Ir ao conteúdo

Como funciona o Dual-channel em placa-mãe com 4 slots de memória (A520M)

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Placa-mãe Gigabyte A520M DS3H

Pessoal, essa placa tem 4 espaços para memória RAM, no entanto, ela é Dual Channel. Queria entender o que isso significa. Não é possível, por exemplo, colocar 4 memórias na placa? Apenas duas? Se sim, por que existem esses 4 espaços?

Postado

@Gabriel Torres Apenas para fechar o tópico e ver se entendi mesmo. Cito parte do artigo que o senhor deixou:

"Para habilitar a arquitetura de dois canais, você precisará instalar um módulo no primeiro canal e um módulo no segundo canal. Se eles forem instalados no mesmo canal, serão acessados no modo de canal único. Portanto, você precisa instalar o primeiro módulo de memória no soquete um, e o segundo módulo de memória no soquete três, e não no soquete dois. Em outras palavras, você tem que pular um soquete". (...)

"Se você instalar quatro módulos de memória idênticos, não há regra a seguir. Basta instalar todos os quatro módulos nos quatro soquetes disponíveis.

Mas se você estiver instalando quatro módulos com capacidades diferentes, você terá de prestar atenção. O primeiro par dever ser instalado nos soquetes um e três, enquanto o segundo par deve ser instalado nos soquetes dois e quatro. Por “par” nós queremos dizer dois módulos de memória idênticos. Em outras palavras, instale o primeiro par nos soquetes de mesma cor e o segundo par nos soquetes de outra cor".

Pois bem.

Atualmente eu tenho dois módulos de memória RAM, cada um de 8 GB. Isso significa que eu poderia comprar mais 2 módulos de 8GB, totalizando 32 GB de RAM, e estaria tudo atuando em duall-channel, isso? Seria preferível eu comprar mais dois módulos de 8 GB ao invés de um único de 16 GB, para assim completar todos os 4 soquetes, isso?

Enfim, minha placa-mãe A520M DS3H possibilita 32 GB de RAM atuando em duall-channel, correto? E, nesse caso, como disse antes, seria melhor ter 4 módulos de 8 GB ao invés de 2 de 16 GB, já que já tenho dois de 8GB para aproveitar.

Está certo meu raciocínio?

@Gabriel Torres

Última coisa. No texto fala para colocar uma memória no soquete 1 e a outra no soquete 3. Mas, na imagem, as memórias estão no 2 e 4.

Pergunto. Tanto faz colocar no espaço 1 e 3 ou 2 e 4 (foto), desde que se respeite esse intervalo (pular um soquete), é isso?

673_2011_06.jpg

@Elder Nauvirth "nesse caso se tem 2 slots cinza e 2 pretos, são 1 canal para cada".

Tanto faz colocar no 1 e 3 ou no 2 e 4 então. Isso?

• Solução
Postado
14 horas atrás, Diogo HFL disse:

@Elder Nauvirth "nesse caso se tem 2 slots cinza e 2 pretos, são 1 canal para cada".

Tanto faz colocar no 1 e 3 ou no 2 e 4 então. Isso?

Se for usar apenas 2 memórias, sim.

Só precisa estar nos slots correspondentes para elas trabalharem juntas, nesse caso o 1 e o 3, ou o 2 e o 4.

Se for usar mais memórias, coloca nos outros slots restantes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!