Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Algo precisa substituir o carcomido JPEG, cuja compressão é pífia para os padrões atuais.

• WebP, derivado do codec de vídeo VP8 -> fraco tecnicamente comparado com os demais; livre de royalties
  • HEIC, derivado do codec de vídeo HEVC -> usado a partir do iOS 11; problemático por conta das patentes do codec
  • AVIF, derivado do codec de vídeo AV1 -> competitivo com o HEIC; livre de royalties
  • JPEG XL -> competitivo com HEIC e AVIF; permite recompressão (com diminuição no tamanho arquivo) de JPEG existente sem perda de qualidade; livre de royalties

Como o HEIC tem o problema das patentes, o futuro da web está entre o AVIF e o JPEG XL. Só que suporte ao JPEG XL foi removido do Google Chrome (que detém 65% do mercado...) sem explicação satisfatória:

https://www.cnet.com/tech/computing/chrome-banishes-jpeg-xl-photo-format-that-could-save-phone-space/

Agora, a Mozilla se diz "neutra" a respeito do assunto:

https://www.phoronix.com/news/Mozilla-Neutral-On-JPEG-XL

Mantida a decisão do Google, o amplo suporte ao AVIF será diferencial, acredito. Por mim, qualquer coisa, sendo livre de royalties, melhor do que o JPEG está de bom tamanho!

Quem lida com imagens, o que acha dessa celeuma?

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Muito interessante isso meu amigo, porém acho que a compressão do jpg continua boa até hoje, permite imagens com tamanhos bastante reduzidos.

Será que o chrome desabilitou o suporte ao JPEG XL para promover o formato deles o webp lol? Mais você ainda pode habilitar o jpeg xl pelo que eu entendi nas opções, na barra de endereços digite about:config e ai:

image.jxl.enabled = True

Pelo que eu entendi o JPEG XL promete várias melhorias como transparência, imagens panorâmicas e animações o que acho bastante interessante. Pena não ser compatível com nenhum navegador por padrão (pelo que entendi).

Entre o webp e o avif parece que a compressão do avif é melhor, já o webp é compatível com mais navegadores. A renderização de avif demora mais tempo pelo fato de ele ter uma compressão maior

Achei esse link da mozilla bastante interessante, explicando os formatos de imagens:

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/Media/Formats/Image_types

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, ricardo_br disse:

Muito interessante isso meu amigo, porém acho que a compressão do jpg continua boa até hoje, permite imagens com tamanhos bastante reduzidos.

É que a gente não usa os novos formatos! Quando usarmos, veremos que comprimem muito mais. É aquele tipo de mudança que, uma vez que for possível migrar definitivamente, sem precisar manter fallbacks, fará o espaço em disco requerido nos servidores para armazenar imagens cair no mínimo pela metade. Ou o espaço usado na memória flash interna dos smartphones cair no mínimo pela metade.

Será que o chrome desabilitou o suporte ao JPEG XL para promover o formato deles o webp lol?

WebP é fraco. Podemos assumir que o Google quer promover o AVIF...

Mais você ainda pode habilitar o jpeg xl pelo que eu entendi nas opções, na barra de endereços digite about:config e ai:

image.jxl.enabled = True

JPEG XL foi removido no Chrome 110.

Entre o webp e o avif parece que a compressão do avif é melhor, já o webp é compatível com mais navegadores. A renderização de avif demora mais tempo pelo fato de ele ter uma compressão maior

Decodificação de AVIF é bem suportada também:

https://en.wikipedia.org/wiki/AVIF#Support

(Windows 10/11 com "AV1 vídeo Extension" da Microsoft Store)

Claro, requer versões recentes. O formato em si é recente, né...

Postado

Olá, colegas!

Eu acho que o .avif é uma promessa para quem trabalha com imagens para websites.

Consultando o suporte para o .avif hoje no Can I use, ele parece não estar tão ruim.

less_avif.thumb.jpg.32fb992371a777592490f19ff3b629c5.jpg

Mas ainda prefiro continuar dando ênfase no WebP por enquanto.

Se bem que eu penso sempre em me manter aberto, e apesar de dar ênfase no WebP atualmente, continuo em certas situações a usar outros formatos mais antigos.

Gosto muito quanto possível, de usar SVG embutido no HTML para evitar requisições extra no carregamento de arquivos.

Abraços colegas.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 02/02/2023 às 17:02, Marcelo Calazans disse:

Consultando o suporte para o .avif hoje no Can I use, ele parece não estar tão ruim.

O que é notável, pois o formato é recente (2019).

Em 02/02/2023 às 17:02, Marcelo Calazans disse:

Mas ainda prefiro continuar dando ênfase no WebP por enquanto.

Dentre os navegadores relevantes, WebP é universalmente suportado, né? Sendo um formato de 2010, demorou para ser implementado fora do Chromium...

Firefox 65 em 2019, Safari 14 em 2020, Edge 79 em 2020 (quando adotou o Chromium como base). 🤷‍♂️

🍺

• 4 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Suporte ao AVIF no Safari foi expandido a partir da versão 16.4. No macOS, passou a ser suportado além do Ventura (13) e superiores; agora no Monterey (12) e Big Sur (11) também.

https://developer.apple.com/documentation/safari-release-notes/safari-16_4-release-notes

Firefox até a versão 112 não suportava AVIF animado (equivalente ao GIF, outra tranqueira que precisa ser aposentada). Suporta a partir da versão 113:

https://www.mozilla.org/en-US/firefox/113.0/releasenotes/

O mistério é o Edge, que ainda não é compatível. Fora isso, está bem completo o suporte usando versões recentes dos navegadores!

