Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde rapaziada estou quase finalizando de montar meu PC porém estou com dúvidas em relação a energia elétrica, alguns amigos me disseram que precisava de uma tomada com aterramento exclusivo para alocar o computador tenho minhas dúvidas isso é necessário ? Onde moro são duas  casas uma em cima e outra embaixo temos o aterramento fixado, algum bom entender pra me esclarecer e tirar minhas dúvidas? Se realmente é necessário, ou se é obrigado a ter o aterramento tenho console,minha filha tem computador (fraco) porém nunca tive problemas com aparelhos queimado em casa agradeço desde já 

• Membro VIP
Postado

@Jefferson Diogo Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Não faz sentido querer colocar aterramento exclusivo para o computador, essa ideia de aterramento exclusivo já está ultrapassada, desde que a norma brasileira regulamentou que todas as casas devem ter aterramento em todas as tomadas. Um bom sistema de aterramento para todas as tomadas já é suficiente, mesmo o chuveiro é ligado nesse mesmo sistema, sem aterramento independente.

9 horas atrás, Jefferson Diogo disse:

minha filha tem computador (fraco) porém nunca tive problemas com aparelhos queimado em casa agradeço desde já 

A falta de aterramento por si só não queima o computador, mas evita choques elétricos ao encostar no gabinete ou em conectores, e evita ruídos no áudio. É mais para a segurança do usuário do que para a segurança do computador em si.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 17/12/2022 às 18:04, Jefferson Diogo disse:

@Ferox Graxaim Aah sim entendi meu amigo pois então tenho alguns amigos e me falaram sobre isso, pela máquina que estou montando disse pra que eu fizesse aterramento exclusivo portanto também não acho que seja nescessario

Sim, não é necessário aterramento exclusivo.
Aterramento exclusivo era muito usado nos circuitos elétricos antigos, quando não era obrigatório ter aterramento em todas as tomadas, aí normalmente só o chuveiro tinha aterramento, e quem quisesse aterrar mais algum equipamento era comum colocar uma barra de aterramento específica para aquela tomada. Mas isso ficou ultrapassado com a nova norma, se a sua casa já tem um sistema de aterramento e o mesmo foi feito corretamente, pode usá-lo no computador sem problemas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!