Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento - AMD Ryzen 5 5600x


Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Olá, estou com o pc com as seguintes configs:

 

Processador: AMD Ryzen 5 5600X

placa-mãe: ASUS PRIME B450M-GAMING II

Placa de Vídeo: GIGABYTE GeForce RTX 3050 GAMING 

memória RAM: 16Gb

Gabinete:TGT COMBAT PRETO LATERAL ACRILICO, TGT-CBT-01

 

Esses dias, percebi que o processador estava rodando com 70Cº, sem eu estar exigindo muito dele no momento, apenas com navegador e alguns apps abertos como WhatsApp e Discord. 

 

Eu utilizo no momento apenas o cooler original da AMD e um outro que coloquei no gabinete. 

 

Minha dúvida, esse problema esta com cara de apenas a refrigeração não estar adequada, ou algum outro problema mais sério?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Gteodoro01 Gabinete completamente fechado, qualquer FAN que tenha, a não ser uma traseira, está de enfeite no computador. Ideal é que a frente do gabinete tenha alguns espaços ou seja de mesh, usando 3 fans frontais para entrar ar frio dentro do gabinete.  -Esse é um dos principais, se não o principal problema na sua configuração.

Além disso, o cooler da AMD é bem fraquinho, seria interessante investir num bom air cooler também : Gammax 400v2 ou Cooler master hyper 412R

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exemplo de gabinete com - teoricamente*; boa entrada de ar pelo mesh (malha) frontal.

 

Mancer Goblin - inclui um fan de 120mm na traseira - R$ 250,00 (versão black).

 

mcr-gbn-wh01.jpg

 

Outro, NZXT H5 FLOW - 2 fans 120mm - R$ 850,00

 

cc-h51fw-01.jpg

 

 

* Teoricamente porque depende do nível de restrição criado pelo mesh (malha), no Montech Air 1000 Lite a restrição é mais de 50%, segundo os cálculos do Gamers Nexus. Cálculos que levaram a Lian Li a rever a furação do painel frontal do Dynamic 011 Air, deficiente na versão pré- produção.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni Obrigado pelas as dicas dos coolers, vou analisar um novo gabinete então, valeu!! 

@1lokos Obrigado também pelas as dicas de gabinetes para comprar, vou dar uma analisada nesses e mais alguns com mesh. 

Eu já estava olhando esse aqui, vocês acham uma boa?

Redragon Grapple Black 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gteodoro01 disse:

Eu já estava olhando esse aqui, vocês acham uma boa?

Redragon Grapple Black 

 

Esse ai é o típico "micro-ondas", tem um vidro ou acrílico na frente tapando os fans, com pouca entrada de ar pela lateral do painel frontal.

Nesse tipo de gabinete o objetivo dos fans na frente é basicamente mostrar o "fru fru rainbow" dos LEDs'. 😁

 

A propósito, o NZXT H5 Mesh que coloquei acima foi só para exemplificar o que é frente "mesh", esse gabinete não vale o preço "de grife" que tem aqui no BR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!