Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler pode melhorar temperatura do Ryzen 5 5600x?


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

@arthur p d2 o gabinete parece proporcionar um bom fluxo de ar, eu só trocaria essa fan frontal superior para a parte de cima pra ajudar a ter um fluxo maior na saída de ar.

 

Mas com relação a sua duvida inicial, 89ºC em jogos não é uma temperatura normal, até porque os jogos não estressam o processador ao máximo. Verifique se o PBO (Precision Boost Overdrive) não está ativado na BIOS, essa opção pode fazer o processador esquentar bem mais que o normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, arthur p d2 disse:

olá a temperatura do meu Ryzen 5 5600x esta batendo 89 graus nos jogos isso é normal? eu comprei esse watercooler https://www.kabum.com.br/produto/129350/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-240mm-mlw-d24m-a18pk-r2 vai chegar hj vai resolver o problema?

Pera Vai chegar hoje? qual Cooler Você esta usando Atualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arthur p d2 nesse vídeo mostra o caminho, não sei se vai ser exatamente igual para todas as Gigabyte:

 

 

Se você não souber mexer nas configurações, sugiro deixar ele desativado. Mas você pode manualmente escolher os limites de energia e corrente que o processador pode atingir, isso terá um impacto direto na temperatura e no desempenho do processador. Geralmente o impacto será maior na temperatura do que no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, arthur p d2 disse:

@GuilhermeGB mas com o watercooler que eu comprei pode diminuir muito a temperatura sem eu fazer isso?

Depende, qual e o seu Water cooler atual?

Editado: normalmente os Coolers Não dão aquela Grande Diferença (Dependendo) tipo se você sai de um Cooler Comum Com HeatPipe ou Dissipador, para um Water Cooler Óbvio que vai dar uma Grande Diferença, agora de um Water Cooler pro Outro Talvez seja uma Diferença Minima, Não se esqueça que o Ambiente também da aquela Pequena Diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arthur p d2 acredito que não, a menos que o seu WC atual esteja mal instalado ou com algum problema que esteja causando esse superaquecimento. O Ryzen 5 5600X é um processador fácil de refrigerar, qualquer air cooler de R$100 terá um desempenho muito parecido com um water cooler.

 

Confira os resultados do seu irmão mais velho Ryzen 5 3600. Veja que em stock até o cooler box original conseguiu segurar 70ºC roando AC Odyssey, só pegou 88ºC em estresse máximo. E veja também que os water coolers e os air coolers mostraram temperaturas muito parecidas, todos muito melhores que o cooler original da AMD.

 

1597256415_gammaxx400v2r53600.thumb.png.69a85d55f22d91f72598025b036822d5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arthur p d2 não tem nada da BIOS que você possa mexer para danificar seu computador, e no pior dos casos você pode restauras as configurações. Eu não tenho certeza se o chipset A520 tem suporte ao PBO também, eu já ouvi dizer que sim, mas você precisaria verificar.

 

Mas para deixar as coisas um pouco mais claras, você poderia baixar o programa HWiNFO64, abrir o monitoramento dele e deixar aberto enquanto faz um teste de estresse no Cinebench R23, depois só postar o print dessa parte aqui com temperaturas e informações elétricas do processador (uma imagem de exemplo que eu tinha guardada).

 

Screenshot_2.png.d9429c07fc1352df36d3f3e381f730d0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em quais conectores você ligou a bomba e a fan do radiador?

Pelo print imagino que a bomba esteja ligada no cpu fan.

 

Se não confira o conector correto e verifique na BIOS se o controle de rotação está em full speed ou PWM.

Verifique se o bloco foi instalado corretamente conforme o manual.


Se achar necessário poste fotos atrás da placa-mãe mostrando a chapinha e na frente mostrado o bloco e o radiador instalados.

Pelo print está parecendo algum problema com a instalação do bloco ou senão defeito do wc.
 

1 hora atrás, arthur p d2 disse:

que estranho antigamente eu usava um fx 6300 e o wc atual que eu tenho resfriava de boa o processador e olha que esses fx antigo esquentava pra caramba, sera que meu processador ta com defeito?

 

São dois processadores com projetos diferentes.
O FX-6300 tem limite de temperatura de 70 C e o sensor de temperatura não mostra a temperatura absoluta.
O sensor digamos é digital, a temperatura é um valor calculado a partir de uma fórmula em sua própria escala.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de tirar o seu wc atual terá que por de volta os suportes (brackets) do socket e a chapinha (backplate) originais da placa-mãe.
Acho que vai ficar mais fácil fazer com a ajuda de outra pessoa se não quiser retirar a placa-mãe fora do gabinete.

 

Mas a instalação desse Cooler Master por si você vai que é relativamente simples e pode ser feito com a placa-mãe dentro do gabinete.

 

Não esqueça de retirar a película de proteção da base do cooler.

Ele vem com uma binasga de pasta térmica de boa qualidade.
A forma de aplicar a pasta fica a seu critério, particularmente acho mais prático o método do grão no centro do cpu.

 

No seu gabinete parece que tem um espaço bom no topo para instalar o radiador mais as fans.
Os tubos não são muito flexíveis como os da Deepcool, mas não deverá ter problemas quanto a isso.

 

Tal como o da Deepcool a bomba precisa também funcionar em full speed ou então PWM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, arthur p d2 disse:

@GuilhermeGB @GuilhermeGB

@GuilhermeGB 181644982_download(2).thumb.png.e7e0634b5ebfe27c92138cb15d8ad3a4.png

@GuilhermeGB entrei na BIOS e não achei a opção "amd overclicking"

O HWMonitor não é tão detalhado quanto o HWiNFO64, mas já dá pra ter uma noção. Aparantemente está normal, a corrente parece que não passou dos 60A, o máximo padrão que a AMD limita os processadores de 65W. A tensão também não está tão alta para o processador em stock. Só achei estranho que o uso máximo registrado aí foi de 58,9%, você fez o teste de estresse com o Cinebench mesmo? Esse tipo de teste usa 100% do processador.

 

Realmente você não iria achar a opção "AMD Overclocking" na A520 por ser um chipset bloqueado para OC, mas talvez as opções do PBO (se realmente houver na sua placa-mãe) estariam em algum outro local. Mas eu também acredito que o problema possa estar aí no WC, seja nele mesmo ou na forma com que foi instalado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!