Ir ao conteúdo

Essa placa-mãe do Super Nintendo tem reparo? os CI's estão muito oxidados!

Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Postado

Tenho um Super Nintendo guardado há muitos anos, quando fui pegá-lo o mesmo estava muito sujo e tinha até vestígios de moradia de uma colônia de formigas (botaram ovos e etc) removi toda a sujeira, limpei com álcool isopropílico e dei um banho com vinagre de álcool. Uma espécie de tinta ou casca verde se soltou da superfície da placa na área onde esfreguei o pincel antiestático e os conectores do CI se dissolveram de tanta oxidação que tinha.

Minhas duas perguntas são:

1 - A parte verde onde se soltou (a tinta/casca) tem reparo?

2 - Os CI's tem reparo? (tem como adaptar uma fio novo de cobre por dentro ou algo do tipo, tem como abrir?)

No geral é isso amigos, tenho interesse de tentar recuperar essa raridade da Nintendo!

Obrigado por quem puder ajudar!

IMG_0406.JPG

IMG_0405.JPG

IMG_0403.JPG

Postado

@Mr. Math , a "casca" verde não parece ser problema, ela é chamada de "máscara de solda"  e serve principalmente para que na soldagem industrial dos componentes não "grude" solda onde ela está presente, e também protege contra oxidação além de dar acabamento. O importante é as trilhas de cobre estarem intactas.  Mas os pinos dos CIs estão um lástima. Essa oxidação tipo ferrugem já é o suficiente para passar energia de um pino para outro fazendo um curto ou um semi curto. Teria que ser removida com muito cuidado, uma mini chavinha de fenda, um canivetinho afiado, algum abrasivo.... Mas se, ao remover, não sobrar nada do terminal do CI (o que é bem provável) já era, não tem o que fazer. Se você tiver MUITA sorte e achar uma outra placa igual com problemas em outra parte poderia eventualmente fazer um "transplante" de componentes. Mas lidar com CIs SMD, essa tecnologia de soldar componentes bem menores direto nas trilhas da placa é "osso", eu tenho uns 40 anos de eletrônica (até por isso, quando comecei SMD não existia kkk)  e ia sofrer um bocado pra trocar um CI desses e talvez nem dar conta, tem que ter muita  prática.

Outra coisa, alcool isopropílico em placas geralmente vai muito bem , mas vinagre...  Tudo bem, é ácido e talvez ajudasse a remover a tal "ferrugem" mas de resto não parece uma boa ideia, passou pela minha cabeça uma solução de bicarbonato de sódio e depois uma boa limpeza mas pode ser uma ideia ruim também. 

• Curtir 1
Postado

@Andreas Karl obrigado pela atenção. Não tem como reconstruir os terminais do CI? Eles estão realmente "dissolvidos". Queria muito restaurar, mas se der muito trabalho ou não compensar, vou abandonar essa ideia. (deixar de recordação) rs

• Solução
Postado
3 horas atrás, Mr. Math disse:

Não tem como reconstruir os terminais do CI?

Teoricamente... o circuito interno de um CI está localizado bem no centro dele e dentro do encapsulamento de epóxi ainda vai ter um pedaço dos terminais "dissolvidos":4.jpg.e2d39adb309a5d70d1f41ec9121bdd9c.jpg

Raspando cuidadosamente o  epóxi perto da borda do CI para expor apenas os pedaços dos terminais com uma retífica ou algo parecido com isso:

5.jpg.5264e9a4f37f82ddb3bb05c30bf75121.jpg

Usando um dos fiozinhos finos que compõe um cabo flexível:

6.jpg.7f6e486841021ba2292c1b978360d3b0.jpg

E um ferro de solda com ponta muito fina ou um normal "gambiarrado" com um fio de cobre rígido fino enrolado na ponta dele:8.jpg.af8aa935b2c360a40fd80b8f88594762.jpg

e um fluxo de solda para ajudar a soldar o fiozinho no terminal e na placa obviamente usando uma boa lente, uma mini pinça e uma "paciência de Jó"... é possível.

Uma placa de modem ou roteador velho que tem de monte em sucatas ou até encostado no fundo de uma gaveta  na sua casa pode servir de cobaia:

7.jpg.2ecc71909c1bb123ab99ab44994b5b37.jpg

Lots of fun:jump:!!!

• Obrigado 1
Postado

@Andreas Karl Muito Obrigado! era exatamente isso que eu precisava saber... se tiver uma folguinha nos conectores eu acho que consigo soldar tentando salvar o CI, vai ser muito trabalhoso, mas vou tentar... Tenho todas as ferramentas aqui mencionadas.

Obrigado mesmo! Se der certo vou postar aqui e te marcar 😉

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...