Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Core i7 13700K com clock flutuante


vitor0310
Ir à solução Resolvido por EDi Rosso,

Posts recomendados

Olá, eu comprei e montei semana passada um novo computador, todos os itens novos e instalei um novo Windows 10. Segue a configuração:

 

CPU: Intel Core i7 13700K

Cooler: DeepCool LE500 240mm
placa-mãe: Gigabyte B660M DS3H DDR4
RAM: Kingston Fury 32GB (2x16GB) DDR4 3600MHz
GPU: Nvidia GeForce RTX 3060 12GB

SSD: WD Blue SN570 1TB NVMe

Fonte: Corsair CX650F


Eu estava trabalhando e renderizando uma imagem 3D no 3DS Max/Vray e resolvi ligar o Aida64 para verificar como estão as temperaturas. Normalmente, essas renderizações utilizam 100% da CPU o tempo todo, com pequenos intervalos entre um passe e outro.
E realmente a CPU estava com 100% de utilização o tempo inteiro, mas o que achei estranho foi que o clock, as temperaturas da CPU, a tensão e as ventoinhas estavam oscilando/flutuando. Os clocks dos Performance Cores que deveriam ficar em 5.40GHz o tempo todo para renderizar estão oscilando e caindo até 3.5GHz, acompanhados da temperatura e da tensão.

O Aida64 não acusou throttle da CPU, apesar das temperaturas altas atingindo cerca de 92ºC-97ºC

Ainda fiz um teste com o Cinebench e ocorreu o mesmo tipo de oscilação, mesmo que as temperaturas tenham atingido um máximo de 85ºC-90ºC durante esse último teste.

Não mexi em nenhuma configuração da BIOS para overclocking nem nada, está tudo configurado como comprei, com exceção de uma atualização da BIOS da placa-mãe pra compatibilidade do processador. 

 

Minhas dúvidas são:
Esse tipo de comportamento é normal? Essa oscilação não deveria ocorrer apenas com o PC em idle e sem tanto load?
Tem alguma configuração na BIOS que eu deva mexer para que o processador se mantenha mais estável?

Obrigado qualquer ajuda!

13700K_Clock.jpg

13700K_Statistics.jpg

13700K_Voltage.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, vitor0310 disse:

Olá, eu comprei e montei semana passada um novo computador, todos os itens novos e instalei um novo Windows 10. Segue a configuração:

 

CPU: Intel Core i7 13700K

Cooler: DeepCool LE500 240mm
placa-mãe: Gigabyte B660M DS3H DDR4
RAM: Kingston Fury 32GB (2x16GB) DDR4 3600MHz
GPU: Nvidia GeForce RTX 3060 12GB

SSD: WD Blue SN570 1TB NVMe

Fonte: Corsair CX650F


Eu estava trabalhando e renderizando uma imagem 3D no 3DS Max/Vray e resolvi ligar o Aida64 para verificar como estão as temperaturas. Normalmente, essas renderizações utilizam 100% da CPU o tempo todo, com pequenos intervalos entre um passe e outro.
E realmente a CPU estava com 100% de utilização o tempo inteiro, mas o que achei estranho foi que o clock, as temperaturas da CPU, a tensão e as ventoinhas estavam oscilando/flutuando. Os clocks dos Performance Cores que deveriam ficar em 5.40GHz o tempo todo para renderizar estão oscilando e caindo até 3.5GHz, acompanhados da temperatura e da tensão.

O Aida64 não acusou throttle da CPU, apesar das temperaturas altas atingindo cerca de 92ºC-97ºC

Ainda fiz um teste com o Cinebench e ocorreu o mesmo tipo de oscilação, mesmo que as temperaturas tenham atingido um máximo de 85ºC-90ºC durante esse último teste.

Não mexi em nenhuma configuração da BIOS para overclocking nem nada, está tudo configurado como comprei, com exceção de uma atualização da BIOS da placa-mãe pra compatibilidade do processador. 

 

Minhas dúvidas são:
Esse tipo de comportamento é normal? Essa oscilação não deveria ocorrer apenas com o PC em idle e sem tanto load?
Tem alguma configuração na BIOS que eu deva mexer para que o processador se mantenha mais estável?

