Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5500 com temperatura muito alta?


Posts recomendados

Boa tarde, hoje fiz a troca de um Ryzen 5 1600AF para um Ryzen 5 5500, após fazer a instalação a primeira coisa que fiz foi testar a temperatura, já que foi trocada a pasta térmica e meu cooler é um DeepCool Gammax v2.

 

e encontrei as seguintes temperaturas:

434484605_Capturadetela2022-12-07171844.png.fec796cf2effcacc6a45a5ac367da0d8.png938676780_Capturadetela2022-12-07171831.png.e34941efd4778f329bed04814d49b6b2.png

Uma em idle e a outra com um stress de CPU.

 

queria saber se é normal, pois no próprio site da AMD fala que a temperatura máxima é de 90 graus.

Não me lembro do 1600AF bater essas temperaturas com esse cooler, queria saber se pode ser uma folga no cooler (que aparentement está bem firme e os parafusos não apertam mais) ou um possível defeito no processador.

 

Meu setup:

placa-mãe: Aorus b450m

Memória: 2x T-Force 8GB 2666Mhz (total 16GB)

CPU: Ryzen 5 5500

GPU: MSI RTX 2060 ventus OC

PSU: Corsair CX 550

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, James G disse:

Boa tarde, hoje fiz a troca de um Ryzen 5 1600AF para um Ryzen 5 5500, após fazer a instalação a primeira coisa que fiz foi testar a temperatura, já que foi trocada a pasta térmica e meu cooler é um DeepCool Gammax v2.

 

e encontrei as seguintes temperaturas:

434484605_Capturadetela2022-12-07171844.png.fec796cf2effcacc6a45a5ac367da0d8.png938676780_Capturadetela2022-12-07171831.png.e34941efd4778f329bed04814d49b6b2.png

Uma em idle e a outra com um stress de CPU.

 

queria saber se é normal, pois no próprio site da AMD fala que a temperatura máxima é de 90 graus.

Não me lembro do 1600AF bater essas temperaturas com esse cooler, queria saber se pode ser uma folga no cooler (que aparentement está bem firme e os parafusos não apertam mais) ou um possível defeito no processador.

 

Meu setup:

placa-mãe: Aorus b450m

Memória: 2x T-Force 8GB 2666Mhz (total 16GB)

CPU: Ryzen 5 5500

GPU: MSI RTX 2060 ventus OC

PSU: Corsair CX 550

 

 

Descartando a hipótese de pasta térmica ressecada e/ou coolers sujos, me parece ser mesmo a folga no cooler. Por sinal, esta temperatura do processador em idle está muito alta. Para um desktop, é fortemente aconselhável que as temperaturas em idle não passem dos 45°C, embora seja recomendável que estejam um tanto abaixo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

 

Descartando a hipótese de pasta térmica ressecada e/ou coolers sujos, me parece ser mesmo a folga no cooler. Por sinal, esta temperatura do processador em idle está muito alta. Para um desktop, é fortemente aconselhável que as temperaturas em idle não passem dos 45°C, embora seja recomendável que estejam um tanto abaixo disso.

nesse caso como posso proceder já que os parafusos parecem não apertar mais?

@RonaldoDuarte11  fiz um teste agora no Cyberpunk 2077, com o jogo no alto em full HD, uasndo entre 60% e 90% da CPU, ela não passou de 69 graus... agora fiquei meio confuso, é possível que seja o sensor que esteja com problema?

 

OBS: agora em idle ele está em 45 graus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/12/2022 às 18:11, James G disse:

nesse caso como posso proceder já que os parafusos parecem não apertar mais?

@RonaldoDuarte11  fiz um teste agora no Cyberpunk 2077, com o jogo no alto em full HD, uasndo entre 60% e 90% da CPU, ela não passou de 69 graus... agora fiquei meio confuso, é possível que seja o sensor que esteja com problema?

 

OBS: agora em idle ele está em 45 graus...

