Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 580 é compatível com Core i7 4790K + ZX-H81? Vale mais a pena RX 5500XT?


Ir à solução Resolvido por Paulo Furlani Jr,

Posts recomendados

Pessoal, bom dia/tarde ou noite. Eu estou querendo comprar uma RX 580 pra mim, já que a mesma está em conta atualmente na Aliexpress, tendo um ótimo custo-benefício e quero saber se a mesma é compatível com a configuração do meu computador para evitar quaisquer dores de cabeça.

 

A configuração é a seguinte:

CPU: Core i7 4790k sem delid

placa-mãe: TCN ZX-H81 v1.3 (é o motivo principal da minha dúvida e que me trouxe até aqui. Se precisarem de uma foto dela é só pedir porque é um modelo desconhecido)

Fonte: Cowboy 400w (esta peça estou pensando em trocar, não me deu problemas e uso há bastante tempo mas não confio que aguente caso eu compre a GPU)

...acredito que o resto seja irrelevante pra vocês, na dúvida só me perguntar.

 

Caso possível, poderiam me dizer se a RX 5500XT compensaria mais que a RX580? Porque é uma outra opção bem possível.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr.Catapimbas

33 minutos atrás, Sr.Catapimbas disse:

Fonte: Cowboy 400w (esta peça estou pensando em trocar, não me deu problemas e uso há bastante tempo mas não confio que aguente caso eu compre a GPU)

Sorte sua não ter dado nada, poderia ter queimado seu PC inteiro a qualquer momento, primeiro vai ter que trocar isso, tudo depende do seu orçamento.

 

34 minutos atrás, Sr.Catapimbas disse:

Eu estou querendo comprar uma RX 580 pra mim, já que a mesma está em conta atualmente na Aliexpress

Não recomendo comprar la, além de não ter garantia, você corre o risco gigantesco de ser taxado, a placa com 90% de certeza foi usada e muito pra mineração e provavelmente é o modelo 2048SP que é um modelo com a mesma potencia de uma RX 570.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, gutopereira disse:

@Sr.Catapimbas

A RX 5500XT é uma placa mais nova, eu escolheria ela se a diferença de valor for pequena...

A diferença é de menos de 200 reais. Eu só fico a mercê da compatibilidade. Valeeu.

 

 

17 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@Sr.Catapimbas

Sorte sua não ter dado nada, poderia ter queimado seu PC inteiro a qualquer momento, primeiro vai ter que trocar isso, tudo depende do seu orçamento.

 

Não recomendo comprar la, além de não ter garantia, você corre o risco gigantesco de ser taxado, a placa com 90% de certeza foi usada e muito pra mineração e provavelmente é o modelo 2048SP que é um modelo com a mesma potencia de uma RX 570.

Simm, você leu meu pensamento na noite de ontem, amigo. Providenciei uma Corsair VS500 pra mim no Mercado Livre. Saiu por 380 reais, mas tá de boa, não poupo grana quando o quesito é a segurança das outras peças e a minha própria. A fonte atual eu posso vender pra alguém pra eu cobrir um pouco do meu gasto com a fonte nova.

 

Quanto a GPU, eu andei pesquisando. Você tem razão em um ponto quanto à mineração, são placas já usadas e muitas delas meio desgastadas, mas pra mim ainda compensa. Lá você paga 1/4 do valor original e pelas reviews que eu vi, dá pra arriscar. E pra meu uso vai dar conta do recado, já que não trabalharei em alta performance. Agradeço a resposta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa tarde Sr. Catapimbas!

Uma AMD Radeon RX 580 é sim compatível com seu setup atual com exceção de sua fonte, recomendo a troca por uma de 500 ou 550.

Em relação a sua TCN ZX-H81 v1.3, é apenas necessário ela ter suporte PCI 3.0.

Segue dados da RX 580 + I7 4790K conforme o site GPU Check

Average 1080p Performance: 65.7 FPS
Average 1440p Performance: 47.1 FPS

Average 4K Performance: 27.3 FPS

Espero que eu possa ter ajudado você de alguma forma, passar bem!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sr.Catapimbas disse:

A diferença é de menos de 200 reais. Eu só fico a mercê da compatibilidade. Valeeu.

Em performance, a RX 5500XT e a RX 580 se equivalem, com a 5500XT gastando menos energia.. A não ser que mandem a RX 580 2048SP, como falaram acima..

 

 

1 hora atrás, Sr.Catapimbas disse:

Simm, você leu meu pensamento na noite de ontem, amigo. Providenciei uma Corsair VS500 pra mim no Mercado Livre. Saiu por 380 reais, mas tá de boa, não poupo grana quando o quesito é a segurança das outras peças e a minha própria.

Pela qualidade da fonte, isso foi um assalto...

 

De resto, tem de funcionar.. Seu PC não é tão antigo assim, pra ter problemas com essas placas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Paulo Furlani Jr disse:

Boa tarde Sr. Catapimbas!

Uma AMD Radeon RX 580 é sim compatível com seu setup atual com exceção de sua fonte, recomendo a troca por uma de 500 ou 550.

Em relação a sua TCN ZX-H81 v1.3, é apenas necessário ela ter suporte PCI 3.0.

Segue dados da RX 580 + I7 4790K conforme o site GPU Check

Average 1080p Performance: 65.7 FPS
Average 1440p Performance: 47.1 FPS

Average 4K Performance: 27.3 FPS

Espero que eu possa ter ajudado você de alguma forma, passar bem!

 

Agradeço muito a resposta, Paulo. Mas infelizmente creio que o PCI é 1.6; vou confirmar isso. Caso seja não atrapalha em nada, certo? Somente a GPU que não poderá alcançar o melhor desempenho.