Obrigado qualquer ajuda!

13700K_Clock.jpg

13700K_Statistics.jpg

13700K_Voltage.jpg

Tenta colocar o modo de energia do computador em Desempenho Máximo/Alto desempenho conforme a imagem abaixo e reinicie o pc. Isso força a CPU a trabalhar em um clock relativamente estável mirando pra patamares mais altos...

Captura de Tela (72).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@vitor0310 O problema pode estar na placa-mãe , quando aquece demais os VRMs a placa-mãe reduz o clock , o indicado seria comprar outra placa-mãe com dissipador de calor nos VRMs e com mais fazes de alimentação para o processador , mas com a troca poderia começar com outro problema que seria o CPU throttling.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que melhorar essa temperaturas se não quiser que oscila bastante, quando a temperatura aumenta a sua placa-mãe vai trabalhar bastante tentando baixar a temperatura baixando frequência, tensões e etc para não esquentar demais.

 

Ventilação ai, se for water cooler tem que ser dos melhores de 360mm, os de 240 é pouco, bem pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lfboy9 Obrigado pela ajuda, mas já estão em modo desempenho
 

@EDi Rosso Era isso mesmo! O Aida64 mostrava o sensor da placa-mãe com temperaturas baixas sempre e eu achei que estava tudo certo. Liguei o sensor do VRM e este estava disparando até 100ºC quando entrava em load pesado, daí causava essas oscilações até o VRM cair e voltar a atingir 100ºC. Vou procurar colocar uma ventoinha ali em cima dele para ver se consigo diminuir essas temperaturas. Muito obrigado! Estava ficando encucado com isso já rs

 

@Eduardo Obrigado! Vou colocar algumas ventoinhas extras no gabinete para ver se consigo resolver o problema. Qualquer coisa, procuro um novo cooler mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
9 horas atrás, carlosrezende disse:

olá conseguiu resolver seu problema? estou com o mesmo renderizando no vray


Oi, Carlos, o meu grande problema eram as temperaturas do VRM da placa-mãe mesmo. Depois de alguns minutos, a temperatura batia 100ºC e aí diminuía o clock do processador pra compensar a temperatura.
Eu comprei uns dissipadores da China, além de botar uma ventoinha forte em cima do VRM e melhorou, mas ainda assim as temperaturas chegavam a 100ºC (embora demorassem mais tempo agora).
Tive que ligar o Turbo Power Limit na BIOS da placa-mãe e limitar a 165W (no meu caso). Agora a temperatura do VRM chega a uns 95ºC, mas por causa desse limite, o processador não mantém o clock máximo de fábrica (mas está melhor do que antes)
O que eu farei futuramente é comprar uma placa-mãe com melhor resfriamento do VRM, que já venha com coolers mais parrudos, e tb um cooler melhor para o processador.
O que eu sugiro, caso outra pessoa veja esse tópico, é que compre uma placa-mãe mais parruda para o i7 13700K porque é um processador muito quente. Caso a pessoa já tenha essa placa-mãe, acho que o ideal seria usar processadores até o i5 13600K, que devem ser menos exigentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, vitor0310 disse:


O que eu farei futuramente é comprar uma placa-mãe com melhor resfriamento do VRM, 

 

Veja as B760 ou Z790, elas tem VRM com mais fases, algumas chegam a ter 20 fases, capazes de 200 Amperes.

 

A B660 DS3H é 6+2+1 fases e deve ser 100 Amperes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Veja as B760 ou Z790, elas tem VRM com mais fases, algumas chegam a ter 20 fases, capazes de 200 Amperes.

 

A B660 DS3H é 6+2+1 fases e deve ser 100 Amperes.

Dia

 

Estranho comprei uma MSI MAG Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4 (comprei do chines no aliex, está a caminho e torcendo para não ser taxado 😆) e no site da MSI consta que são 16+1+1 e suporta 70A?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes 70A se refere ao Mosfet do estágio de potência, e são usados vários, não é a capacidade total do circuito.

 

Por exemplo, na MSI MAG Z590 Tomahawk o Mosfet é o AOSMD AOZ5312UQI (60Amperes).

 

Estas placas da linha MAG são similares as TUF da ASUS, o VRM deve ser 200 Amperes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...