Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe algum Core i5 de 4ª Geração capaz de fazer overclock?


xKira7
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Tô atrás de um processador Core I5 4 geração com opção de fazer overclock, gostaria de pegar um barato, os da Aliexpress fica até 143 (I5 4590) só que ouvi falar que tem algum tipo de letra e não sei qual, alguém poderia me dizer qual é a letra, e se possível, poder mandar o link do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@xKira7 Apenas modelos com final "K" fazem overclock. Ou seja, Core i5 4670K e Core i5 4690K.

 

Nenhum deles compensa - são péssimas compras atualmente -, já que o overclock não vai resolver o problema da falta de threads. Se sua placa-mãe suportar, procure pelo Xeon E3-1270 v3, que tem o mesmo desempenho de um Core i7 dessa geração, mas chega a ser até mais barato que o Core i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, KairanD disse:

@xKira7 Apenas modelos com final "K" fazem overclock. Ou seja, Core i5 4670K e Core i5 4690K.

 

Nenhum deles compensa - são péssimas compras atualmente -, já que o overclock não vai resolver o problema da falta de threads. Se sua placa-mãe suportar, procure pelo Xeon E3-1270 v3, que tem o mesmo desempenho de um Core i7 dessa geração, mas chega a ser até mais barato que o Core i5.

É uma ASUS H81M-C, suporta? Vi esses processadores por 240 (com desconto 216) mas achei que o i5 estava em conta, é que vou usar com uma GTX 650...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@xKira7 Processadores de 4 núcleos sem Hyper Threading (HT) ou Simultaneous Multithreading (SMT), ou seja, que possuem apenas 4 núcleos e 4 threads, estão bastante defasados para jogos. Em diversos jogos modernos, problemas como stutter (travadinhas) e drops de FPS ocorrem e não adianta reduzir a qualidade gráfica. Isso porque tais chips ficam operando constantemente a 100% de uso, completamente sem folga.

 

Nem um overclock muito pesado - o que aumentaria consideravelmente o consumo de energia do processador e demandaria o uso de um cooler de alto desempenho - resolveria esse problema. Mesmo com clock bem mais alto, o Core i5 seria absurdamente inferior ao Xeon (ou Core i7) em jogos. Isso porque modelos a partir do Xeon E3-1230 v3 possuem HT, ou seja, 4 núcleos e 8 threads. Esses threads a mais são a diferença entre um jogo pesado rodar de forma aceitável ou ser injogável.

 

Te digo isso com experiência, pois possuo um Core i5 4670K. Apesar da GTX 650 ser uma placa básica - ou seja, bem pouco exigente mesmo para o Core i5 -, não faz sentido querer comprar um Core i5 desses nessa altura do campeonato. Se você já tivesse o Core i5, até compensaria colocar uma placa de vídeo bem mais potente, mas você ainda não tem, e por isso não deveria comprar um, já que atualmente é péssimo negócio.

 

Esta é a lista de processadores compatíveis com a sua placa-mãe: https://www.ASUS.com/br/supportonly/h81mcbr/helpdesk_cpu/?model2Name=H81MCBR. Os únicos processadores que compensam para esta plataforma são os Xeon com HT (ou seja, 4/8). Fora isso, não compensa investir dinheiro aí, faria muito mais sentido pegar uma plataforma nova.

 

O Xeon E3-1270 v3 aparece frequentemente em promoções no AliExpress por valores perto dos R$ 170,00 a R$ 180,00. Você pode ficar acompanhando e logo irá encontrar um nessa faixa de preço. Pode também olhar outros modelos que tenham HT. Acredito que todos a partir do E3-1230 v3 tenham.

 

Eu aqui estou preferindo aguardar para trocar meu kit LGA 1150 todo de uma vez. Provavelmente irei pegar um laptop dessa vez, e por isso não quero gastar mesmo com o Xeon. Mas, por esse valor de R$ 180,00, ainda compensaria.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, KairanD disse:

@xKira7 Processadores de 4 núcleos sem Hyper Threading (HT) ou Simultaneous Multithreading (SMT), ou seja, que possuem apenas 4 núcleos e 4 threads, estão bastante defasados para jogos. Em diversos jogos modernos, problemas como stutter (travadinhas) e drops de FPS ocorrem e não adianta reduzir a qualidade gráfica. Isso porque tais chips ficam operando constantemente a 100% de uso, completamente sem folga.

 

Nem um overclock muito pesado - o que aumentaria consideravelmente o consumo de energia do processador e demandaria o uso de um cooler de alto desempenho - resolveria esse problema. Mesmo com clock bem mais alto, o Core i5 seria absurdamente inferior ao Xeon (ou Core i7) em jogos. Isso porque modelos a partir do Xeon E3-1230 v3 possuem HT, ou seja, 4 núcleos e 8 threads. Esses threads a mais são a diferença entre um jogo pesado rodar de forma aceitável ou ser injogável.

 

Te digo isso com experiência, pois possuo um Core i5 4670K. Apesar da GTX 650 ser uma placa básica - ou seja, bem pouco exigente mesmo para o Core i5 -, não faz sentido querer comprar um Core i5 desses nessa altura do campeonato. Se você já tivesse o Core i5, até compensaria colocar uma placa de vídeo bem mais potente, mas você ainda não tem, e por isso não deveria comprar um, já que atualmente é péssimo negócio.

 

Esta é a lista de processadores compatíveis com a sua placa-mãe: https://www.ASUS.com/br/supportonly/h81mcbr/helpdesk_cpu/?model2Name=H81MCBR. Os únicos processadores que compensam para estaObrigado. plataforma são os Xeon com HT (ou seja, 4/8). Fora isso, não compensa investir dinheiro aí, faria muito mais sentido pegar uma plataforma nova.

 

O Xeon E3-1270 v3 aparece frequentemente em promoções no AliExpress por valores perto dos R$ 170,00 a R$ 180,00. Você pode ficar acompanhando e logo irá encontrar um nessa faixa de preço. Pode também olhar outros modelos que tenham HT. Acredito que todos a partir do E3-1230 v3 tenham.

 

Eu aqui estou preferindo aguardar para trocar meu kit LGA 1150 todo de uma vez. Provavelmente irei pegar um laptop dessa vez, e por isso não quero gastar mesmo com o Xeon. Mas, por esse valor de R$ 180,00, ainda compensaria.

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!