Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Calculo de Horas de uso de sala


Ir à solução Resolvido por OreiaG,

Posts recomendados

Ola

 

A gerente da clinica onde trabalho me solicitou que realizasse um levantamento do tempo de uso de cada sala de exames no mês de novembro para acompanhamento.

Na tentativa de atender a demanda criei uma planilha no excel onde coloco o numero de exames realizados na sala e multiplico este valor por 45 para atingir a quantidade de minutos atendidos naquele dia, sendo que o valor de 45 seria a média de duração de cada exame, ou seja, 45 minutos.

Depois disto transformo o valor deste minutos em horas, onde pego cada valor em minutos e divido por 60 e depois por 24 para chegar ao numero de horas usadas por dia.

Para encontrar o numero de horas livres, diminuo o total de horas ocupadas pelo total de 10:00 horas em que a sala fica disponivel para uso.

porém, identifiquei que quando o tempo de horas ocupadas é maior que o total de 10:00 horas o resultado mostrado na coluna é cheio de #.

E quando coloco a soma de horas ocupadas, o resultado fica como sendo 00:45:00.

Pesquisei na internet para encontrar as formulas usadas na planilha e gostaria de verificar como corrigir estes 2 erros descritos acima e se a minha planilha esta correta ou como posso fazer para melhorar a mesma.

ocupsalas.xlsx

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ravasio o excel representa hora e data como um número que vai sendo acrescentado, o número 0 representa o ano de 1900. para fazer calculos com hora e data me foi ensinado na faculdade que é boa prática só usar esse número.

por exemplo, se você quer 45 min, use minuto em uma data x + 45 e anote o valor em formato número.

outra, 11 - 10 é negativo e não existe tempo negativo, você deve usar módulo e dps somar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ravasio

Como o limite de horas ocupadas ultrapassou o tempo total, sua conta ficará negativa, ou seja, horas negativas. Então você duas opções pra pra resolver sua questão:

 

veja se te atende.

 

'Opção A
=SE(D3>F3;"-"&TEXTO(ABS(F3-D3);"HH:MM");F3-D3)

'Opção B
=SE(D3>F3;"Limite de Horas Ocupadas Ultrapassado";F3-D3)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Na verdade, a intenção da minha gerente é que quando ocorrer o valor negativo é que apareça uma mensagem informando o valor incorreto. Tentei usar a formula do SE, mas o erro continua, e talvez na versão que enviei, a formula não estava na tabela.

Em relação ao calculo das horas, verifiquei em diversos sites uma maneira de calcular e sempre achei a que esava usando, mas vou testar a sua indicação.

Obrigado

 

@Scofieldgyn ou pode apenas fazer modulo do número negativo e somar a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Ravasio disse:

... porém, identifiquei que quando o tempo de horas ocupadas é maior que o total de 10:00 horas o resultado mostrado na coluna é cheio de #.

Para calcular as Horas livres use uma cópia da fórmula abaixo em G3 e arraste para baixo.

=MÁXIMO(0;"10:00"-D3)

 

E quando coloco a soma de horas ocupadas, o resultado fica como sendo 00:45:00.

Formate a célula D13 como Personalizado / [h]:mm (deverá exibir 145:45)

 

 ... e se a minha planilha esta correta ou como posso fazer para melhorar a mesma.

Eu excluiria as colunas E, F e H.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!