Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5700G travando com jogos


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Bom dia pessoal, montei meu computador com a seguinte configuração:

 

-placa-mãe ASUS TUF Gaming B550-Plus WI-FI
-Processador AMD Ryzen 7 5700G, 3.8GHz
-Cooler para Processador DeepCool Gammaxx 400 V2
-4x Memória DDR4 Corsair Vengeance RGB RS, 8GB, 3200MHz, Black, CMG8GX4M1E3200C16
-SSD WD Blue, 250GB, M.2 2280, Sata
-Monitor Gamer Acer Nitro 27' IPS, 165 Hz, Full HD
-Fonte XPG, Pylon, 650W, 80 Plus Bronze
-HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III

 

Optei pelo Ryzen 7 5700G pra adiar a compra de uma placa de vídeo o momento, visto que esse processador é  para rodar games com um certo desempenho.

Eu já instalei os driver de vídeo, dediquei 8gb de 32gb de memória para a GPU, mas o desempenho não esta nem perto do que vi pelos review's.

Uso ele apenas para trabalho (projetos engenharia) e fui testar jogos agora nele. No momento tentei usar um emulador (yuzu) pra testar games como 'The Legend of Zelda: links Awakening' e é praticamente impossível jogar pelos constantes travamentos.

fiquei em duvida se pode ser algum problema de compatibilidade das memórias com placa-mãe/processador, mas no geral, ele sempre me atendeu muito bem.

alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Alocar 8GB de RAM para vídeo integrado é inútil, o vídeo integrado não tem potencial para usar essa quantidade, então é só espaço de RAM "perdido". Leia mais aqui:

 

2 - Placas de vídeo e vídeos integrados da AMD não se dão muito bem com emuladores, principalmente esses de Nintendo Switch. Eu não acompanho tão de perto do cenário de emulação de Switch no PC, mas tempos atrás vi relatos de que o desempenho do emulador com placas AMD estava muito abaixo das placas NVIDIA. É bom lembrar que os emuladores de Switch ainda são recentes, e o hardware do Switch usa uma GPU NVIDIA (é um SoC Tegra X1 com GPU da arquitetura Maxwell), portanto é muito mais fácil otimiza-lo para outras placas NVIDIA, inicialmente. Você ainda pode ter um desempenho um pouco melhor com AMD se usar a API Vulkan no lugar da OpenGL (placas AMD nunca se deram bem com OpenGL, isso já faz muitos anos).

 

3 - Verifique se suas memórias estão com XMP habilitado, se você não habilitar elas não vão rodar nos 3200MHz. Só que tem um detalhe importante aqui, conseguir estabilizar 3200MHz com 4 pentes é muito difícil, nem todo mundo consegue. A AMD não garante compatibilidade com 3200MHz ao usar quatro pentes, dependendo da configuração dos chips dos pentes que você tem aí, o padrão que a AMD garante pode ser 2666MHz ou 2933MHz. Por esse motivo, a melhor coisa que você pode fazer para evitar problema no PC é usar até dois pentes de memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB opa obrigado pela atenção.

 

1- Bom saber desse detalhe sobre a alocação da memória, irei voltar para os 2gb padrão

2- Sobre os emuladores, eu acompanhei em alguns vídeos de reviews do desempenho desse processador com esses jogos, e até mesmo com outros jogos mais exigentes, como RDR II e aparentemente foi bem satisfatório. Desculpe a ignorância, poderia me dar mais alguma orientação de como optar pelo API Vulkan?

3- Já habilitei a opção para 3200MHz na BIOS. Como posso verificar se o sistema esta conseguindo gerenciar essa frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Guilherme, bom dia!

 

Aproveitando o papo sobre a frequência das memórias... Eu tenho 2x8 da Fury Beast 3200mhz, mas quando eu executo o wmic memorychip get speed aparece só 2400 nos dois pentes.

 

No CPUZ também não aparece os 3200mhz. Eu teria que habilitar esse XMP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, andretb disse:

2- Sobre os emuladores, eu acompanhei em alguns vídeos de reviews do desempenho desse processador com esses jogos, e até mesmo com outros jogos mais exigentes, como RDR II e aparentemente foi bem satisfatório. Desculpe a ignorância, poderia me dar mais alguma orientação de como optar pelo API Vulkan?

Você encontra a opções de trocar de API nas configurações do emulador. Essa imagem eu peguei do site oficial do emulador, então você deve conseguir achar esse aí no seu:

 

Vulkan_GUI_hub8ee885c80f97483703f8147523

 

Talvez os vídeos que você tenha visto do emulador rodando bem tenha sido usando Vulkan em vez de OpenGL, se não estou engando o emulador vem configurado com OpenGL por padrão. Depois que começaram a implementar Vulkan nos emuladores os PCs com placas AMD começaram a apresentar desempenho muito melhor do que antes.

