Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquivos aparecem no hdd mas não abrem


Posts recomendados

Olá,

eu estou com um problema no HD externo da minha namorada. Ela pediu pra um amigo formatar o notebook dela e ele iniciou o processo com o HD externo conectado. Acho que ao perceber o que fez parou o processo e isso gerou um conflito no HD. Ele usou um programa chamado Disk Drill pra fazer a recuperação dos arquivos.
O programa reorganizou tudo em pastas diferentes dependendo do tipo de arquivo, fotos, áudios, vídeos tudo em pastas separados e cada um com em pastas correspondentes aos tipos de arquivo, jpg, png enfim... tudo organizado assim.
Na hora de abrir o arquivo ele não reconhece o tipo de arquivo, alguém tem uma ideia do que pode ser feito?
Eu fiz um chkdsk no HD e não acusou nenhum erro nem nada.

 

Seguem imagens de como está a organização da pastas e erro.

Obrigado

 

pasta.jpg

pasta2.jpg

pasta3.jpg

pasta4.jpg

erro.jpg

erro1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Fabre Olá Daniel, como vai?

 

1º Com relação à estas ferramentas de edição, já vieram instaladas quando o técnico formatou? Tem a possibilidade de vir com configurações estabelecidas, ou seja, tente dar um reset neste software, principalmente se for crackeado. O Lightroom + Photoshop na Adobe oficial deve estar custando por volta de 40 à 50 reais, se a sua parceira conjugal trabalha com isso, vale muito a pena.

 

2º Arquivos com extensões diferentes, por exemplo, verifique qual é o tipo de arquivo, no Linux ou macOS existe o comando file, em outras palavras, faz da seguinte maneira(nome do arquivo de exemplo é arquivo.psd):

 

file /home/ubuntu/Downloads/arquivo.psd

 

Se aparecer por exemplo que é pseudo-projeto de Photoshop é na verdade um JPEG, você deve renomear e estará tudo resolvido.

 

Quando um software vai recuperar um arquivo, ele verifica a assinatura do mesmo no primeiro bloco, com os chamados Magic Numbers, aprecie:

 

PNG: 89 50 4E 47 0D 0A 1A 0A
ZIP: 50 4B 03 04
JPEG/JPG: FF D8
PDF: 25 50 44 46

 

Estes são exemplos de Magic Numbers da assinaturas de extensões famosas, tudo em hexadecimal, mas isso geralmente é apreciado pela galera da Pericia da Computação Forense. Como você disse que deu um suposto problema na recuperação e o técnico tentou reverter, deve ter dados algum conflito.

 

Espero ter ajudado, aguardo redarguir se estiver com dúvida,

 

Até.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece que o amigo fez besteira aí. Se os arquivos forem realmente importantes, minha sugestão é procurar um técnico qualificado e da sua confiança para solucionar esse problema. Isso porque, a cada tentativa frustrada de recuperação, esta ficará mais difícil de ser realizada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ZTM Então, não foi um técnico quem fez. Foi um amigo dela.
Os programas são todos originais e eu só usei como exemplo os arquivos de imagem, os de som, texto também não abrem. Na segunda imagem não é o lightroom que está sendo usado, e sim o visualizador de imagens do windows.
O programa que ele utilizou para recuperar os arquivos organizou as pastas por tipo de arquivo, e eu acredito que por resolução e qualidade também. Agrupou tudo pelas suas características técnicas.

@John Frusciante Sim, fez uma besteira grande. Eu imaginei que já que os arquivos estão no HD talvez fosse mais fácil fazer uma recuperação. Eu não tentei nada por enquanto para não dar problema, só fiz testes de "saúde" do HD pra ver se tava tudo bem.

Não tem nenhum software que faria isso? Ou será que preciso ir atrás de um técnico mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O software usado na recuperação foi o Disk Drill, como eu nunca tinha mexido com essa área eu dei uma pesquisada e vi que não era uma das melhores ferramentas pra isso. 
O rapaz que formatou ainda cometeu um erro, na minha opinião, de fazer a recuperação e jogar os arquivos de volta no hdd, assim aumentando as chances de rolar uma gravação por cima do que foi deletado. Eu acho que o jeito é recorrer a um profissional mesmo, porque tem muito arquivo pessoal que não gostaríamos de perder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!