 

Para isto, seria interessante fazer uma medição no CPUID HWMonitor e ver os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Conseguiram resolver esse problema?
Eu sai de um fx-8320 pra o Ryzen 5 5500 e to pegando exatamente essas temperaturas ai.
Em idle ta 50~55 graus e jogando ta mantendo 70~72 graus.
Teste de stress com o CPU-Z ta chega em 87 graus.

Eu to achando muito quente pra esse processador (e olha que eu vim de um FX que ficava em uns 35~38 em idle e 50 e pouco jogando).

Você conseguiu consertar de alguma forma isso? Era problema mesmo ou era o cooler?
Eu testei usando GAMMAXX 200T e o Coolerbox que veio e ambos ficou essa temperatura.
A pasta térmica é uma da aerocool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kinanino  percebi que não tinha mais o que apertar dos parafusos, então comprei uma pasta térmica com mais condutividade (CoolerMaster Mastergel Pro) o que abaixou uns 5 graus da temperatura, agora em idle ele fica entre 35 a 40 graus, e em jogo raramente passa de 75 graus (isso com o Gammax 400v2) até o momento não tive thermal throttling, então mantive em uso sempre com o HWmonitor aberto pra verificar as temperaturas para caso elas se elevem de novo... o que eu acredito que aconteceu é que o processador era novo e a pasta térmica também, então ainda não fazia uma boa troca de calor com o cooler, e com o passar dos dias foi melhorando, e depois que eu troquei pra uma pasta melhor parece ter sanado o problema...

Em 24/02/2023 às 21:56, Kinanino disse:

Em idle ta 50~55 graus e jogando ta mantendo 70~72 graus.

a temperatura em idle está alta, seu gabinete em boa ventilação? já a temperatura de jogo parece aceitável... quais jogos você testou?

 

Em 24/02/2023 às 21:56, Kinanino disse:

Teste de stress com o CPU-Z ta chega em 87 graus.

teste de stress sempre fica mais elevado porque usa 100% de todos os núcleos e threads, algo que nunca vai acontecer jogando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse processador é esquentadinho mesmo, viu? É menos que os outros, mas não fica muito atrás. Eu comprei um cooler mais barato, custo- benefício, achando que ia dar conta... A temperatura é isso aí: 50-57 em idle. Quando jogo Red Dead vai a 65-68, isso num gabinete com 6 fans.

Estou pensando seriamente num water cooler de 240.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5 horas atrás, madclocker disse:

Esse processador é esquentadinho mesmo, viu? É menos que os outros, mas não fica muito atrás. Eu comprei um cooler mais barato, custo- benefício, achando que ia dar conta... A temperatura é isso aí: 50-57 em idle. Quando jogo Red Dead vai a 65-68, isso num gabinete com 6 fans.

Estou pensando seriamente num water cooler de 240.

 

Coisa barata não significa necessariamente "custo/beneficio". 🙂 

 

Mas 68 graus jogando está ótimo, não precisa gastar dinheiro desnecessariamente com WC, o CPU não perde performance com estas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, 1lokos disse:

Coisa barata não significa necessariamente "custo/beneficio". 🙂 

 

Claro que não. Eu não disse isso. Eu disse que optei por um mais barato, porém custo/benefício, indicando que não foi só pelo preço. Tanto é que meu cooler é um Cooler Master Hyper 411R. Não é qualquer um.

16 horas atrás, 1lokos disse:

Mas 68 graus jogando está ótimo, não precisa gastar dinheiro desnecessariamente com WC, o CPU não perde performance com estas temperaturas.

Sim, está ótimo, considerando que a temp máxima dele é 90 oC. Mas só cheguei a isso porque tem 6 fans no gabinete. 3 na frente, dois em cima e mais um atrás. Ou seja, é um processador que exige uma dissipação bem parruda, mesmo sendo anunciado como TDP de 65W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!