 

edit.: acabei de confirmar, é o que eu temia mesmo, veja:

image.png.73c74210a083cee7c1565cdd1ffa70f7.png

 

35 minutos atrás, RS Faria disse:

Em performance, a RX 5500XT e a RX 580 se equivalem, com a 5500XT gastando menos energia.. A não ser que mandem a RX 580 2048SP, como falaram acima..

 

 

Pela qualidade da fonte, isso foi um assalto...

 

De resto, tem de funcionar.. Seu PC não é tão antigo assim, pra ter problemas com essas placas..

Shoow, então irei de RX 5500XT pra garantir.

 

Quanto ao preço da fonte eu concordo. É uma fonte que vale 300 reais, mas imposto aqui é sufocante e tive que comprar. Em loja física é ainda mais caro e importar uma peça desse tipo da China pra mim não compensa. Brigado pela dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Sr.Catapimbas disse:

Pessoal, bom dia/tarde ou noite. Eu estou querendo comprar uma RX 580 pra mim, já que a mesma está em conta atualmente na Aliexpress, tendo um ótimo custo-benefício e quero saber se a mesma é compatível com a configuração do meu computador para evitar quaisquer dores de cabeça.

 

A configuração é a seguinte:

CPU: Core i7 4790k sem delid

placa-mãe: TCN ZX-H81 v1.3 (é o motivo principal da minha dúvida e que me trouxe até aqui. Se precisarem de uma foto dela é só pedir porque é um modelo desconhecido)

Fonte: Cowboy 400w (esta peça estou pensando em trocar, não me deu problemas e uso há bastante tempo mas não confio que aguente caso eu compre a GPU)

...acredito que o resto seja irrelevante pra vocês, na dúvida só me perguntar.

 

Caso possível, poderiam me dizer se a RX 5500XT compensaria mais que a RX580? Porque é uma outra opção bem possível.

 

Obrigado desde já.

 

23 minutos atrás, RS Faria disse:

Em performance, a RX 5500XT e a RX 580 se equivalem, com a 5500XT gastando menos energia.. A não ser que mandem a RX 580 2048SP, como falaram acima..

 

 

Pela qualidade da fonte, isso foi um assalto...

 

De resto, tem de funcionar.. Seu PC não é tão antigo assim, pra ter problemas com essas placas..

Se for usar apenas para jogos, RX 5500XT. Se você faz Stream, edita vídeos, eu tomaria cuidado. Essa parte dos codecs, as tecnologias específicas são de extrema importância.

 

Não conheço o suficiente para lhe dar uma boa explicação, apenas para lhe alertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Sr.Catapimbas disse:

Agradeço muito a resposta, Paulo. Mas infelizmente creio que o PCI é 1.6; vou confirmar isso. Caso seja não atrapalha em nada, certo? Somente a GPU que não poderá alcançar o melhor desempenho.

Saudações novamente!

Acredito que o PCI dela não seja 1.6, se for a H81 mesmo, foi lançada em 2020 já possuindo o PCI 3.0, dando o desempenho total da placa sem problema algum, claro... com uma fonte que aguente.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Paulo Furlani Jr disse:

Saudações novamente!

Acredito que o PCI dela não seja 1.6, se for a H81 mesmo, foi lançada em 2020 já possuindo o PCI 3.0, dando o desempenho total da placa sem problema algum, claro... com uma fonte que aguente.

Abraços!

Você está correto, dei uma pesquisada aqui. Confundi com PCI Express, que no caso da minha placa-mãe é o x16. Então vai dar bom, só guardar mais uma graninha. Quebrou um galhão, abraços, Paulo.

 

14 minutos atrás, Luiz Coutinho disse:

 

Se for usar apenas para jogos, RX 5500XT. Se você faz Stream, edita vídeos, eu tomaria cuidado. Essa parte dos codecs, as tecnologias específicas são de extrema importância.

 

Não conheço o suficiente para lhe dar uma boa explicação, apenas para lhe alertar.

Agradeço a resposta, Luiz. Pro meu uso serão fundamentalmente jogos e uso moderado de programas de edição, como o After Effects. Você teria alguma sugestão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Sr.Catapimbas disse:

Quanto ao preço da fonte eu concordo. É uma fonte que vale 300 reais, mas imposto aqui é sufocante e tive que comprar. Em loja física é ainda mais caro e importar uma peça desse tipo da China pra mim não compensa. Brigado pela dica.

Não era nem questão de importar da China.. Tem coisa que não vale a pena e fonte é uma delas.. A questão é o preço mesmo.. Exemplo, essa MSI AQUI que é BEM melhor que a Corsair e tava mais em conta.. Tem frete e tal, mas...

 

 

6 minutos atrás, Sr.Catapimbas disse:

Pro meu uso serão fundamentalmente jogos e uso moderado de programas de edição, como o After Effects. Você teria alguma sugestão?

Pra edição de vídeo, AMD simplesmente não presta.. Uma que os programas são mais tunados pra NVIDIA e outro que os codec da AMD são BEM ruins mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr.Catapimbas

 

Existem alguns testes no youtube que comprovam que as RTX da Nvidia são melhores que as da AMD equivalente em stream e edição com programas  "profissionais.".

Minha sugestão é você ter um pouco mais de paciência, pesquisar mais a fundo caso não consiga a resposta aqui(não conheço muito bem, mas por exemplo: o codec AV1, ele é ótimo para Fazer streaming com uma qualidade bem melhor ou editar algo no programa que tenha compatibilidade) e juntar aquele dinheiro que falta para placa RTX. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!