Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Gigabyte B450m Gaming é boa?


DavyCosta
Ir à solução Resolvido por Elmo,

Posts recomendados

bom dia pessoal, estou montando meu Pc e estava procurando algumas placas mães e achei essa B450m Gaming da Gigabyte por um preço menor que as outras B450 (https://www.terabyteshop.com.br/produto/11008/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-DDR4-am4?gclid=CjwKCAiA5sieBhBnEiwAR9oh2oycShiOhyWefjM7-51EmtWbZGX2Ct71ZZOZKhRkY3S4_HBXGEkCaRoC2awQAvD_BwE)

Olhei em alguns lugares e tem gente que fala que ela não é muito confiável e gostaria de saber a opinião de vocês.

Vou usar ela com um Ryzen 5 4600G, 8x2 Ram 3200 com uma fonte de 500w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o 4600g poderia ir de A520 S2H que já seria suficiente.  

 

B450 Gaming gigabyte vai fazer o serviço dela, mas não se engane pela aparência ainda continua sendo uma placa de entrada.   Para um processador de entrada cumprirá o propósito. Muitos podem confundir a carenagem dela com uma placa High-end e querer usar um 5800x nela, uma combinação que não é adequada....

 

17 minutos atrás, DavyCosta disse:

com uma fonte de 500w.

Qual fonte? cite a marca e modelo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se você morar pelo litoral ou em região com umidade relativa do ar bastante alta, compre junto com a B450 um secador de cabelos... você poderá precisar ligar o micro para algum trabalho urgente e ele poderá não ligar... então você dá um calorzinho na placa e ela vai funcionar... depois que você passar por isso umas 100 vezes, ficará com tanta raiva dessa placa que vai dar ela de presente para algum inimigo e comprar uma B550, por exemplo... é o que estou por fazer... se você morar em uma região seca, então ela poderá ser considerada uma boa placa e você poderá não passar por esse problema... bem, tirando esse problema, ela é uma boa placa... a minha ainda é uma B450 da ASUS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Elmo disse:

Se você morar pelo litoral ou em região com umidade relativa do ar bastante alta, compre junto com a B450 um secador de cabelos... você poderá precisar ligar o micro para algum trabalho urgente e ele poderá não ligar... então você dá um calorzinho na placa e ela vai funcionar... depois que você passar por isso umas 100 vezes, ficará com tanta raiva dessa placa que vai dar ela de presente para algum inimigo e comprar uma B550, por exemplo... é o que estou por fazer... se você morar em uma região seca, então ela poderá ser considerada uma boa placa e você poderá não passar por esse problema... bem, tirando esse problema, ela é uma boa placa... a minha ainda é uma B450 da ASUS...

Qual tecnologia foi adicionada na geração "5.." das placas AMD que resolveu esse problema com umidade?

 

Eu moro no Recife e nunca tive esse problema, embora more no centro da cidade. Mas se morasse na beira-mar, só usaria o PC com um desumidificador de ar do lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, conterrâneo, eu moro no BARRO/Recife... estou distante da praia... nos dias que andava mais seco, ela estava ligando normal... mas essa mudança recente, eu não desligo o desktop... senão, para ligar novamente somente com um calorzinho... tem muiiiiitos vídeos no youtube sobre usar o secador de cabelos em diversas placas mãe, inclusive nas B450... até onde eu pude descobrir, o problema é no chipset B450, portanto, afeta todas as marcas de placas mãe... a minha é uma ASUS... em contato com a ASUS eles informaram (tem mais de 1 anos isso) que eles não consideravam erro de projeto da ASUS porque esse problema somente ocorria com quem morava no litoral ou região amazônica (que também é úmida demais) e com todos os fabricantes de placa-mãe, mas com quem morava em outro lugares, estava tranquilo... ou seja, se eu me mudasse para o interior, sertão nordestino, não teria problemas... rsrsrs...

 

Quero crer que é algo no projeto do chipset e que foi corrigido no B550, porque até então não soube desse tipo de ocorrência nela... estou me organizando para trocar de placa porque já cansou usar o secador... outro dia não ligava de forma alguma.... tirei as memórias e placa de vídeo, limpei os contatos com uma borracha escolar, recoloquei tudo, dei aquele calorzinho nela, demorou para ligar e está ligada desde então...

 

Penso que deve ter algum sensor para impedir ligar quando a umidade ambiente estiver alta... é inviável usar um desumificador..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elmo disse:

Henrique, conterrâneo, eu moro no BARRO/Recife... estou distante da praia... nos dias que andava mais seco, ela estava ligando normal... mas essa mudança recente, eu não desligo o desktop... senão, para ligar novamente somente com um calorzinho... tem muiiiiitos vídeos no youtube sobre usar o secador de cabelos em diversas placas mãe, inclusive nas B450... até onde eu pude descobrir, o problema é no chipset B450, portanto, afeta todas as marcas de placas mãe... a minha é uma ASUS... em contato com a ASUS eles informaram (tem mais de 1 anos isso) que eles não consideravam erro de projeto da ASUS porque esse problema somente ocorria com quem morava no litoral ou região amazônica (que também é úmida demais) e com todos os fabricantes de placa-mãe, mas com quem morava em outro lugares, estava tranquilo... ou seja, se eu me mudasse para o interior, sertão nordestino, não teria problemas... rsrsrs...

