é o Kingston NV2 1TB comprado na Terabyte AQUI. A minha dúvida é se existe possibilidade de a placa-mãe não ter compatibilidade com esse SSD, devido o lançamento

dele ter sido feito depois da última versão de BIOS lançada pela MSI, ou não tem essa ? Haja visto que a placa suporta esse tipo de SSD Pci 4.0.. Mas consultando a lista de SSD 

suportados no site da MSI não consta mesmo esse modelo.... 

 

obs: Ainda não testei esse SSD em outro PC com a mesma entrada, para saber se o problema é no SSD..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que o NVMe esta instalado corretamente fisicamente - num tópico aqui o usuário prendeu o NVMe com o "standoff" e não com o parafuso do "standoff", como ficou inclinado para baixo não deu contato com o soquete M.2, e pior, a rosca do "standoff" encavalou e não queria sair. 🙂 

 

image.png.4ab61ab77ebc2cec5f920aec22918715.png

 

Dicas de um artigo sobre NVMe "sumido":

 

Citação

 

Se você acabou de instalar uma unidade M.2 totalmente nova e ela não está aparecendo no BIOS, mesmo depois de remover unidades adicionais, dispositivos PCIe e tentar as etapas acima, verifique as seguintes configurações:


Se você estiver instalando um SSD M.2 NVMe, verifique se sua placa-mãe possui UEFI BIOS com suporte a NVMe e verifique se há uma atualização (de BIOS) disponível.

 

Defina o modo SATA como AHCI: dependendo do sistema operacional atual, das unidades de disco e da configuração RAID, talvez você queira alternar o modo SATA padrão para AHCI.

 

Navegue até (PCH) Storage Configuration e defina AHCI como o modo SATA padrão.

Desativar inicialização segura
Desativar inicialização rápida
Habilitar CSM
Defina a configuração PCIe para M.2
Atualize seu BIOS
Lembre-se de que muitas dessas opções terão nomes diferentes e estarão localizadas em diferentes submenus do seu BIOS, dependendo da sua placa-mãe.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema, mesma placa-mãe, e mesmo processador. 

Tenho um NVMe XPG, usava ele numa b450m gamming br e funcionava de boa. Troquei pela placa-mãe B550M mortar, ele simplesmente não reconheceu, tirei o NVMe do pc da namorada que é um CORSAIR, reconheceu. 

Coloquei o XPG na maquina dela, nada também! 

Isso tudo foi hj, não entendi nada, na simples troca de placa-mãe o NVMe deu algum problema, não sei se algum problema na MORTAR porque ela está apresentando outros problemas para mim. Estou esquentando a cabeça com essa placa-mãe... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Invzim @DiegoVinix Estou com o mesmo problema.Comprei meu primeiro pc gamer e para minha infelicidade aconteceu hoje quando fui montar com a seguinte configuração: 5600, rx 6600, B550m Mortar, memórias da xpg 2x8gb, Barracuda 2tb, SSD sx8100 512gb. 

Tudo estava indo bem até notar que o SSD não foi identificado na BIOS...Não sei se é algum problema com versão da BIOS que veio ou alguma mudanca de configuração a ser feita ou em ultimo caso algum problema de encaixe(apesar da dificuldade refiz 3x a conexão e mesmo assim de nada adiantou).

Ainda não instalei o windows e não testei no m2_2 , mas espero resolver isso o quanto antes e que não seja algum problema com a placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dark_KillerSP@Lucas Paz Charão Testei o SSD em uma outra máquina e também não reconheceu lá. E placa-mãe do meu amigo é uma Gigabyte B450. Até o momento aparenta ser um problema no SSD. Irei levar ainda esse SSD numa assistência técnica aqui na minha cidade pra eles testarem ela em outras máquinas. E preciso testar a minha placa também, com outro SSD. Depois volto nesse post atualizando pra vcs, qualquer novidade 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoVinix @Lucas Paz Charão Ja tentou atualizar a BIOS? Comprei os mesmos componentes de um amigo meu , ele montou ontem e tudo funcionou normalmente, porém a versão da BIOS dele é do mes 6, enquanto a minha é do mês 3. Se poder ver qual é a versão atual da sua BIOS e comentar seria uma boa. Vou atualizar a minha , só estou esperando o pendrive chegar

