Ir ao conteúdo

Fonte consegue suprir necessidade de energia apenas no 220v.

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Saudações meus caros, segue um breve relato antes do problema em si,

A placa de vídeo que eu estava usando não necessitava de energia extra vinda da fonte, mesmo assim eu possuo um fonte de 600w 80 plus white da EVGA, entretanto usei por 2 anos ligada em um estabilizador, sei que não seria o correto, mas não tive escolha.

Recentemente adquiri uma RTX 3060 12GB, a mesma necessita energia extra da fonte, e em pesquisas que fiz, a minha fonte seria suficiente para suprir essa demanda, porém, ao conectar a nova placa, fui alertado pelo "bip" da placa-mãe, que estaria faltando energia para a placa de vídeo, a qual não mandava sinal para o monitor.

Retirei o estabilizador, mas direto na tomada também não funcionou.

Sabendo que em 220v a fonte "renderia" mais, resolvi ligá-la e para minha surpresa a placa de vídeo mandou sinal para o monitor.

Agora queria saber a opinião de vocês:

1) É possível que o uso em estabilizador tenha de alguma forma danificado a fonte?
2) Usá-la na tensão 220, poderia solucionar o problema ou apenas adiar?

• Membro VIP
Postado

@FeZK Bom dia. bem vindo

Eu também possuo um RT 3060 12Gb da EVGA e uso uma evga 500w 80 plus white  e funciona tranquilamente, aqui em casa as tomada é 127 volts ligado diretamente em um régua de tomada com aterramento.

O estabilizador poderia ter ocasionado sim algum problema na fonte, mais só testando essa fonte e juntamente com essa placa de vídeo em outro PC para ter certeza. 

Postado
15 minutos atrás, FeZK disse:

1) É possível que o uso em estabilizador tenha de alguma forma danificado a fonte?

Sim, as fontes atuais já contam com capacidade para lidar com pequenas variações na tesão.  O que dispensa o uso de estabilizador.  Se possível jogue-o fora ou use pra peso de papel apenas rsrsr.  

Estabilizadores com fontes modernas mais causam prejuízo do que ajudam.

• Solução
Postado
1 hora atrás, FeZK disse:

fonte de 600w 80 plus white da EVGA

Melhor trocar essa fonte, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a EVGA 600W White W1 está classificada como Tier F (trocar imediatamente), fonte de baixissima qualidade ainda com regulação em grupo, recomendo que invista numa fonte de qualidade como a Corsair TX550M.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!