 

Quero crer que é algo no projeto do chipset e que foi corrigido no B550, porque até então não soube desse tipo de ocorrência nela... estou me organizando para trocar de placa porque já cansou usar o secador... outro dia não ligava de forma alguma.... tirei as memórias e placa de vídeo, limpei os contatos com uma borracha escolar, recoloquei tudo, dei aquele calorzinho nela, demorou para ligar e está ligada desde então...

 

Penso que deve ter algum sensor para impedir ligar quando a umidade ambiente estiver alta... é inviável usar um desumificador..

Quando você desliga o PC, você só desliga ele pelo windows ou também tira da tomada ou aperta o interruptor de trás da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Henrique... eu utilizava um transformador 220 para 110 de 1.000 watts... quando desligava o micro pelo windows, após desligava o transformador... como se tirasse da tomada a CPU, monitor, som, impressora... mas queimou o fusível tem uns 2 meses e eu ainda não comprei outro... então, atualmente, tudo está ligado diretamente na tomada e atualmente apenas desligo o pelo windows... nas 2 situações ocorre o mesmo problema com essa placa-mãe, que eu acho que é placa madrasta !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Elmo disse:

Olá, Henrique... eu utilizava um transformador 220 para 110 de 1.000 watts... quando desligava o micro pelo windows, após desligava o transformador... como se tirasse da tomada a CPU, monitor, som, impressora... mas queimou o fusível tem uns 2 meses e eu ainda não comprei outro... então, atualmente, tudo está ligado diretamente na tomada e atualmente apenas desligo o pelo windows... nas 2 situações ocorre o mesmo problema com essa placa-mãe, que eu acho que é placa madrasta !!!

Hmmm. Entendi.

Aqui o PC as vezes demorava para ligar quando eu deixava ele desligado por muito tempo fora da tomada. 

 

No mais, acho improvável que haja um sensor de umidade na placa-mãe. Mas acho que vale a pena trocar a placa-mãe, vai que...

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, HenriqueV5 disse:

acho improvável que haja um sensor de umidade na placa-mãe

Essa tecnologia seria interessante, mas só beneficiaria uma parcela pequena de consumidores, logo não faz sentido ter isso.    Para combater os efeitos de maresia e umidade é necessário cuidados do usuário como manter o PC limpo, e se morar em litoral de tempos em tempos dar um banho com alcool isopropílico na placa-mãe, até colocar aqueles saquinhos de sílica gel para reter umidade.    Na ventilação é interessante que use pressão negativa no gabinete, ou seja maior quantidade de ventoinhas jogando ar pra fora do que pra dentro, isso ajuda e evitar que a maresia seja jogada em cima dos componentes.    

 

Independente de marca/modelo ou geração, hardware vai sofrer perto da praia e mais ainda com quem não cuida muito bem. 

 

Este tópico ja foi contorcido diante da duvida original, peço que criem um tópico separado para esse assunto se quiserem prolongar essa conversa, para que possa ser útil aos proximos usuários que vierem até aqui buscando informações sobre o tópico em questão.

 

Até.

23 horas atrás, DavyCosta disse:

pichau nidus 500w

Excelente fonte, tem um bom projeto e vai ser mais que suficiente para sua configuração.  

Ela vai lhe suprir um upgrade de GPU até uma rtx2060 quando quiser faze-lo.  

 

Até.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alex Weiss disse:

Na ventilação é interessante que use pressão negativa no gabinete, ou seja maior quantidade de ventoinhas jogando ar pra fora do que pra dentro, isso ajuda e evitar que a maresia seja jogada em cima dos componentes.    

 

O problema é que com a pressão interna do gabinete negativa a pressão atmosférica empurrará mais ar do ambiente para dentro por qualquer fresta, levando junto poeira e mais umidade - tipo um aspirador de pó.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, não existe pressão negativa, exceto se colocar o desktop em uma bolha... tanto faz mandar o ar pra dentro do gabinete como puxar para fora, o ar vai circular da mesma forma e a maresia ou umidade, vai ter que entrar e vai depositar poeira e sal em todo o conjunto... eu não tenho problema de maresia porque moro distante da praia alguns poucos Km em linha reta... o problema do B450M é quanto a umidade e não maresia... o departamento de suporte técnico da ASUS foi quem disse desse problema do B450, se bem que quando eu contatei eles, já sabia devido os vídeos no youtube...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!