Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pichau nidus 500 + RTX 3060 ti


V_Muller
Ir à solução Resolvido por rinshun,

Posts recomendados

Bom dia, estou pensando em comprar uma RTX 3060 ti, mas não sei se minha fonte da conta. As especificações do pc são as seguintes:

 

Processador i5 10400f

placa-mãe  Biostar H510MH/E 2.0

16 gb ram

GTX 1650

fonte pichau nidus 500

 

Preciso trocar a fonte? ou posso ir usando ela até juntar dinheiro para uma melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, V_Muller disse:

Bom dia, estou pensando em comprar uma RTX 3060 ti, mas não sei se minha fonte da conta. As especificações do pc são as seguintes:

 

Processador i5 10400f

placa-mãe  Biostar H510MH/E 2.0

16 gb ram

GTX 1650

fonte pichau nidus 500

 

Preciso trocar a fonte? ou posso ir usando ela até juntar dinheiro para uma melhor?

É preciso trocar, uma de 650W de boa qualidade seria o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é uma exigência trocar. Sua fonte estará próxima ao limite, mas não é uma exigência trocar. Pode usar tranquilo. 

 

Sei que alguém vai comentar sobre picos de uso da fonte, ressalto e relembro aos comentadores que a fonte já é feita pensando nesse tipo de situação. Lembro também que isso acontecerá em raros momentos e por brevidade curtíssima, não afetando a fonte. Abraços amigo! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, BuckJones disse:

Não é uma exigência trocar. Sua fonte estará próxima ao limite, mas não é uma exigência trocar. Pode usar tranquilo. 

 

Sei que alguém vai comentar sobre picos de uso da fonte, ressalto e relembro aos comentadores que a fonte já é feita pensando nesse tipo de situação. Lembro também que isso acontecerá em raros momentos e por brevidade curtíssima, não afetando a fonte. Abraços amigo! 

Chamam-se transientes. Existem testes pra isso. Algumas fontes tem uma variação na tensão excessiva quando isso ocorre, podendo causar o desligamento do computador, mas nada grave.

 

A pichau nidus tem uma variação de ~3% na linha de 12V, mas +6% na linha de 3.3V nesses testes de transientes. (As melhores fontes como a RMx tem só 1% de oscilação na linha de 12V e 2% na de 3.3V)

https://www.techpowerup.com/review/pichau-gaming-nidus-500-w/4.html

 

Mas eu concordo que a troca não seja uma exigência. Mas se tiver qq problema, a primeira suspeita a gente já sabe quem é kkkk

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rinshun disse:

Chamam-se transientes. Existem testes pra isso. Algumas fontes tem uma variação na tensão excessiva quando isso ocorre, podendo causar o desligamento do computador, mas nada grave.

 

A pichau nidus tem uma variação de ~3% na linha de 12V, mas +6% na linha de 3.3V nesses testes de transientes. (As melhores fontes como a RMx tem só 1% de oscilação na linha de 12V e 2% na de 3.3V)

https://www.techpowerup.com/review/pichau-gaming-nidus-500-w/4.html

 

Mas eu concordo que a troca não seja uma exigência. Mas se tiver qq problema, a primeira suspeita a gente já sabe quem é kkkk

Obrigado pelo comentário, nobre 🤝

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Qual o consumo máxima da RTX 3060 ti? E qual o consumo máximo somente do processado i5 10400f? O consumo vem dos 12v da fonte? Quais componentes puxam energia do +5v e +3.3v?

 

 

O TDP da 3060Ti é 200W. Do 10400f é 65W. O consumo deve ser por volta disso tb.

 

Praticamente tudo vem da linha de 12V hoje em dia. 5V tem os drives USB e HD. 3,3 RAM e M2.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, rinshun disse:

O TDP da 3060Ti é 200W. Do 10400f é 65W. O consumo deve ser por volta disso tb.

 

Praticamente tudo vem da linha de 12V hoje em dia. 5V tem os drives USB e HD. 3,3 RAM e M2.

