Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC demorando uma eternidade pra dar boot com SSD


Posts recomendados

Já faz algum tempo que venho tendo alguns problemas estranhos com meu pc. O hardware dele é decente: I5 7500 (100% de certeza que tá ok) com 16gb ram (também sem nenhum problema aqui). Eu tenho um HD de 1tb e um SSD de 480gb (até onde eu sei não tem nenhum problema especificamente com o SSD que só tem poucos meses de uso, mas não tenho como ter certeza então aceito ideias sobre outras formas de diagnosticar problemas com ele além de usar o Disk Info). 

Há alguns meses instalei o Fedora 37 em dual boot com o Windows 10 no SSD, e por um tempo funcionou perfeitamente bem, eu não conseguia nem acessar a BIOS de tão rápido que ele ligava, até que de uma hora pra outra começou a demorar cerca de 10 minutos pra iniciar em ambos os sistemas. Reinstalei os dois algumas vezes, testei só com um, depois só com outro, e o problema persistia. Quando iniciava o Fedora ele demorava cerca de 5 minutos e ficava muito lento pra fazer qualquer coisa, e quando iniciava o Windows às vezes até a tela de loading ficava travando, depois de sumir a tela de loading fica em uma tela preta por uns 2 minutos, depois aparece a tela de login (na qual até o movimento do mouse fica travando), e depois de 10 minutos esperando pra iniciar e conseguir fazer o login, ainda demora mais uns 2 minutos só pra abrir o gerenciador de tarefas, o qual aponta um uso de 100% do disco o tempo todo. E sim, o sistema era completamente zerado, já testei instalando os drivers do Windows update, atualizando tudo pelo Windows update e também sem atualizar nem instalar nada, já testei desconectando o HD e também desconectando todos os periféricos, e também com as configurações padrão da BIOS, todas as vezes com uma instalação nova do Windows. Às vezes ele inicia rápido, mas fica extremamente lento após iniciar. Hoje mais cedo tentei iniciar o Windows e após sumir aquela tela preta que comentei mais cedo, antes de aparecer a tela de login apareceu a tela azul com a mensagem "aguarde". Atualmente estou usando somente o Fedora 37 instalado no HD, que funciona perfeitamente bem, então isso me deixa ainda mais confuso porque só dá problema com o SSD. 

 

Nessa pasta do Drive logo abaixo salvei alguns logs de erros do Windows 10 (instalado no SSD) que vi no visualizador de eventos e o resultado de alguns comandos pra verificar a inicialização no Fedora 37 (dois sistemas, um instalado no SSD e outro no HD - o que uso atualmente - para comparação). Eu não faço a menor ideia do que está acontecendo, até onde eu sei pode ser literalmente qualquer coisa, já segui dezenas de procedimentos recomendados pela Microsoft pra resolver erros com o Windows 10 e nada funcionou. Ainda não testei com Windows 10 instalado no HD porque quando tentei instalar no HD  quase perdi todos os arquivos que tinha salvo no HD e acabei desistindo da ideia. Caso alguém tenha pelo menos uma vaga ideia de algo que possa estar causando esse problema eu ficaria imensamente agradecido.

 

https://drive.google.com/drive/folders/16BjghAuvp13kjKwDcFwJbpox-zwnBvvO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...