Ir ao conteúdo

Java JAVA FX ou Swing?

Ir à solução Resolvido por AdrianoSiqueira,

Posts recomendados

Postado

Olá!
Comecei a estudar Swing e JAVA FX e uma das coisas que percebi através de conversas em fóruns, bate papos em redes sociais e etc foi que JAVA FX já e a realidade até para a própria Oracle.
Para quem está começando a estudar JAVA, dar prioridade de estudo em JAVA FX ao invés de Swing é mais vantajoso? Se sim ou não, por quê?

Postado

o java fx requer mais atenção e experiencia, pelo manos na época que eu utilizava o java fx ele não estava embutido no netbeans tornando tudo desnecessariamente complicado e como você mesmo falou que está aprendendo, a melhor alternativa seria Swing mesmo, tudo funciona bem e ja está da IDE bastando so arrastar e programar, tenta finalizar alguns projetos de treino antes ai sim estuda java fx

• Curtir 1
Postado

Até a versão 10 do JDK, o JavaFX vem embutido. A partir da versão 11, é necessário baixá-lo separadamente no site do Gluon, ou usar algum gerenciador de dependências como o Maven ou Gradle.

O IDE não tem nada a ver com isso, você pode usar qualquer um que te agrade mais.

Como você está começando a aprender Java, pode começar com o JDK 8 ou 11 (acho que são os mais utilizados). Mas se pretende usar o JavaFX, recomendo que use o JDK 8, pela comodidade e pela simplicidade de empacotamento. É perfeitamente possível usar o JavaFX no JDK 11, mas precisa de uns passos a mais para fazer tudo funcionar, o que pode ser um porre, principalmente para quem está começando.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, KM_aguiar disse:

Olá!
Comecei a estudar Swing e JAVA FX e uma das coisas que percebi através de conversas em fóruns, bate papos em redes sociais e etc foi que JAVA FX já e a realidade até para a própria Oracle.
Para quem está começando a estudar JAVA, dar prioridade de estudo em JAVA FX ao invés de Swing é mais vantajoso? Se sim ou não, por quê?

Eu pessoalmente odiei o Java FX, o Swing é mais intuitivo de usar e nunca me deu problemas.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, KM_aguiar disse:

De forma corporativa como vocês veem os dois? 

Se você pensa em trabalhar pra Oracle, acho que compensa fazer um esforço e aprender o FX. Mas é aquele negócio, no C# também falavam que o WPF veio pra substituir o WinForms, mas até hoje o winforms ainda é usado por muita empresa e a Microsoft manteve atualizações deste também. Não foi exatamente substituído mas sim ofereceram essa outra ferramenta similar.

Na dúvida, foca no FX que é mais atual mas tenha pelo menos o básico do Swing, caso precise usar.

Se for programar só como hobby, escolha a que você se adaptar melhor.

• Curtir 1
Postado

@Felipecfk Estou estudando pra trabalhar na área, estou estudando JAVA e comecei a parte de Swing, porém eu estudo e programo com IntelliJ e o professor da Aula com o NetBeans, a diferença das IDE's é grande e tenho dificuldades até, códigos no NetBeans eu tenho que adaptar para poder funcionar com o IntelliJ porque o NB simplifica demais.
Vou aprender o Swing e depois aprendo o FX também, tenho intenções de tirar certificações ORACLE.

• Solução
Postado

Também uso o Intellij, realmente é um porre compartilhar projeto Swing do NetBeans, porque o código é todo travado para o funcionamento dele (perceba que em muitos lugares você vai ver uns comentários estranhos marcando o início e o final do método). O Intellij consegue editar isso, mas se você remover essas marcações, ou posicionar elas em um lugar diferente, o código para de funcionar corretamente no NetBeans, então tome cuidado para preservar as marcações.

Outro ponto é que o editor de interface gráfica do NetBeans não é compatível com o Intellij, porque o NetBeans injeta uma bibioteca chamada NullLayout, ela é a responsável pela facilidade de arrastar os componentes livremente pelos painéis. Essa biblioteca é interna do NetBeans, sendo um pouco complicado adicionar ela no Intellij.

Falando a nível de código, podemos citar a formatação. O NetBeans formata usando um estilo e o Intellij usando outro, mas isso pode ser ajustado nas configurações do Intellij.

Enfim, é possível usar o Intellij para trabalhar com outras pessoas usando o NetBeans, sóprecisa ter um pouco de paciência e cuidado para não quebrar o código dos outros. Sobre o editor de interface gráfica, não tem muito jeito, ou você não mexe nela, ou usa o NetBeans junto com o Intellij.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
16 horas atrás, KM_aguiar disse:

@Felipecfk Estou estudando pra trabalhar na área, estou estudando JAVA e comecei a parte de Swing, porém eu estudo e programo com IntelliJ e o professor da Aula com o NetBeans

Aposto que é aquele NetBeans 8.2 antigão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...