 

Ou seja, o computador vai consumir pouco mais da metade do que a Pichau Nidus consegue fornecer de energia...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal do ChD exagera e muito com essa parada de fonte, detonando umas fontes que ficam uma década na mão do pessoal sem maiores problemas.

Não estou falando pra ninguém comprar uma fonte bomba, mas essa era uma fonte que no máximo há um ano atrás era das mais recomendadas aqui e o OP já tem ela em mãos. Pedir pra ele trocar uma peça que tá funcionando perfeitamente bem é exagero e gasto desnecessário de dinheiro. Se ele estivesse pedindo pra fazer algo fora do normal em exigência das peças como um OC extremo ok, acho que essas considerações se aplicam. Ou se a gente tivesse relatos das Pichau Nidus pegando fogo como aquelas fontes da Gigabyte. Ausente essas condições, "projeto antigo" não me parece um motivo suficiente pra largar 400 pratas numa Corsair TM550M.

 

Sobre a potência, o Outer Vision marca o pc dele todo com 450W com a 3060TI. De novo sem indicar uma necessidade de troca:

 

@V_Muller em resumo eu não indicaria a troca, acho que no seu caso o risco vale muito de comprar a peça, se ela tiver algum comportamento esquisito relacionado à energia aí talvez valha investigar uma troca. De resto, seja feliz

 

[url=https://outervision.com/b/fAT85V]OuterVision PSU Calculator part list[/url]

[b]Motherboard:[/b] Desktop
[b]CPU:[/b] 1 x Intel Core i5-10400F
[b]CPU Speed:[/b] 2900MHz
[b]CPU Vcore:[/b] 1.1V
[b]CPU Utilization:[/b] 90%
[b]Memory:[/b] 4 x 4GB DDR4 Module
[b]vídeo Card Set 1:[/b] 1 x NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti
[b]Core Clock:[/b] 1410MHz
[b]Memory Clock:[/b] 1750MHz
[b]Storage:[/b] 2 x SATA 7.2K RPM
[b]Storage:[/b] 1 x M.2 NVMe SSD
[b]Other Device:[/b] 2 x USB 3.0 Device
[b]Keyboard:[/b] 1 x Standard Keyboard
[b]Mouse:[/b] 1 x Standard Mouse
[b]Fan:[/b] 4 x 120mm
[b]Computer Utilization:[/b] Always On (24/7)
[b]Gaming/vídeo Editing/3D Rendering Time:[/b] Game On! (24/7)
[b]Monitor:[/b] 1 x LED 24 inches

 

[b]Load Wattage:[/b] 398W
[b]Recommended Wattage:[/b] 448W
[b]Amperage:[/b] +3.3V: 11.8A, +5V: 11.2A, +12V: 29.4A
[b]Recommended UPS Rating:[/b] 850VA
[i]Generated by OuterVision PSU Calculator 2022-12-11 10:55:09[/i]

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2022 às 16:58, gutopereira disse:

Ou seja, o computador vai consumir pouco mais da metade do que a Pichau Nidus consegue fornecer de energia...

Um erro muito grande, mas extremamente comum, é avaliar a fonte só pela potência. A avaliação deve levar em conta outros fatores, como ripple, regulação de tensão, resposta a transientes, qualidade dos componentes, etc.

 

Aí ou você se aprofunda no assunto pra caramba ou se liga na dica que vou te passar:

 

Vai nesse link: https://cultists.network/140/psu-tier-list/

Pega uma fonte tier A (GPU >200W)

Tier B (GPU <200W)

Tier C (GPU integrada)

 

A pichau nidus tem uma performance média, equivalente a uma de Tier C. Ela usa uma plataforma antiquada de regulação em grupo, aí peca um pouco na regulação de tensão comparada com outros modelos, mas ainda tá dentro do aceitável. Também peca um pouco na resposta a transientes, mas também dentro dos limites. Então, pra uma 1650, eu não recomendaria essa fonte caso a pessoa fosse comprar uma nova, mas como já tem a fonte, também não recomendo a troca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!