Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizo a BIOS da placa-mãe XFX GeForce 8200 Modelo MI-A78S-8209 V1.1?


Taís
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Pessoal, tenho um PC antigo (~2008) que estava dando muitos problemas de tela azul e de congelamento, principalmente quando entrava no YouTube, e muitas vezes o PC ficava reiniciando sem parar logo na inicialização do SO (Windows 10). Ele não reconhece UEFI. É legacy, herdado e tal.

Vi no gerenciador de dispositivos que o driver do "co-processador" estava desatualizado e o Windows update não encontrava atualização para ele.

Pesquisei então uma CPU que fosse melhor e compatível com a placa-mãe dele, e vi que essa placa-mãe suportava RAMs com 1066MHz de frequência. Fiz o Upgrade de ambos (de uma AMD Phenom x3 8450 2,16Hz para uma AMD Phenom II X3 720 2,8 Hz *fotos) e de memórias com 333,3 MHz de marcas e frequências diferentes (uma era Kingston 333 MHz e as outras eram 400MHz sem marca definida) para quatro iguais da Crucial com 533 MHz *fotos. Porém, quando instalei as memórias RAM, o PC começou a dar tela azul com vários códigos de erro (tenho fotos, se precisar). Quando entro na BIOS e peço para baixar a frequência das RAMs de 533 para 400 MHz, as telas azuis param, mas o computador fica muito lento.

Pensei em defeito dos módulos e fiz o padrão de passar borracha nos contatos, limpar os slots com álcool isopropilico 99%, trocar os módulos de slot... peguei até meu ampliador 60x para olhar mais de perto a situação dos contatos das RAMs e o que eu vi de diferente eu coloquei aqui nas fotos. Mas nada surtiu efeito e as telas azuis permaneceram. Fiz o teste com o MemTester86 por 32h e nada (foto).

Pensei que talvez o problema seja a BIOS que não está reconhecendo os módulos novos com a frequência devida. Então decidi atualizar a BIOS. Atualmente, a BIOS é da America Megatrends Inc. Versão 08.00.15-AMD AGESA v.3.1.8.0 de 05/04/2008. A XFX GeForce não oferece mais suporte para essa placa-mãe, nem a AMD. Encontrei atualização na America Megatrends, mas como o software é para Windows7, e eu usava Windows 10 deu um erro de "System doesn't support". As atualizações de BIOS que encontrei para essa placa-mãe estão nos seguintes links: 

https://www.touslesdrivers.com/index.php?v_page=23&v_code=2;

- (fóum: https://www.overclock.net/threads/mi-a78s-8209_bios_v6_iso-zip.1444993/) site http://xfxstorage.com/Support/BIOS/Motherboard/730a-8200/

https://www.ami.com/resources/support-other/ (este, eu não tenho certeza se é para a minha placa-mãe);

- Vi essa conversa também sobre a fabricante de uma placa-mãe parecida mas não é a minha que pode dar uma pista do caminho a seguir: https://www.hardware.com.br/comunidade/atualizar-BIOS/1482517/?newuser=true.

Eu to com medo de atualizar a BIOS porque tenho medo de o PC estragar. As BIOS destes sites são ISO ou apenas um ROM, e eu soube em minhas pesquisas que precisa ser um arquivo DOS (específico para a placa-mãe) e um ROM (com a atualização) para fazer o flashing.

Alguém consegue me orientar sobre o que e como fazer isso? Meu objetivo final é fazer o PC entrar em concenso com as memórias RAM com frequência de 1066MHz.

BIOS a ser mudada.JPG

TentativaDeAtualizacaoBIOSAMT.JPG

CPUZ MOBO.JPG

Manual.JPG

CPU-Z RAM.jpg

CPU-Z RAM nova.jpg

Modelo mobo.JPG

mobo.JPG

RAM.JPG

RAM1.JPG

RAM2.JPG

RAMs novas.jpg

Memtest8632h.JPG

CPU-Z CPU.jpg

CPU-Z CPU nova.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
14 minutos atrás, Taís disse:

 

Foi o mais próximo que achei também. Se você quiser arriscar, crie um pendrive com o FreeDOS usando o Rufus -- lembre de marcar "Opções de compatibilidade para BIOSs antigos" (em "Mostrar propriedades avançadas do drive"):

 

rufus_freedos.png.a505b271b07fc020bb02243a79b8785b.png

 

Depois baixe daqui...

