Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. Tenho uma dúvida. Uso minha 2060 desde maio de 2020 do jeito que veio de fábrica e ela, por padrão, tem o fanstop que só ativa as fans em temps acima de 50º. Recentemente vi um vídeo e um comentário me chamou a atenção. Gostaria de esclarecer com vocês se isso faz sentido ou "não é bem assim" ou tanto faz kkkkkkkkkkkk eis o print:

CURVA_FAN.png

• Membro VIP
Postado

Você pode fazer uma curva de fans manual, os valores de rotação (velocidade ou %), vão depender de quanto sua placa consegue dissipar. Com a curva padrão, a minha placa só ligava os fans a partir do 50ºC, com a curva personalizada ela não passou dos 55ºC jogando warzone 2.

Pelo que me recordo, não chegou em 70% de rotação para manter essa temperatura.

Deixar a temperatura mais baixo não só melhora a vida útil como o desempenho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@josecaiof Boa tarde.

A resposta creio eu mais correta é depende. Depende de muita coisa.

Depende da temperatura interna do gabinete.

Depende da temperatura da sua casa.

Depende da temperatura da sua região.

Depende da construção da placa.

Veja que o que o cara do print disse, é de fato verdade, calor estraga os componentes, mas é calor excessivo. A placa foi feita para ficar 24H ligada a 100% de uso. Componentes de computador inclusive duram mais se deixá-los ligados direto (E não ficar no ciclo de esfria esquenta, desligando e ligando eles toda hora).

Claro, só porque a placa foi feita pra ficar a 100% direto, não quer dizer que vamos deixar ela assim, e obviamente ela vai durar menos se fizer isso (Basta olhar os casos de mineiração ai).

A temperatura normal de uma placa de vídeo é de 40 a 50ºC parada, dependendo da construção e da robustez do dissipador. A minha por exemplo fica nessa faixa com o fan stop ligado, inclusive ela só aciona os coolers quando chega a 60ºC. 

Esse ganho de temperatura que você vai ter se deixar os coolers ligados, vamos supor aqui de 5ºC com ela parada, não vai fazer muito efeito, nem em médio e nem a longo prazo na vida útil do chip, tanto que hoje a maioria das fabricantes dá 3 anos de garantia na placa, e a maioria vem com o fan stop ligado. Acredito que o máximo que vai acontecer ao desligar o fan stop é diminuir a vida útil dos ventiladores, que geralmente é bem menor a dos que a dos chips.

Agora se a sua cidade é MUUUITO quente, tipo o Rio de Janeiro, que a sensação térmica chega a 50ºC, o cooler já vai ligar sozinho quando ela passar disso, então pode ficar despreocupado com isso.

Em resumo: Não acredito que desligar o fan stop vai dar algum ganho em tempo de vida útil perceptível, porque duvido que você fique mais 10 anos com essa placa. O que você pode fazer é melhorar a curva de fan para deixar ela mais fria enquanto joga (alta carga), ai nesse caso eu concordo que tenha algum ganho, seja ele de performance, e mesmo que pequeno, de vida útil, principalmente se o seu gabinete não tiver uma boa refrigeração e sua cidade for muito quente.

Boa sorte.

• Obrigado 1
Postado

@Simuroc minha 2060 fica geralmente em 50º em idle, Fortaleza é sol o ano inteiro com 3 meses de quadra chuvosa em média mas a temperatura mesmo assim ainda se mantém acima dos 24º normalmente. já observei e a fan fica nessa de pára e roda algumas vezes, sobretudo a tarde, me perguntei se esse acionamento constante não é mais prejudicial do que a fan girar de modo contínuo como rola com as fans dos cpus. meu gabinete tem um air flow decente e 3 fans, nunca foi problema. só vi esse comentário e fiquei me perguntando se fazia sentido deixar desse modo porque o chip no sensor marca 50º mas o hot spot chega a ficar uns 12º acima disso.

@Pedroou você fez undervolt além de mexer na curva da fan?

• Curtir 1
Postado

Particularmente prefiro deixar no padrão de fábrica, com fan stop ativado.
Já tive gpu que as fans sempre ficavam ativadas e o problema foi um maior acúmulo de poeira.

O RTX 2060 tem limite de temperatura especificado em 88 C.
Então temperaturas em 50 C mesmo com as fans desativadas são perfeitamente aceitáveis.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!