Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 580 Gigabyte Fan Esquerdo fazendo ruído


Ir à solução Resolvido por tiago4171,

Posts recomendados

Boa tarde Pessoal do CDH! Como estão as coisas? Espero que bem!

Eu estou com um problema que acredito ser bem fácil de resolver, entretanto resolvi pedir ajudar porque caso eu espane algum parafuso ou coisa do tipo será bem complicado de arrumar. 
Comprei uma RX 580 da Gigabyte 8GB de um Colega meu, inclusive é difícil de acreditar, mas ela nunca foi usada em mineração. Ele comprou na Kabum a um bom tempo antes dos dois booms de mineração e agora após um UP pra uma RTX 3060 ele me vendeu sua placa.

Enfim, o problema é o que está no titulo, mas gostaria de dar um pouco mais de detalhes e esclarecer alguns fatos:

- É possível ver claramente que a FAN da Esquerda, o que faz ruído, está levemente "mais solto" do que o direito. O que me faz pensar que pode ser ele pode estar faltando parafuso ou com parafuso mal apertado. Não sei se isso é possível, pois pesquisando no YT vi que essas RX 580 tem diversas formas de trocar as fans, e acredito que este modelo meu da Gigabyte parece não precisa abrir a placa completamente pra realizar essa manutenção.

- Esse meu amigo que me vendeu a placa de disse que trocou as FANs antes de me vender, o que abre mais um alerta pra parafusos pouco apertados

- Qual chave Phillips devo comprar pra abrir a placa? Apesar de mexer com Informática já a algum tempo, as chaves que tenho não serviram nesta placa. Um amigo meu deve me emprestar um Kit de Chaves ainda hoje pra tentar olhar isso, mas vou precisar comprar uma chave desta de um jeito ou de outro.
- Quando o deixo o gabinete deitado a FAN chega até a parar de funcionar, e faz mais ruido ainda.

- Deixei o PC em pé ao invés de deitado e agora após algum tempo de uso, o ruído diminiu bastante mas não parou. Não joguei nada pesado na placa ainda, só Minecraft e Euro Truck Simulator 2 e o desempenho está muito bom, pra os jogos em questão, logo acredito que mesmo com esta FAN do jeito que está não estou tendo problemas com temperatura.

 

O modelo da placa de vídeo é este(Link do TechPowerUP). Modelo indêntico mesmo

O resto do meu PC:

Ryzen 7 2700x em Stock

32GB | 4x8GB DDR4 Rodando a 2666mhz

B450M Steel Legend

Fonte Corsair CX 430 com potencia de 430W

2 FANs exaustores | Um na tampa do gabinete e outro na traseira

3 HDD Sata e 1 SSD Sata

Placa de Rede Extra Realtek de 100 Megabits

 

Desde já agradeço o suporte!

Cumprimentos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ricci Passando pra atualizar que consegui abrir a placa, não precisei desmontar ela toda como eu temia. Precisei apenas desparafusar a carcaça de plástico que vai em cima do dissipador e então as 2 ventoinhas saem.
Tenho noticia boa e ruim. A boa é que a placa está fazendo muito menos ruido que antes, e a ruim é que mesmo após essa manutenção acredito que esse fan esquerdo tá nas últimas. Ele trepida muito, felizmente na China o Kit de Fans é barato. Vou considerar a comprar depois.

Muito obrigado!

 

Caso tenha algo extra a adicionar por favor pode me falar. Do contrário fecharei o tópico. Obrigado mais uma vez!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Lucas RicciPassando para atualizar uma última vez. Consegui arrumar a ventoinha de vez, mas curiosamente a outra, a da direita, começou a apresentar o mesmo problema. Acredito que isso tem haver com os parafusos das ventoinhas. Por algum motivo eles parecem não estarem apertando a ventoinha corretamente fazendo com que um lado da fan tenha mais peso que o outro o que resulta em uma trepidação da fan como um todo.
Deixei a ventoinha da direita um pouco mais solta e troquei um dos seus parafusos pra tenta equilibrar as pás, pois os parafusos originais estavam soltando sozinhos mesmo após apertar.

Pra resolver o problema da outra fan, a da esquerda, eu abrir ela completamente e lubrifiquei com óleo de máquina. Após colocar os parafusos não tive mais problemas com esta.

Enfim numa próxima limpeza trato da fan da direita melhor, já que só percebi depois de remontei tudo.

Atualmente as fans não fazem barulho, só quando saem do 0 RPM(Recurso onde as FANS ficam paradas até os 50º C da placa) pois elas arrancam com certa força. Depois o barulho fica bem suave, sem aquele tec tec tec de antes.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!