 

http://xfxstorage.com/Support/BIOS/Motherboard/730a-8200/Floppy/

 

...os arquivos AFUDS423.EXE, AMI.BAT e XA78SV18.ROM. Pressuponho que a versão "V18" (1.8 provavelmente) é a última. Depois, tem que editar o AMI.BAT (é um arquivo de texto) no Bloco de notas, substituindo XA78SV15.ROM por XA78SV18.ROM. Salve. Copie os três para o pendrive recém criado e inicialize por ele. No prompt, digite AMI.BAT e pressione Enter.

 

Absolutamente por sua conta e risco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM  Fiz um backup da BIOS utilizando o Universal BIOS Backup ToolKit 2.0.

Ele gerou um arquivo ROM ou BIM, não lembro bem agora. Se der ruim, e eu tiver que voltar a BIOS anterior, como faço? Troco o XA78SV18.ROM pelo ROM/BIM do backup?

Quando eu criar o pendrive bootável, eu seleciono também "Usar MBR do Rufus com ID de BIOS?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Taís disse:

Se der ruim, e eu tiver que voltar a BIOS anterior, como faço?

 

Depende... se a placa não ligar mais, só recorrendo a alguém que tenha um gravador de EPROM. Pela foto, essa placa tem dois chips de BIOS em soquetes, o que é bom sinal. Um deve ser de backup e, na pior das hipóteses, caso precise regravar, é fácil remover.

 

2 minutos atrás, Taís disse:

Quando eu criar o pendrive bootável, eu seleciono também "Usar MBR do Rufus com ID de BIOS?

 

Deixe desmarcado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM  Quando criei o pendrive bootável no Rufus usando apenas as configurações que falou, dentro do pendrive, ficou estes arquivos. Aí eu só adiciono os três arquivos por você mencionados (AMI.BAT, AFUDS423 e XA78SV18.ROM) ali dentro junto com os arquivos criados pelo Rufus e pronto?

Antes de eu fazer isso. você acha que meu raciocínio está correto? Que a atualização da BIOS é uma chance de conseguir ter as RAMs desempenhando seu maior potencial? você faria o que vou fazer? (Sei que será por minha conta e risco).

PENDRIVE BOOTÁVEL.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Taís disse:

Aí eu só adiciono os três arquivos por você mencionados (AMI.BAT, AFUDS423 e XA78SV18.ROM) ali dentro junto com os arquivos criados pelo Rufus e pronto?

 

Sim. Essas coisas que o Rufus coloca pode ignorar.

 

1 minuto atrás, Taís disse:

Antes de eu fazer isso. você acha que meu raciocínio está correto? Que a atualização da BIOS é uma chance de conseguir ter as RAMs desempenhando seu maior potencial?

 

Atualização de BIOS pode consertar um monte de coisa, inclusive isso. Tem que tentar.

 

1 minuto atrás, Taís disse:

você faria o que vou fazer? (Sei que será por minha conta e risco).

 

Sim, pois tenho um gravador de EPROM aqui do lado. 🤣 Como essa placa usa chip de BIOS em soquete, facilita um pouco se der problema.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Taís disse:

Ta, eu escrevi no prompt a linha de comando. Mas deu um erro de "problem openin file for reading". Eu escrevi o comando errado?

 

Sim, faltou um espaço antes do "/O".

 

1 minuto atrás, Taís disse:

Fui na BIOS e encontrei em "security" esse Flash Write Protection como "enabled", mudei para "disable".

 

Perfeito. Deve funcionar agora... mas, certifique-se de que o backup deu certo antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Backup está OK.

 

Esse erro significa que o arquivo da atualização não confere com o "ID" do BIOS atual. Em teoria, isso acontece quando o BIOS é para um modelo diferente de placa. É possível dizer para o programa ignorar essa verificação adicionando a opção /X no AMI.BAT (no fim, depois das opções atuais, separada com um espaço).