@DiegoVinix  Na BIOS do mes 06 ao menos não foi necessaria realizar nenhuma configuração extra...depois de atualizar aqui informo vocês se resolveu, caso mesmo assim não tenha resolvido é certeza que é algum problema de hardware na placa ou no SSD

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoVinix Tenho a mesma placa e o mesmo SSD, mas é de 500GB e o meu processador é um 5 5600G, acabou de acontecer a MESMA coisa. Estava usando o computador e do nada, travou tudo, dei jump/reset e nada! A luz do VGA fica acessa, não importa o que eu faça. Estou aqui com meu primo batendo a cabeça, achamos num fórum que uma B450M da MSI deu o mesmo problema, mas com uma atualização da BIOS em fase BETA resolveu.

 

Edit: testei no segundo slot M.2 e nada. E aparentemente sou o único que está com o aviso do VGA, além do não reconhecimento do SSD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2022 às 17:58, DiegoVinix disse:

@Dark_KillerSP@Lucas Paz Charão Testei o SSD em uma outra máquina e também não reconheceu lá. E placa-mãe do meu amigo é uma Gigabyte B450. Até o momento aparenta ser um problema no SSD. Irei levar ainda esse SSD numa assistência técnica aqui na minha cidade pra eles testarem ela em outras máquinas. E preciso testar a minha placa também, com outro SSD. Depois volto nesse post atualizando pra vcs, qualquer novidade 

@Dark_KillerSP @Lucas Paz Charão Ontem tive o ultimato aqui sobre meu SSD. Depois deste teste que citei acima, levei em uma assistência técnica aqui na minha cidade e testaram ele lá em mais uma máquina e até em um Case. Nem sinal de vida!! Já mandei ticket na Terabyte solicitando a devolução do produto e vou ver o que eles vão me propor... Se vão mandar uma nova e eu envio esta minha que está com defeito...

18 horas atrás, Ojuannp disse:

@DiegoVinix Tenho a mesma placa e o mesmo SSD, mas é de 500GB e o meu processador é um 5 5600G, acabou de acontecer a MESMA coisa. Estava usando o computador e do nada, travou tudo, dei jump/reset e nada! A luz do VGA fica acessa, não importa o que eu faça. Estou aqui com meu primo batendo a cabeça, achamos num fórum que uma B450M da MSI deu o mesmo problema, mas com uma atualização da BIOS em fase BETA resolveu.

 

Edit: testei no segundo slot M.2 e nada. E aparentemente sou o único que está com o aviso do VGA, além do não reconhecimento do SSD.

 

 

@Ojuannp Tenta atualizar aí a BIOS da placa-mãe pra mais recente e vê se vai reconhecer.. Pra atualizar a BIOS dessa placa é bem fácil.. Só vai precisar de um pendrive em FAT32 e tal.. vejam um tutorial aí na net... depois me diz se deu certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Estou usando um filtro de linha da Clamper para ligar o pc nele, minha fonte é uma Corsair CV550... No dia da montagem do PC não percebi nenhum tipo de sobrecarga na rede elétrica, não houve raios e etc.... Será que mesmo assim pode ter acontecido esse surto ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoVinix Então, pedi o arrependimento pela Kabum!, só tô esperando analisarem. Coloquei um HD e reconheceu, mas o M2 não. Acho bem difícil ser o SSD. Assim que a placa chegou, peguei e instalei a última BIOS, hoje instalei uma versão anterior e nada! De qualquer forma, também pedi a troca do SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dark_KillerSP Cara, trago notícias boas! Testei o meu M2 num notebook e não deu vídeo, peguei o M2 desse mesmo notebook e deu vídeo! Acho que o problema foi o NVMe NV2 da Kingston, acho que por ser um lançamento (tem uns 3 meses que lançaram ele aqui), alguns lotes podem ter problemas. Já comprei um novo SSD, mas optei pela mesma marca e modelo, mas de 1TB.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!