Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte atual suporta futura placa de vídeo?


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Olá! Comprei uma placa de vídeo recentemente e esqueci de um detalhe super importante, a fonte! Eu não sou especialista em computadores mas estive montando meu pc peça por peça e erros acontecem 🤫. Já fiz as contas em 2 sites em 1 deu e em outro não mas eu não entendo muito... e eu não sei se posso fazer alguma gambiarra aqui... não estou com $ para comprar outra fonte no momento.

Tenho uma Fonte de 450W da corsair.

e por enquanto possuo

ASUS Prime B350 Plus

Ryzen 5 2400G

x2 8gb Ram DDR4

2 Monitores

2 HDs daqueles grandes e antigos... acho que são 10000 rpm

e de periféricos acho que só 1 ou 2 a mais por ex posso ligar 1 controle ou a mesa digitalizadora para desenho, sem incluir mouse/teclado/fone 

 

Comprei uma Rx 580 8gb, que pede 185W segundo os sites? MAAAS ganhei um terceiro HD que até acabei de postar aqui também no fórum sobre, então talvez adicionaria mais um ou removeria um antigo e deixaria só 2, o importante é a placa de vídeo. Suporta por enquanto?

Agradecida!

 

Edit: Um amigo me disse algo sobre xmp profile na memória RAM... eu acho que sei o que é mais ou menos e até tenho noção de como fazer mas nunca fiz. Isto faz com que consuma mais energia igual um OC no processador ou nem é um OC? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

moça seria importante voce dar mais detalhes da fonte como por exemplo o modelo dela pois ali voce só disse a potencia e a marca

 

e sobre sua duvida.. ate onde vi na internet essa fonte não parece ser das melhores principalmente pelas config do seu pc.. quando voce tiver jogando por exemplo, pode ocorrer do seu pc reiniciar do nada pois essa fonte aparentemente pode não entregar a energia suficiente que o pc necessita

 

e alias eu recomendo voce aguardar um pouco e usar muito o pc ate conseguir uma fonte boa, eu não sou especialista no assunto mas o pouco que sei posso te falar, é melhor pegar um produto melhor do que arriscar por exemplo dar problemas em outras peças no pc por causa da fonte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tadzyo Oi desculpe, não sei quais os detalhes incluir e como mencionei eu poderia remover algum HD não sei.... eu não tenho problemas de energia até o momento e segundo os sites pelo menos até tenho um pouico de folga mas sem condições de pegar uma nova no momento infelizmente. (Estou em negação hahaha) Mas se CAAAAAASO eu precise, somente se realmente não der nem no choro, qual potência eu procuro?

c2e99cc1-b9fc-429d-9dd5-47872283aa57.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nine Rutzen

Sua atual fonte, CX450, dá conta tranquilamente. Em questão de quantidade de HDs e overclock de RAM, o aumento de consumo é muito pouco, então pode usar sem medo.

 

2 horas atrás, Nine Rutzen disse:

Isto faz com que consuma mais energia igual um OC no processador ou nem é um OC? 

Se estiver falando ativar o recurso para utilizar a velocidade nominal da memória RAM (3200MHz por exemplo), é apenas fazer ela trabalhar na sua velocidade máxima e segura citada pela fabricante (salvo se limitado pela placa-mãe e/ou processador), então na prática nem contaria como OC.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lost Byte disse:

Sua atual fonte, CX450, dá conta tranquilamente.

Nossa... haha, que contraste com o que eu estava pensando! Agora fiquei confusa... Não sei se entendi tudo no power-supply-calculator mas tentei calcular... com os 3 hds, + algumas coisas aleatórias e a placa de vídeo deu:

Deixa eu perguntar outra coisa, é comum a compra de fontes usadas? Eu estava vendo o preço de fontes e a minha chega a ser no mesmo valor de algumas de potência superior porém de marcas mais baratas (novas), e se caso eu precise comprar uma nova, qual potência procurar?

watts.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
17 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

Não sei se entendi tudo no power-supply-calculator mas tentei calcular... com os 3 hds, + algumas coisas aleatórias e a placa de vídeo deu:

Os sites podem se basear na média de consumo com todas as peças trabalhando em full, o que é difícil por exemplo um usuário comum estar gerenciando e usando arquivos de 4 HDs ao mesmo tempo, por exemplo.

A recomendação na imagem é somado tanto os 12V como os demais, porém a CX450 no caso ela se diz 450W apenas em 12V, tendo ainda um pouco mais de potência para usar nos demais volts. Pelas especificações da caixa do produto por exemplo, ela seria na verdade uma fonte que fornece no total até uns 550W. (não sou a melhor pessoa para explicar isto aos detalhes, mas seria algo assim)

 

27 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

é comum a compra de fontes usadas? Eu estava vendo o preço de fontes e a minha chega a ser no mesmo valor de algumas de potência superior porém de marcas mais baratas (novas), e se caso eu precise comprar uma nova, qual potência procurar?

Fonte usada vai depender da honestidade do vendedor, logo desde que ela esteja funcionando perfeitamente, pode valer a pena dependendo do valor.

Fonte de alimentação não basta olhar apenas a potência, tem que saber se ela é de qualidade e não é uma bomba. Caso ela tenha chave de seleção de tensão, já seria um indício que deve fugir dela.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Ahmmmm... entendi! (um pouco hahaha! Isto de ela fornecer mais o que demonstra) Vou fazer assim, espero a placa de vídeo chegar, instalo o HD primeiro, funcionando passo tudo que preciso para ele e instalo a placa de vídeo, funcionando estouro champagne! ...se não retiro um HD, se não funcionar ainda tento vender minha fonte e comprar uma nova para poder pensar em um upgrade do proc. Desse jeito vou ter um Pc novo só com peças que estou retirando ☺️! Obrigada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte irá suportar sem problema nenhum, essa Corsair CX é um modelo decente...

 

5 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

mas aí você está usando SSD, isto não faz diferença?

Você ainda não usa SSD?

 

4 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

@Tiberio Ah sim.. obrigada. =D

Edit: O meu tinha ficado assim

watts2.png

 

Eu tinha visto, o erro está nos 2 x USB 2.0, veja que já está incluso o mouse e o teclado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Nine Rutzen disse:

Está na minha lista, mas como "espaço" e $ era uma prioridade maior que velocidade, optei por outro HD no momento. Vou pegar um SSD mas no futuro. 

Depois que instalar o sistema operacional no SSD você nunca mais vai querer usar HDD, a velocidade do SSD é muito maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Nine Rutzen disse:

@Tiberio É mas não quero um de 256 ou 500gb... se é para comprar que seja um decente para não se preocupar com isso tão cedo depois 🤤... aí o preço não ajuda quando se trata de imediatismo mas eu entendo que a diferença é tamanha.

Um de 500 GB é suficiente para instalar o sistema operacional, os arquivos podem ser armazenado no HDD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Tiberio disse:

Um de 500 GB é suficiente para instalar o sistema operacional, os arquivos podem ser armazendado no HDD mesmo.

É eu sei mas além de ser "por enquanto" porque eu não duvido que daqui a pouco isso vai ser diferente, eu gosto de ter alguns programas e arquivos no C por Organização. Vai ficar na minha lista e quem sabe eu pego um de 500 ou 1tb quando uma oportunidade aparecer, as vezes a diferença de preço entre um e outro nem é tão grande quando se pega uma promoção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!