 

Aumenta um pouco o risco... decida aí se vale a pena ou não. Tem o backup do BIOS atual pelo menos (BKP.ROM).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Bom, levei em conta que esse cara desse fórum tinha a mesma placa que eu e ele disse que fez o flashing dele. Fiquei com medo, mas fiz.  O resultado foi esse. E pelo que entendi, foi um sucesso! Né? Agora só preciso ligar o PC normalmente e testar se a RAM chega no seu potencial todo.image.thumb.png.944f88c2b4c3c7ee45f93a3e428c3958.pngimage.png.68bac8a52986edf8a0a9f0a618b0abe5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Deu certo sim! Olha! A data passou de 2008 para 2009 e a versão da BIOS é V1.8 e não mais V1.0. Quando coloquei o Sistema operacional para funcionar, ele entrou. Então acho que deu certo! Eu coloquei também a velocidade das RAMs para irem para 1066MHz e entrei no SO novamente e por enquanto, não deu tela azul! Não demorava muito a dar o problema de tela azul. Muitas das vezes a tela azul vinha ainda quando estava no bloqueio de tela antes de entrar no usuário. O fato de ser Windows 7 e não 10 não deve influenciar nisso, né? Obrigada pela ajuda!

Mas tem o fato também que eu instalei Windows 7 nele. Porque achei que eu ia fazer a atualização pela America megatrends, como eu havia dito na abertura deste post. Eu tentei fazer um pendrive bootável com Windows 10 para fazer o HD voltar para o Windows 10 e não está dando certo de novo. Tem o fato também de que eu inventei de tentar atualizar o Driver do Co-processador e agora o SO não entra mais.

Eu tenho dois HDs. Vou chamar o HD inicial de HD1 que foi o HD que está com Windows 10 e eu atualizei o Driver do Co-processador e ele parou de entrar no SO. E tem o HD2, que não é necessário, e está com Windows 7. Peguei ele porque o dono do PC não quer perder os arquivos dele que estão no HD1. Então, pensei em pegar o HD2 para usar ele para tentar tratar o HD1 como uma unidade de memória removível (como um HD externo). Mas não deu certo. Deve ser porque não tenho aquelas cases que ligam o HD/SATA à porta USB do PC. Quando liguei as duas unidades juntas (HD2 como principal e HD1 como segunda unidade), deu um erro e o PC começou a tentar corrigir o erro do HD1 e depois desligou. você consegue me ajudar com isso também? Tirar a atualização do driver que fiz para voltar a usar o HD1 como HD principal.

image.thumb.png.59c303c1b1f4d8f662a20bd7f3ca124f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Taís disse:

Deu certo sim! Olha! A data passou de 2008 para 2009 e a versão da BIOS é V1.8 e não mais V1.0. Quando coloquei o Sistema operacional para funcionar, ele entrou. Então acho que deu certo! Eu coloquei também a velocidade das RAMs para irem para 1066MHz e entrei no SO novamente e por enquanto, não deu tela azul! Não demorava muito a dar o problema de tela azul. Muitas das vezes a tela azul vinha ainda quando estava no bloqueio de tela antes de entrar no usuário. O fato de ser Windows 7 e não 10 não deve influenciar nisso, né? Obrigada pela ajuda!

 

🙏 Deve ter resolvido sim. Você ainda tem o backup? Se tiver, renomeie BKP.ROM para XA78SV10.ROM (para manter o esquema de nome usado por eles: é a V1.0 antiga). Depois, comprima esse XA78SV10.ROM com ZIP (XA78SV10.ZIP) e anexe aqui do tópico. Pode ser útil para outros usuários!

 

1 hora atrás, Taís disse:

Eu tentei fazer um pendrive bootável com Windows 10 para fazer o HD voltar para o Windows 10 e não está dando certo de novo.

 

O que exatamente não está dando certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Você ainda tem o backup?

Ai, onde ficou o backup? Ficou no Pendrive? Eu pensei que tinha ficado "guardado" na outra BIOS da placa, já que a placa tem duas BIOS! Eu formatei o pendrive que usei para atualizar a BIOS! Onde ficou o backup?

 

46 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O que exatamente não está dando certo?