Não demora precisarei abrir um tópico na sala de sugestões do fórum para o sistema de anexos aceitar a extensão .avif. 💓

• 2 semanas depois...
Postado

@Marcos FRM agradeço pelo conteúdo. agora sabendo da existência do avif, vou procurar saber um pouco mais sobre o mesmo. recentemente, migrei praticamente todas imagens dos projetos que estava trabalhando de jpg/jpeg/png para webp, visando uma alcançar métricas melhores no PageSpeed Insights (o mesmo orienta a utilização de webp. lembro de uma época que o PageSpeed recomendava o web e jpeg xl, mas há algum tempo, o jpeg xl foi removido das recomendações).

tenho um projeto particular onde posso testar o avif 😃 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 19/06/2023 às 16:09, Marcos FRM disse:

Não demora precisarei abrir um tópico na sala de sugestões do fórum para o sistema de anexos aceitar a extensão .avif. 💓

Pedi WebP e o @Gabriel Torres adicionou, visto que é suportado pela plataforma do fórum! AVIF ainda não.

Windows 10 e 11 suportam AVIF no aplicativo Fotos com "AV1 Vídeo Extension" da Microsoft Store.

Curioso é que WebP não é suportado no Fotos, mesmo com "Extensões de Imagem WebP" (link) presente (funciona apenas no Edge). Parece que muito recentemente, na versão Insider do Windows 11, o aplicativo ganhou suporte (versão 2023.11050.2013.0):

https://winaero.com/windows-11-photos-app-now-supports-webp-images/

WebP é de 2010. Microsoft e suas esquisitices...

• Obrigado 1
  • mês depois...
Postado

@Marcos FRM o ruim que somente na versão mais recente terá suporte a esse tipo de recurso.

infelizmente, vejo a Apple, como inimiga dos programadores. sou desenvolvedor web e o fato de não ter o safari no Windows é bastante ruim.

• Membro VIP
Postado

Apple até que está colaborando. 👍 Suporta WebP (Safari 14+), AVIF (16.4+, quando o suporte ficou completo) e agora JPEG XL (17+).

Firefox não suporta JPEG XL nas versões estáveis -- apenas na Nightly e requer uma configuração experimental em about:config. Chrome (e Edge por usar a mesma base) removeu o suporte na versão 110. Portanto, o Safari liderar a adoção é bem-vindo.

Supondo que os demais sigam o mesmo caminho adicionando JPEG XL, também será em versões novas. O importante é ter suporte universal de pelo menos um, AVIF ou JPEG XL, nos quatro principais navegadores: Chrome, Edge, Safari, Firefox. Daí finalmente a web começará a sair dos Tempos Antigos no que diz respeito às imagens...

AVIF está mais próximo de conseguir: basta o Edge adicioná-lo. 🙏

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 02/07/2023 às 16:02, Marcos FRM disse:

Parece que muito recentemente, na versão Insider do Windows 11, o aplicativo ganhou suporte (versão 2023.11050.2013.0):

O aplicativo Fotos atualizou aqui no Windows 10 para a versão 2023.11080.4003.0. Agora suporta WebP, basta configurar a associação de arquivo. 🥳

Postado

@ricardo_br no windows 11 22H2 (build 22621.2134 - estável) o app Photos já suporta imagens animadas.

--- edit

pedi um amigo pra testar e no windows 10 22H2 (build 19045.3324 - estável) o app Photos já suporta imagens animadas.

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 17/08/2023 às 23:17, Marcos FRM disse:

AVIF está mais próximo de conseguir: basta o Edge adicioná-lo. 🙏

Pronto! A partir do Edge 121, AVIF (junto com AV1) é suportado 🥳:

https://windowsreport.com/microsoft-edge-now-supports-avif-and-av1-file-formats/

Todos os principais navegadores da praça conseguem exibir AVIF. A única restrição é o Safari no iOS, que não exibe imagens animadas, apenas estáticas. Não prejudica grande coisa.

https://caniuse.com/avif

• Curtir 2
Postado

Pronto, parece que AV1 (avif) vai ser o novo padrão para imagens na internet, porém para vídeos acho difícil porque a renderização de um filme completo tipo 4K pode durar semans pelo que eu ouvi dizer....

• Membro VIP
Postado

Vídeo é outra história. GPUs bem recentes suportam codificação (além de decodificação) de AV1 via hardware, que acelera o processo. Porém não é comum ainda. Enquanto isso, temos H.264, H.265 e VP9, que dão conta do recado. É preciso considerar também que os codificadores vão melhorando com o tempo. O SVT-AV1, codificador open source desenvolvido sob o guarda-chuva da AOMedia, continuamente vem ganhando otimizações de desempenho, como na recente versão 2.0.0. HandBrake linka a biblioteca de codificação do SVT-AV1.

Imagem é mais crítico, pois o JPEG é algo do tempo da pedra lascada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...