Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Montei um PC na Terabyteshop, mas gostaria da opinião de pessoas que entendem melhor...

É para estudo e jogos, e gostaria de não precisar fazer upgrade tão cedo.

Tenho algumas dúvidas... Exemplos:

1. É um exagero processador com cooler? O water cooler dá conta?
  2. Entre AMD e Intel, escolhi bem o processador?
  3. Seria melhor alguma outra frequência de MHz na memória RAM ou outra combinação (2x16GB, por exemplo)?
  4. Tem alguma peça fraca/ruim/superfaturada?
  5. Vai ser compatível com Windows 11?
  6. A fonte dá conta?
  7. A placa de som é desnecessária? Vou usar um microfone BM800 e não sei se é relevante uma placa de som...

Se alguém puder opinar ou me ajudar nas dúvidas, segue o link abaixo.

Ou se quiser montar alguma outra configuração melhor e me mandar, até cerca de R$ 15.000,00 no boleto, eu também apreciaria.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18613/monte-seu-pc-gamer-plataforma-amd-Ryzen-5000-full-custom?spec=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%3D%3D

Postado

Em relação a fonte aguenta sim de boa. Dá pra você economizar bem se comprar peça por peça em vez de comprar montado.

@Marcelo Bender Pra 1080p compensa mais você pegar uma 3060ti é mais que suficiente pra essa resolução e se quer comprar 32 GB de ram já pensando em não ter que adicionar mais futuramente, compre 2 pentes de 16 GB vai sair mais barato e menos chance de dar problema. Existem relatos de instabilidade no sistema ao utilizar o quatro canais de ram da placa-mãe.

Tipo esse Ryzen 7 5800x3d é excelente sem dúvidas mas você tem que ver se de fato compensa, porque pra jogos um Ryzen 5 5600 é mais que suficiente se quiser um melhor ainda pegue a versão 5600x.

Postado

@Dratted Eu sei... dá 2K a menos...

Mas tenho medo de não conseguir montar 😭

O máximo que fiz na vida, e morrendo de medo, foi instalar 2 pentes de memória adicionais no meu PC atual. 😥

Obrigado pelos esclarecimentos.

Postado

Outra coisa, você tá comprando o processador já com um cooler e ainda está comprando um watercooler. Então não faz sentindo comprar esse cooler da deepcool.

@Marcelo Bender Se você conhecer algum técnico de confiança dá pra você pedir ele pra montar pra você. 

Dá pra você economizar bem na fonte ao escolher uma XPG Core Reactor 850W que é mais que suficiente pra o seu setup e para futuros upgrades. E está saindo por 700 reais na Kabum. XPG Core Reactor 850W

Postado

@Marcelo Bender Não precisa saber montar. É só levar em uma assistência técnica ou chamar um técnico na tua casa.
Sinceramente 15 mil reais para jogar em 1080p é um investimento bem desproporcional. 
Dá uma olhada em monitores Ultrawide com resolução de 3440x1440 ou 2560x1080. Eles são excelentes para estudar e trabalhar. 

• Curtir 1
Postado

@Dratted Seria melhor trocar para um processador sem cooler (AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler, por exemplo) e manter o cooler, ou tirar o cooler e ficar só com o do processador?

@Dratted @PanicMagic

Infelizmente não conheço nenhum técnico, e no RJ, em geral, é muito difícil achar serviços com boa qualidade...

@PanicMagicEu pensei em gastar mais para durar mais tempo... não pensando em aproveitar toda a potência...

Mas obrigado pela sugestão de monitor. Vou dar uma olhada. 

Postado
Postado
11 minutos atrás, Marcelo Bender disse:

Será que dá para dispensar um cooler separado, também? Ou seria melhor acrescentar um para evitar aquecimento?

Tendo um gabinete com uma boa circulação de ar, tu pode usar o cooler que vem junto ao 5600x tranquilamente.

Mas eu não recomendo que tu pegue o 5600x por esse valor, a diferença de performance entre ele e o 5600 é mínima, só vale a pena pagar pelo "X" quando a diferença de valor entre os 2 é bem pequena.

(MDS PELO VALOR Q TÁ NA TERABYTE UM 5600X DE R$1784,15 TU PODE PEGAR UM 5800X Q TA 1799.00)

Agora... realmente é necessário um HD? eu recomendaria tu pegar um(ou dois) SSD maior de 1tb, q provavelmente vai te atender melhor

(caso eu esteja falando ***** alguém me corrija)

Postado

@Willhelm_ Obrigado pelas dicas.

Eu vi essa pouca diferença do preço entre o 5600 X e o 5800X, mas isso só na opção "montar em casa". Se for para eles montarem, fica uma diferença de R$ 600,00.

Pelo jeito deve ter risco de vida ou insalubridade instalar um 5800X... 😒

Enfim, acho que vou acabar indo no 5800X e um watercooler separado pra pecar pelo excesso mesmo...

Postado

Obrigado a todos que me ajudaram. ♥️

Minha configuração final ficou a seguinte:

- Processador AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler (x1)
- placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus, Chipset X570, AMD AM4, ATX, DDR4 (x1)
- Memória DDR4 XPG Spectrix Gammix D45G, RGB, 32GB (2X16GB), 3600MHz, Black (x1)
- Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti TWIN FAN 8G OC LHR, GDDR6, DLSS, Ray Tracing (x1)
- HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 256MB (x1)
- SSD Kingston A400, 960GB, Sata III, Leitura 500MBs e Gravação 450MBs (x2)
- Fonte XPG, Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo, 75260040 (x1)
- Cabo de Força Vinik Padrão BR, Tripolar, 3x0,50mm, 250v, 1,2m (x1)
- Gabinete Gamer DeepCool CG560, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, Black, E-ATX, Sem Fonte, Com 4 Fans (x1)
- Windows 11 Pro, 32/64Bits, OEM, Português Brasil - X22-45886 (x1)
- Water Cooler DeepCool Castle 360EX A-RGB, 360mm, ARGB, Intel-AMD, Black (x1)

Postado
37 minutos atrás, Marcelo Bender disse:

- HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 256MB (x1)
- SSD Kingston A400, 960GB, Sata III, Leitura 500MBs e Gravação 450MBs (x2)

Para o Windows seria bom um SSD NVMe no lugar de um destes Kingston A400, modelo que alias não tem boa fama.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...