Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível gargalo durante execução de jogos mais pesados


Posts recomendados

Olá pessoal, estou com a seguinte situação

 

Fiz um upgrade de placa de vídeo e fonte de energia e meu computador começou a apresentar quedas de FPS em alguns jogos mais pesados, com a configuração antiga estava tudo rodando liso mas na troca comecei a ter essa queda, não entendo muito mas acredito que posso estar com problema que o povo chama de "gargalo" entre placa de vídeo e processador.

 

Onde notei mais diferença entre o antes e depois do upgrade foi jogando GTA e alguns mapas de CSGO (dust2 e ancient), já fiz atualização da BIOS da placa-mãe, atualizar dos drivers da placa de vídeo e já até formatei para reinstalar todos os drivers mas o erro continua, se alguém souber dar alguns palpites ou até algo que talvez possa ajudar, estou a disposição para testar, segue abaixo as duas configurações

 

Setup Antes do upgrade

placa-mãe: AORUS ELITE B450M V1

Processador: Ryzen 5 3600

Placa de Vídeo: GIGABYTE RTX 1660 SUPER

memória RAM: 8gb ram HyperX Fury (x4)

Fonte: 500Watts, não lembro a marca

 

Setup depois do upgrade

placa-mãe: AORUS ELITE B450M V1

Processador: Ryzen 5 3600

Placa de Vídeo: PNY RTX 3060 TI

memória RAM: 32gb (4x8gb) RAM HyperX Fury

Fonte: 700 WATTS, não lembro a marca

Fonte: MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo, Entrada Bivolt, Preto - 306-7ZP2B22-CE0

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Não cheguei a verificar as temperaturas, mas vou fazer isso hoje a noite e te dou uma resposta.

 

@Elder Nauvirth Acabei de confirmar aqui, é uma fonte de 650w na vdd, Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo, Entrada Bivolt, Preto - 306-7ZP2B22-CE0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Jared Aguirra disse:

@GuilhermeGB Não cheguei a verificar as temperaturas, mas vou fazer isso hoje a noite e te dou uma resposta.

 

@Elder Nauvirth Acabei de confirmar aqui, é uma fonte de 650w na vdd, Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo, Entrada Bivolt, Preto - 306-7ZP2B22-CE0

A fonte é boa e não deve causar problemas, a princípio vamos descarta-la. Verifique as temperaturas e diga como está assim que for possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jared Aguirra disse:

@GuilhermeGB Sendo bem sincero, acho difícil o problema seja a temperatura quando fiz esse upgrade eu coloquei 10 fans para jogar todo o ar quente para fora mas vou confirmar e te passo quanto está ficando a temp enquanto rodo os jogos

10 fans jogando ar pra fora? Mas como fica a entrada de ar? Você estaria bagunçando a troca de calor dentro do gabinete assim, o ideal é meio a meio (metade puxando ar frio e metade tirando ar quente) e seguindo o fluxo de ar correto.

 

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Jared Aguirra disse:

@GuilhermeGB Fiz exatamente como a foto que você mostrou, dois sentidos puxando o ar para dentro e mais dois sentidos jogando para fora. 

Ah sim, entendi. Bom, vamos ver como está na prática então.

 

Gargalo de processador dificilmente causaria esses problemas, o gargalo é simplesmente uma limitação de desempenho imposta pelo processador, geralmente você chega num teto de FPS e não consegue ir além daquilo, mesmo que sua placa de vídeo tenha potencial pra isso. Para uma situação de gargalo de processador causar quedas muito bruscas de FPS é quando o processador está abaixo do que o jogo precisaria pra rodar com tranquilidade, tipo quantidade de núcleos/threads insuficientes baixa, o que causaria 100% de uso o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ah sim, entendi. Bom, vamos ver como está na prática então.

 

Gargalo de processador dificilmente causaria esses problemas, o gargalo é simplesmente uma limitação de desempenho imposta pelo processador, geralmente você chega num teto de FPS e não consegue ir além daquilo, mesmo que sua placa de vídeo tenha potencial pra isso. Para uma situação de gargalo de processador causar quedas muito bruscas de FPS é quando o processador está abaixo do que o jogo precisaria pra rodar com tranquilidade, tipo quantidade de núcleos/threads insuficientes baixa, o que causaria 100% de uso o tempo todo.

Entendi, vou usar o MSI Afterburn pra ver a temperatura, você indica algum outro programa para eu verificar o status do pc enquanto rodo os jogos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jared Aguirra disse:

Entendi, vou usar o MSI Afterburn pra ver a temperatura, você indica algum outro programa para eu verificar o status do pc enquanto rodo os jogos?

 

O MSI Afterburner é o mais popular nesse seguimento. A NVIDIA também tem um overlay próprio, mas ele não é muito completo, é mais focado no desempenho do jogo e nas estatísticas da placa de vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Jared Aguirra disse:

Entendi, vou usar o MSI Afterburn pra ver a temperatura, você indica algum outro programa para eu verificar o status do pc enquanto rodo os jogos?