 

No meu PC eu só testei recentemente o Ryujinx, que é um emulador que no geral tem maior compatibilidade comparado ao Yuzu. Só que no cenário de emulação de Switch e estou acompanhando mais de perto o emulador Skyline para Android, acho muito mais interessante ver um emulador desse nível rodando num smartphone, pois mostra que os smartphones atuais tem potencial para rodar jogos AAA mais antigos, mas o mercado não tem dado muita atenção pra isso (nem do lado dos consumidores e nem dos desenvolvedores).

 

12 minutos atrás, andretb disse:

3- Já habilitei a opção para 3200MHz na BIOS. Como posso verificar se o sistema esta conseguindo gerenciar essa frequência?

Se você aplicou a configuração e o PC iniciou normalmente já é um bom sinal. Você pode ter certeza através do CPU-Z na aba "Memory", se estiver mostrando 1600MHz ou algo próximo disso, quer dizer que está rodando a 3200MHz.

 

23 minutos atrás, André Viana de Souza disse:

@GuilhermeGB Guilherme, bom dia!

 

Aproveitando o papo sobre a frequência das memórias... Eu tenho 2x8 da Fury Beast 3200mhz, mas quando eu executo o wmic memorychip get speed aparece só 2400 nos dois pentes.

 

No CPUZ também não aparece os 3200mhz. Eu teria que habilitar esse XMP?

Bom dia, amigo. O XMP geralmente é obrigatório para rodar em frequências acima de 2666MHz. Se você não habilitar o XMP suas memórias vão rodar numa frequência menor, que é uma maneira de garantir a compatibilidade da RAM com a configuração. Ela também vai rodar assim caso tente habilitar o XMP e ele falhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, André Viana de Souza disse:

@GuilhermeGB Entendi. Então você me recomenda habilitar o XMP ou deixar como esta? 

Ativar o XMP é o mais recomendo, para tirar máximo proveito da sua configuração. Rodar processadores atuais com RAM a 2400MHz só tende a prejudicar o desempenho.

 

8 minutos atrás, andretb disse:

@GuilhermeGB irei fazer essas verificações a noite, e volto com os resultados. A respeito de atualização da BIOS, é valido? vi que umas novas versões resolvem problemas de compatibilidade e estabilidade.

Certo, vou aguardar os resultados. Atualizar a BIOS só é bom se você realmente tiver um problema mais grave e não vê outra solução além de atualizar. Quando está tudo funcionando bem, o melhor é deixar como está, pois as atualizações às vezes podem até adicionar problemas que não existiam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite. testei aqui e deu uma melhorada ao utilizar o Vulkan no emulador, mas ainda com uns problemas de renderização de texturas e um travamento e fechamento do YUZU. 

quanto ao CPU-Z segue o print, creio que esta tudo certo.

cpuz.png.5c90eab43cbe62c140f5bd7d6bb18323.png

 

quem sabe me ajuda com mais uma duvida, uma coisa que notei neste computador depois que montei, eu não consigo usar ctrl+shif+esc nas teclas da esquerda do teclado, apenas nas da direita... sabe se isso é alguma configuração? porque as teclas funcionam em outros aplicativos, menos para esse atalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
11 horas atrás, andretb disse:

boa noite. testei aqui e deu uma melhorada ao utilizar o Vulkan no emulador, mas ainda com uns problemas de renderização de texturas e um travamento e fechamento do YUZU. 

quanto ao CPU-Z segue o print, creio que esta tudo certo.

cpuz.png.5c90eab43cbe62c140f5bd7d6bb18323.png

Sim, está tudo certo com as memórias. Quanto ao emulador, sugiro você tentar o Ryujinx, veja como fica o desempenho aí. Como eu disse, o Ryujinx costuma ter maior compatibilidade, porque é um emulador que foca mais na precisão da emulação, então tende a ter menos problemas. Só que também pode acabar tendo um desempenho menor em comparação com o Yuzu, só que dependendo da máquina você nem consegue notar essa diferença na prática.

 

Também deixo uma observação importante sobre os emuladores de consoles mais modernos, incluindo o de Switch, que é sobre a compilação de shaders. A compilação de shaders é algo que impacta bastante no desempenho dos jogos quando precisa ser feita durante a gameplay, pois é algo muito pesado para o processador (que já tem que lidar com a emulação em si). O impacto é ainda maior em OpenGL do que em Vulkan, porque em Vulkan dá pra dividir a compilação entre diferentes núcleos do processador.

 

A notícia boa sobre a compilação de shaders é que ela só precisa acontecer da primeira vez que você roda o game em determinado local do jogo. Uma vez que o shader é compilado, ele fica salvo como cache no seu PC, e só precisa ser carregado da próxima vez que você for no mesmo local (aliviando muito o impacto no desempenho).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!