Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá preciso de ajuda com um problema

Eu tenho um setup que é o seguinte:

i3 10100f

GTX 1060 6Gb

16gb de ram 

No meio desse ano esse PC começou a apresentar um problema que tem me atormentado muito...

Durante o uso, o computador começou a simplesmente desligar o vídeo, mas continua ligado. todos os componentes internos como os cooleres e leds do gabinete continuam ligados, cooler da placa de vídeo e CPU, tudo girando.

a princípio acontecia durante jogos, mesmo jogos leves que não demandam muito processamento, durante a gameplay, o PC simplesmente perde o vídeo, em algumas vezes aconteceu do som continuar e outras não, as vezes ficava com a tela toda branca, as vezes preta, algumas vezes cheia de quadrados coloridos. apenas sendo possível resolver apertando o botão de Power 

E ligando novamente.

fizemos todos os procedimentos como limpar memórias e conector da GPU com a borracha, trocar pasta térmica.

O problema as vezes parecia ter sido solucionado depois de ligar as vezes demorava dias, e aí acontecia de novo, e chegou um ponto que ele não ligava mais. ou quando ligava acontecia o travamento até na tela de BIOS da placa-mãe

Então testamos memórias separadas em slots diferentes, o problema continuou.

Testamos outra fonte, o problema continuou

Testamos os HDs e até mesmo sem eles acontece o problema na tela da BIOS

Testamos em outra tela com outro cabo HDMI sem sucesso o problema contínua

O CPU é o i3 da 10ª geração da Intel linha F! Ou seja não possui gráficos integrados 

O que tornou ainda mais difícil testar se era a placa de vídeo ou CPU ou a placa-mãe 

decidimos testar a placa de vídeo num PC de um amigo e funcionou perfeitamente durante umas horas 

então compramos uma placa-mãe nova, descartando ser a GPU e o CPU e quando chegou tudo funcionou bonito no primeiro dia, no dia seguinte quando liguei o PC ele reiniciou sozinho, iniciou novamente e funcionou normal durante o resto do dia 

No terceiro dia o PC desligou o vídeo, e voltou ao mesmo problema citado no começo do texto

Tentamos espelhar a tela pro celular enquanto ligado até o problema acontecer, mas o sistema apresenta problemas na hora que perde o vídeo, fazendo ficar congelado, porém algumas vezes depois de perder o vídeo, era possível ouvir o som da música que estava ouvindo, ou som do game que estava jogando, algumas vezes não, não tem um padrão 

Enquanto usava fiz testes de temperatura a placa de vídeo estava variando de 35°c a 45°c o CPU com temperatura parecida apenas com o sistema ligado sem usar nenhum app ou game, em situação de Full load da placa ela chega a 83°c não passando disso.

• Triste 1
Postado

@Tiberio a fonte é uma EVGA 600W 80 plus, e está ligado direto na tomada, porém ligando no estabilizador não mudou nada, demorou uns minutos a mais e voltou a acontecer 

Testei em outra fonte e o problema ocorre igual

@Edvaldo J. Frederico boa tarde!! A fonte é uma EVGA 600W 80 Plus. 

é muito aleatório, muitas vezes aconteceu só uma tela branca e congelou tudo, outras vezes tela preta mas continuou emitindo som do jogo, as vezes dando falha no áudio, como se tivesse travando o som, as vezes o som apresentou problemas ficando travado o som junto com a tela branca, até desligar no botão. Eu estou começando a acreditar que é a GPU pois retirando ela e limpando os contatos demorou uns minutos a mais, porém aconteceu de novo

29 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Marcelosm Boa tarde

Qual o modelo da sua fonte de alimentação.

O PC perde o vídeo, mais o som do jogo ainda continua tocando, o tecla continua respondendo " Num lock" e "Fixa" acende e apaga.

Foi dessa forma que perdi minha GTX 1060 6Gb, mesmo sintomas.

boa tarde!! A fonte é uma EVGA 600W 80 Plus. 

é muito aleatório, muitas vezes aconteceu só uma tela branca e congelou tudo, outras vezes tela preta mas continuou emitindo som do jogo, as vezes dando falha no áudio, como se tivesse travando o som, as vezes o som apresentou problemas ficando travado o som junto com a tela branca, até desligar no botão. Eu estou começando a acreditar que é a GPU pois retirando ela e limpando os contatos demorou uns minutos a mais, porém aconteceu de novo

Postado
21 minutos atrás, Marcelosm disse:

boa tarde!! A fonte é uma EVGA 600W 80 Plus

Boa tarde! O modelo dessa sua fonte é esse aqui?

27 minutos atrás, Marcelosm disse:

Eu estou começando a acreditar que é a GPU pois retirando ela e limpando os contatos demorou uns minutos a mais, porém aconteceu de novo

Estou achando também que é a GPU que está com defeito, mas o causador é a fonte.

Postado
11 minutos atrás, Tiberio disse:

Boa tarde! O modelo dessa sua fonte é esse aqui?

Estou achando também que é a GPU que está com defeito, mas o causador é a fonte

É esse mesmo modelo! 

Mas você acredita que a fonte está comprometida? Terei que trocar a GPU e a fonte? 

Postado
16 minutos atrás, Marcelosm disse:

É esse mesmo modelo! 

Mas você acredita que a fonte está comprometida? Terei que trocar a GPU e a fonte? 

Cara, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a EVGA W1 está classificada como Tier F (Trocar imediatamente), sem dúvidas é o pior modelo de fontes da EVGA, é um modelo pra passar longe, bem longe…

Recomendo que troque urgentemente essa fonte, invista num modelo de projeto moderno e minimamente decente como a MSI MAG A550BN.

Caso tenha um bom orçamento pode ir direto na Corsair TX550M que é uma excelente fonte e Tier A.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Tiberio disse:

Cara, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a EVGA W1 está classificada como Tier F (Trocar imediatamente), sem dúvidas é o pior modelo de fontes da EVGA, é um modelo pra passar longe, bem longe…

Recomendo que troque urgentemente essa fonte, invista num modelo de projeto moderno e minimamente decente como a MSI MAG A550BN.

Caso tenha um bom orçamento pode ir direto na Corsair TX550M que é uma excelente fonte e Tier A.

Muito obrigado!! agora é correr atrás pra reparar o prejuízo ☹️

Postado
6 minutos atrás, Marcelosm disse:

Muito obrigado!! agora é correr atrás pra reparar o prejuízo ☹️

De nada!

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...