 

CapFrameX é melhor que o MSI Afterburner para monitoração, você consegue registrar o desempenho do jogo e o programa cria um gráfico mostrando temperaturas, uso de cpu, gpu e frametime

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Goner disse:

CapFrameX é melhor que o MSI Afterburner para monitoração, você consegue registrar o desempenho do jogo e o programa cria um gráfico mostrando temperaturas, uso de cpu, gpu e frametime

Não conhecia o programa, vou fazer uns testes quando puder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não conhecia o programa, vou fazer uns testes quando puder.

Outro detalhe interessante de mencionar é que em nenhum outro programa consigo monitorar a temperatura da minha vram (por limitação de sensor), porém no CapFrameX consigo pelo menos ver o hotspot da mesma

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Goner disse:

Outro detalhe interessante de mencionar é que em nenhum outro programa consigo monitorar a temperatura da minha vram (por limitação de sensor), porém no CapFrameX consigo pelo menos ver o hotspot da mesma

Interessante, realmente nunca vi ninguém monitorando temperatura da VRAM com o MSI Afterburner. A minha placa mesmo nem tem, uma pena porque queria saber como ela estaria de comportando com o overclock que fiz nela de +1500MHz. Pelo menos até agora não deu nenhum problema rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  Fiz os testes aqui e ficou da seguinte forma

CSGO DUST 
Temp GPU - Min 46º Max 67º

Uso GPU - Chegou a bater 99%

Uso da VRAM - Min 682 Max 2940

Temp CPU - Min 49º Max 71º

Uso RAM - Min 4434 Max 9111

Não sei se da pra chegar em alguma conclusão com essas informações, mas se souber de algo ja ajuda bastante

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Jared Aguirra disse:

@GuilhermeGB  Fiz os testes aqui e ficou da seguinte forma

CSGO DUST 
Temp GPU - Min 46º Max 67º

Uso GPU - Chegou a bater 99%

Uso da VRAM - Min 682 Max 2940

Temp CPU - Min 49º Max 71º

Uso RAM - Min 4434 Max 9111

Não sei se da pra chegar em alguma conclusão com essas informações, mas se souber de algo ja ajuda bastante

As temperaturas estão boas. Apenas pelas mínimas e máximas também não identificar qualquer problema.

 

Se você puder gravar um pequeno vídeo do jogo que consiga capturar essas quedas, isso enquanto está com as estatísticas ligadas, talvez ajude a dar uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, GuilhermeGB disse:

As temperaturas estão boas. Apenas pelas mínimas e máximas também não identificar qualquer problema.

 

Se você puder gravar um pequeno vídeo do jogo que consiga capturar essas quedas, isso enquanto está com as estatísticas ligadas, talvez ajude a dar uma ideia.

Segue o link da diferença de FPS no CSGO nos mapas Mirage e Dust2

 


E agora do Hogwarts Legacy
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jared Aguirra ah sim, identifiquei o que está causando seu baixo desempenho, está havendo uma limitação pro lado da placa de vídeo. Veja que a mesma está operando a mais de 90% de uso do CS:GO, que é um jogo extremamente leve e uma RTX 3060 Ti deveria rodar "dormindo". Dá pra notar isso também pela energia da placa, apenas 78W, CS:GO talvez não seria capaz de usar a placa ao máximo, mas Hogwarts Legacy sim, por isso o desempenho está tão baixo. Ela provavelmente está operando limitada numa frequência bem abaixo do normal.

 

Ainda não é possível determinar o que está causando a limitação de desempenho da placa, temperatura não é porque a mesma está rodando fria. Você disse que já formatou, reinstalou driver e tudo mais, então provavelmente não é algo relacionado com software e sim hardware. Então peço que verifique se o cabo de alimentação da fonte está bem encaixado, se possível remova a placa de vídeo e tente fazer uma limpeza no barramento PCI-Express.

 

Usando o GPU-Z, por exemplo, você pode dar uma olhada em algumas informações sobre a placa, como por exemplo, se ela está operando em PCI-Express 3.0 x16, se a placa estiver em idle pode aparecer 1.1 x16, mas é só rodar o teste de estresse que tem lá mesmo pra forçar ela no 3.0 x16. Na aba de sensores você também pode ver se a placa está recebendo alimentação pelo conector de energia da fonte, tem sensores para medir tensão e energia recebida pelo slot da placa-mãe e também pelo conector externo, verifique como está.

 

Lembrando que a placa-mãe só é capaz de fornecer até 75W, que é mais ou menos a quantidade de energia que sua placa está limitada a trabalhar. Eu não acredito que seja um defeito na fonte, mas não estamos livre dessa possibilidade. Talvez possa ser um mau contato na conexão, ou um erro no sensor da placa que não está identificando o conector e por isso não está fazendo uso da energia que viria do conector da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!