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Excel Calculo de Horas de uso de sala


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Postado

Ola

 

A gerente da clinica onde trabalho me solicitou que realizasse um levantamento do tempo de uso de cada sala de exames no mês de novembro para acompanhamento.

Na tentativa de atender a demanda criei uma planilha no excel onde coloco o numero de exames realizados na sala e multiplico este valor por 45 para atingir a quantidade de minutos atendidos naquele dia, sendo que o valor de 45 seria a média de duração de cada exame, ou seja, 45 minutos.

Depois disto transformo o valor deste minutos em horas, onde pego cada valor em minutos e divido por 60 e depois por 24 para chegar ao numero de horas usadas por dia.

Para encontrar o numero de horas livres, diminuo o total de horas ocupadas pelo total de 10:00 horas em que a sala fica disponivel para uso.

porém, identifiquei que quando o tempo de horas ocupadas é maior que o total de 10:00 horas o resultado mostrado na coluna é cheio de #.

E quando coloco a soma de horas ocupadas, o resultado fica como sendo 00:45:00.

Pesquisei na internet para encontrar as formulas usadas na planilha e gostaria de verificar como corrigir estes 2 erros descritos acima e se a minha planilha esta correta ou como posso fazer para melhorar a mesma.

ocupsalas.xlsx

Obrigado

Postado

@Ravasio o excel representa hora e data como um número que vai sendo acrescentado, o número 0 representa o ano de 1900. para fazer calculos com hora e data me foi ensinado na faculdade que é boa prática só usar esse número.

por exemplo, se você quer 45 min, use minuto em uma data x + 45 e anote o valor em formato número.

outra, 11 - 10 é negativo e não existe tempo negativo, você deve usar módulo e dps somar.

 

 

Postado

@Ravasio

Como o limite de horas ocupadas ultrapassou o tempo total, sua conta ficará negativa, ou seja, horas negativas. Então você duas opções pra pra resolver sua questão:

 

veja se te atende.

 

'Opção A
=SE(D3>F3;"-"&TEXTO(ABS(F3-D3);"HH:MM");F3-D3)

'Opção B
=SE(D3>F3;"Limite de Horas Ocupadas Ultrapassado";F3-D3)

 

Postado

@Swalls Na verdade, a intenção da minha gerente é que quando ocorrer o valor negativo é que apareça uma mensagem informando o valor incorreto. Tentei usar a formula do SE, mas o erro continua, e talvez na versão que enviei, a formula não estava na tabela.

Em relação ao calculo das horas, verifiquei em diversos sites uma maneira de calcular e sempre achei a que esava usando, mas vou testar a sua indicação.

Obrigado

 

@Scofieldgyn ou pode apenas fazer modulo do número negativo e somar a diferença.

  • Solução
Postado
2 horas atrás, Ravasio disse:

... porém, identifiquei que quando o tempo de horas ocupadas é maior que o total de 10:00 horas o resultado mostrado na coluna é cheio de #.

Para calcular as Horas livres use uma cópia da fórmula abaixo em G3 e arraste para baixo.

=MÁXIMO(0;"10:00"-D3)

 

E quando coloco a soma de horas ocupadas, o resultado fica como sendo 00:45:00.

Formate a célula D13 como Personalizado / [h]:mm (deverá exibir 145:45)

 

 ... e se a minha planilha esta correta ou como posso fazer para melhorar a mesma.

Eu excluiria as colunas E, F e H.

 

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