Eu criei um pendrive bootável com a ISO da Windows 10 usando o Rufus, daquele jeito que tinhamos feito para criar o pendrive bootável com a atualização da BIOS e para criar o pendrive bootável com o Windows 7. Só que quando coloco o pendrive no PC e ponho ele para formatar meu HD2 (que tem o Windows 7) a tela fica preta e não sai disso.

image.png.e2ea67bfbd720f61633204890d9890b8.png

 

Mas sinceramente, esse, atualmente, é o menor dos problemas. Acho que consigo formatar ele depois usando o meu notebook, e vai até ser melhor porque não tem que se preocupar com a questão de ele ser ou não BIOS herdada e tal. porque meu note é um acer nitro 5, é mais atual e será mais fácil eu formatar meu HD2 por ele. 

O que preciso mesmo, é fazer o HD1 (que é o HD original que está com Windows 10) voltar a entrar no SO. Eu atualizei o driver do co-processador anteontem (dia 31/01/23 por volta das 20h20 - falo do horário porque às vezes da para identificar o arquivo pela data e hora) e a atualização congelou. Reiniciei o PC e agora ele não entra no SO. Já tentei fazer o windows recuperar um backup anterior a atualização de driver mas não existe este safe-point no PC, um backup. Eu vou ter que conseguir tirar essa atualização de driver sem entrar no sistema operacional. Ou por meio de um desses pendrives que tem programas que recuperam dados, ou pelo prompt de comando. Consegue me ajudar com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 minutos atrás, Taís disse:

Ai, onde ficou o backup? Ficou no Pendrive? Eu pensei que tinha ficado "guardado" na outra BIOS da placa, já que a placa tem duas BIOS! Eu formatei o pendrive que usei para atualizar a BIOS! Onde ficou o backup?

 

Estava no pendrive. Nem esquenta. Salvarei todo aquele site com os BIOS das placas-mãe da XFX enquanto ainda existe.

 

14 minutos atrás, Taís disse:

Eu criei um pendrive bootável com a ISO da Windows 10 usando o Rufus, daquele jeito que tinhamos feito para criar o pendrive bootável com a atualização da BIOS e para criar o pendrive bootável com o Windows 7. Só que quando coloco o pendrive no PC e ponho ele para formatar meu HD2 (que tem o Windows 7) a tela fica preta e não sai disso.

 

Hmmm. Estranho. Funciona com o Windows 7 e não com o 10? É a mesma arquitetura os dois (32/64-bit)? Usou o modo de compatibilidade do Rufus, certo? (tente não usar, vai que o BIOS novo não precise daquilo...)

 

14 minutos atrás, Taís disse:

Eu vou ter que conseguir tirar essa atualização de driver sem entrar no sistema operacional. Ou por meio de um desses pendrives que tem programas que recuperam dados, ou pelo prompt de comando. Consegue me ajudar com isso?

 

Vai ser complicado. É muito mais fácil tentar reinstalar esse Windows...

 

É mais interessante encerrarmos este tópico. Abra um na sala sobre Windows 10, para ficar mais organizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Estava no pendrive.

🤦‍♀️ nossa, foi mal.

 

8 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Nem esquenta. Salvarei todo aquele site com os BIOS das placas-mãe da XFX enquanto ainda existe.

Tá bem.

 

8 minutos atrás, Marcos FRM disse:

É a mesma arquitetura os dois (32/64-bit)?

É, 64 bit. 

 

8 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Usou o modo de compatibilidade, certo? (tente não usar, vai que o BIOS novo não precise daquilo...)

Fiz do mesmo modo: sim, com o modo de compatibilidade para BIOSs antigos. Esquema de partição MBR, sitema de destino BIOS (ou UEFI-CSM), sistema de arquivos NTFS... a única coisa de diferente que aconteceu foi que quando mandei iniciar o processo de montar o pendrive, apareceu uma janela "Windows User Experience". Como a da foto. Eu deixei tudo em branco e apertei OK. Aí fui lá usar o pendrive. Vou tentar fazer como disse e tirar o modo de compatibilidade.

15 minutos atrás, Marcos FRM disse:

É mais interessante encerrarmos este tópico. Abra um na sala sobre Windows 10, para ficar mais organizado.

Ok.

image.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!