Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook lento para alguns processos após reparação e manutenção preventiva


Posts recomendados

Olá a todos, gostaria de saber se podem me ajudar com meu problema. Possuo um Notebook Lenovo IdeaPad S145 com 8gb de ram e processador i5 Intel Core. Um notebook padrão que não é uma super máquina mas que é util para diversas coisas. Alguns dias atras, ao tentar abrir o Notebook, a dobradiça do lado esquerdo quebrou, fazendo a tela cair para traz (para entender melhor, o notebook não caiu no chão, a tela só despencou devido a esse problema no lado esquerdo mas continuo pregada normalmente pelo lado direito, espero que não tenha ficado confuso). Com isso a imagem na tela também parou de aparecer devido a problema no cabo flat com essa problema no hardware. Há um tempo atras, ja havia levado meu notebook na assistencia devido a um problema no carregador e la também me foi dito que era necessario fazer uma manutenção, e como acabei não fazendo na época tive esse problema. Então não tive escolha a não ser leva-lo novamente a assistencia, onde foi realizada uma reparação do hardware danificado e já aproveitei para fazer logo a manutenção preventiva também.

Agora entra o problema que quero solucionar. A reparação e manutenção aparentemente foram feitas corretamente, a tela foi consertada e voltou a aparecer a imagem de modo correto. Ao ligar o computador para fazer ações comuns como abrir pastas, arquivos, pesquisas no google etc, funciona normalmente como sempre funcionou. Porém, quando tento fazer algo que exige um pouco mais, como jogar um jogo, ou até mesmo ver videos no youtube, o notebook tem uma queda brusca de desempenho. Nem sei qual o jeito certo de falar, se é lag ou queda de Fps, a questão é que esses processos que antes eram executados normalmente agora estão super lentos. Parece que o processador esta perdendo a força para determinadas tarefas, porém não tive nenhum problema nele. Foi realmente so a dobradiça e o cabo flat. Talvez, ao ser danificado o sistema tenha realizado alguma medida preventiva automatica para o processador ou a placa de vídeo, mas eu sinceramente não sei o que pode ser. Desinstalei possíveis programas pesados, pesquisei motivos aparentes para desempenhos ruins, desativei arquivos inutilizados, mas nada resolveu. Gostaria de saber se alguém sabe o motivo dessa lentidão repentina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WashingtonJunior Bom dia

 

Após o técnico te devolver o notebook a configuração continua a mesma "Core i5, com 8Gb de RAM"?

Você possui SSD?

Como está uso de CPU, memória e disco?

Se tudo está como era antes, provável que o notebook teve atualização do Windows e pode ter afetado o seu desempenho.

De qualquer forma recomendo você formatar o notebook do zero, caso não resolva mande de volta para o técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Bom dia, as configurações permaneceram as mesmas, e não possuo SSD. A respeito de CPU, memória e disco não tenho tanto conhecimento, mas hoje levei novamente lá na assistência e foi utilizado um programa chamado Hard Disk Sentinel que identifica o estado do disco rigido, e está marcado como excelente e com vida útil boa. Além de que também, antes desse problema estava funcionando normalmente, por isso que não sei mais o que pode ser a causa. Atualização no Windows eu fiz após o reparo realmente porque me foi recomendado, mas não foi direto. Antes de colocar para atualizar, depois de pegar de volta na assistencia eu testei e ja estava lento. O que tem acontecido as vezes é de reiniciar o computador e ele funcionar de maneira normal, porém após desligar ou reinicia-lo novamente, ele volta a ficar lento. Fica nessa variação sendo muito raras as vezes que volta a ficar bom após reinicia-lo. Inclusive, após atualizar os itens que apareciam, ele ficou rápido após a reinicialização e pensei que era isso o problema, mas dps novamente piorou.

Como eu disse antes, hoje fui de novo com os tecnicos, e me foi falado que ou é um problema no sistema operacional e é preciso formatar para testar, e caso não seja isso é algo no HD e talvez precise comprar um SSD. Pretendo formatar realmente, mas estou com medo de estar sendo enrolado de algum jeito e por isso vim aqui perguntar. A reparação e manutenção ja foram caras e se precisar de um SSD ainda fica muito pesado pra mim, principalmente porque como eu falei, antes de danificar o cabo flat e a dobradiça funcionava normalmente, e pelo que eu saiba essas peças não influenciam no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WashingtonJunior Boa tarde

 

Cara as primeiras versões do Windows 10 dava pra usar com HD sem problema algum. 

Quanto mais você atualiza mais o sistema exige do armazenamento.

As versões mais atuais do W10 da pra usar com HD só que você precisa otimizar e muito para se ter um desempenho razoável, em desktop fica um pouquinho melhor se o HD for de 7200 RPM.

Cara recomendo e muito você trocar esse HD por uma SSD, o valor diminuiu bastante e vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!