Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java JAVA FX ou Swing?


Ir à solução Resolvido por AdrianoSiqueira,

Posts recomendados

Olá!
Comecei a estudar Swing e JAVA FX e uma das coisas que percebi através de conversas em fóruns, bate papos em redes sociais e etc foi que JAVA FX já e a realidade até para a própria Oracle.
Para quem está começando a estudar JAVA, dar prioridade de estudo em JAVA FX ao invés de Swing é mais vantajoso? Se sim ou não, por quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o java fx requer mais atenção e experiencia, pelo manos na época que eu utilizava o java fx ele não estava embutido no netbeans tornando tudo desnecessariamente complicado e como você mesmo falou que está aprendendo, a melhor alternativa seria Swing mesmo, tudo funciona bem e ja está da IDE bastando so arrastar e programar, tenta finalizar alguns projetos de treino antes ai sim estuda java fx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até a versão 10 do JDK, o JavaFX vem embutido. A partir da versão 11, é necessário baixá-lo separadamente no site do Gluon, ou usar algum gerenciador de dependências como o Maven ou Gradle.

 

O IDE não tem nada a ver com isso, você pode usar qualquer um que te agrade mais.

 

Como você está começando a aprender Java, pode começar com o JDK 8 ou 11 (acho que são os mais utilizados). Mas se pretende usar o JavaFX, recomendo que use o JDK 8, pela comodidade e pela simplicidade de empacotamento. É perfeitamente possível usar o JavaFX no JDK 11, mas precisa de uns passos a mais para fazer tudo funcionar, o que pode ser um porre, principalmente para quem está começando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, KM_aguiar disse:

Olá!
Comecei a estudar Swing e JAVA FX e uma das coisas que percebi através de conversas em fóruns, bate papos em redes sociais e etc foi que JAVA FX já e a realidade até para a própria Oracle.
Para quem está começando a estudar JAVA, dar prioridade de estudo em JAVA FX ao invés de Swing é mais vantajoso? Se sim ou não, por quê?

Eu pessoalmente odiei o Java FX, o Swing é mais intuitivo de usar e nunca me deu problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, KM_aguiar disse:

De forma corporativa como vocês veem os dois? 

Se você pensa em trabalhar pra Oracle, acho que compensa fazer um esforço e aprender o FX. Mas é aquele negócio, no C# também falavam que o WPF veio pra substituir o WinForms, mas até hoje o winforms ainda é usado por muita empresa e a Microsoft manteve atualizações deste também. Não foi exatamente substituído mas sim ofereceram essa outra ferramenta similar.

Na dúvida, foca no FX que é mais atual mas tenha pelo menos o básico do Swing, caso precise usar.

Se for programar só como hobby, escolha a que você se adaptar melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipecfk Estou estudando pra trabalhar na área, estou estudando JAVA e comecei a parte de Swing, porém eu estudo e programo com IntelliJ e o professor da Aula com o NetBeans, a diferença das IDE's é grande e tenho dificuldades até, códigos no NetBeans eu tenho que adaptar para poder funcionar com o IntelliJ porque o NB simplifica demais.
Vou aprender o Swing e depois aprendo o FX também, tenho intenções de tirar certificações ORACLE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Também uso o Intellij, realmente é um porre compartilhar projeto Swing do NetBeans, porque o código é todo travado para o funcionamento dele (perceba que em muitos lugares você vai ver uns comentários estranhos marcando o início e o final do método). O Intellij consegue editar isso, mas se você remover essas marcações, ou posicionar elas em um lugar diferente, o código para de funcionar corretamente no NetBeans, então tome cuidado para preservar as marcações.

 

Outro ponto é que o editor de interface gráfica do NetBeans não é compatível com o Intellij, porque o NetBeans injeta uma bibioteca chamada NullLayout, ela é a responsável pela facilidade de arrastar os componentes livremente pelos painéis. Essa biblioteca é interna do NetBeans, sendo um pouco complicado adicionar ela no Intellij.

 

Falando a nível de código, podemos citar a formatação. O NetBeans formata usando um estilo e o Intellij usando outro, mas isso pode ser ajustado nas configurações do Intellij.

 

Enfim, é possível usar o Intellij para trabalhar com outras pessoas usando o NetBeans, sóprecisa ter um pouco de paciência e cuidado para não quebrar o código dos outros. Sobre o editor de interface gráfica, não tem muito jeito, ou você não mexe nela, ou usa o NetBeans junto com o Intellij.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!