Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Placa-Mãe A320M-K/BR ASUS

Processador Ryzen 5 Pro 3350G

Fonte AZZA PSAZ-550W 80 PLUS

Memória Interna SSD 500GB

memória RAM 16GB

Cooler Pichau Gaming Sage

Essas são as especificações do meu PC, comprei ele tem 2 anos, optei por esse processador por já ter uma placa de vídeo integrada, mas hoje penso em fazer um upgrade. Qual placa de vídeo vocês recomendariam? Ou seria melhor começar mudando o processador, ou a fonte, o que acham? Uso ele para jogos, como DBD, Fortnite, The Witcher 3, Tomb Raider, futuramente RE4 Remake, etc. E gostaria de investir agora entre 1500 e 2000. 2000 só se for realmente muito necessário. Atualmente ele satisfaz todas as minhas necessidades, apenas com DBD tenho problemas de crash, não sei se o problema é com o próprio jogo, pois acontece com outras pessoas também, só que comigo é com mais frequência. Se a tela ficar parada por uns minutos, sem eu mexer no controle, o jogo trava e eu tenho que reiniciar o PC, pois a tela fica congelada e nada responde, ou então ele reinicia sozinho. Só acontece com esse jogo, me disseram que pode ser que eu precise trocar a pasta térmica, e por um cooler melhor. Qual a opinião de vocês sobre isso? Indicariam um cooler, a pasta ou uma placa de vídeo mesmo? Obrigado.

Postado

Definitivamente fonte, depois você pode pensar em colocar uma GPU.

Fonte SuperFrame, 500W, 80 Plus Bronze SF-B500FL - Aprovada pelo Teclab

Fonte MSI MAG A550BN, ATX, 550W, 80 PLUS Bronze - Também aprovada

Fica na sua decisão, a da superframe está mais barata

Depois de investir em uma nova fonte recomendo casar no mínimo com uma GTX 1660 Super, mas se puder pegue uma rx 6600 ou uma RTX 2060

Postado

image.png.4a5107db444491604d28d88eb8ed6bc5.png

Bom, eu penso sempre na frente, a esquerda pra uma 3060TI   o ideal é ter uma de 650w e na direita uma 3060 o ideal é ter uma de 550w.

Pra não ter que trocar agora e daqui a alguns anos ter que trocar de novo de fonte, eu colocaria uma de 650W ou se a diferença for pouca já pega uma de 750W, as vezes acha em um bom preço.

Se esse kit ai já satisfas suas necessidades, faz um upgrade de placa-mãe e processador, pega um 5700G com vídeo interno e uma placa-mãe.

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-Ryzen-7-5700g-a520m-DDR4?gclid=CjwKCAiA85efBhBbEiwAD7oLQH-awTkvyTR_3cGsSh2CTYWaf-a0qSFo4jLXUrtONgh4g2EWiC1FbRoCbC4QAvD_BwE

Vais ter um salto enorme em processamento e em gráficos! Lembrand, você não disse a frequência das suas memórias, hoje 3200Mhz no mínimo ´pra ter um bom desempenho no Ryzen.

É o que eu faria!

Postado

@Goner Obrigado pela resposta. Você acha que é por causa dela que meu PC congela/trava quando jogo DBD? Ou o problema é outro? Uma Corsair TX550M ou CX650 seria uma boa também?

@Eduardo Obrigado por responder. A minha memória é de 3000Mhz, faz muita diferença trocar por uma de 3200Mhz? Meu principal problema é com o Dead By Daylight travando a tela, me obrigando a reiniciar o PC.

• Solução
Postado
3 minutos atrás, Donnie disse:

@Goner Obrigado pela resposta. Você acha que é por causa dela que meu PC congela/trava quando jogo DBD? Ou o problema é outro? Uma Corsair TX550M ou CX650 seria uma boa também?

Possivelmente, mas geralmente fontes ruins causam desligamento repentino no PC quando se estressa os componentes.

Citação

Obrigado por responder. A minha memória é de 3000Mhz, faz muita diferença trocar por uma de 3200Mhz? Meu principal problema é com o Dead By Daylight travando a tela, me obrigando a reiniciar o PC.

A diferença vai ser insignificamente, e você provavelmente consegue fazer overclock nas memórias para 3200MHz

Postado

@Goner Usei o Afterburner e vi que meu pc estava esquentando muito, vou comprar um gabinete mesh, pelo que pesquisei acho que deve ajudar, e comprarei uma nova fonte como sugeriu, porque ela pode ser o problema mesmo. Obrigado pela ajuda.

Postado
1 hora atrás, Donnie disse:

@Goner Usei o Afterburner e vi que meu pc estava esquentando muito, vou comprar um gabinete mesh, pelo que pesquisei acho que deve ajudar, e comprarei uma nova fonte como sugeriu, porque ela pode ser o problema mesmo. Obrigado pela ajuda.

Qual a temperatura? Remover a tampa lateral do gabinete ajuda com a refrigeração

Postado

Só cuidado com abrir a tampa lateral, geralmente nunca incomoda, uma vez abri a tampa lateral fui no banheiro tomar um banho, voltei e tinha uma borboleta grande dentro do gabinete, sorte que não tava na placa, já vi caso em grupos no facebook que eu participo que o cara tirou a frente e a ventoinha ficou a mostra, ai o que aconteceu? o filho dele colocou o dedo enquanto ele tava na cozinha, sorte que a rotação tava baixa.

Não da segurança nenhuma, mas faça o que achar melhor

Postado
1 hora atrás, Goner disse:

Qual a temperatura? Remover a tampa lateral do gabinete ajuda com a refrigeração

Fica com 96°C em uns 5 min de jogo, é normal?

2 minutos atrás, Eduardo disse:

Só cuidado com abrir a tampa lateral, geralmente nunca incomoda, uma vez abri a tampa lateral fui no banheiro tomar um banho, voltei e tinha uma borboleta grande dentro do gabinete, sorte que não tava na placa, já vi caso em grupos no facebook que eu participo que o cara tirou a frente e a ventoinha ficou a mostra, ai o que aconteceu? o filho dele colocou o dedo enquanto ele tava na cozinha, sorte que a rotação tava baixa.

Não da segurança nenhuma, mas faça o que achar melhor

E eu tenho gatos aqui, acho que não daria certo mesmo deixar ela aberta.

O exemplo do print é jogando RE7

photo_2023-02-15_16-04-31.jpg

Postado
10 minutos atrás, Donnie disse:

Fica com 96°C em uns 5 min de jogo, é normal?

E eu tenho gatos aqui, acho que não daria certo mesmo deixar ela aberta.

O exemplo do print é jogando RE7

photo_2023-02-15_16-04-31.jpg

óbviamente não. Essa temperatura é danosa, já que esse sensor não é no hotspot, que deve estar na casa dos 105c ou mais

Postado
9 minutos atrás, Goner disse:

óbviamente não. Essa temperatura é danosa, já que esse sensor não é no hotspot, que deve estar na casa dos 105c ou mais

Tu teria uma noção do que pode tá causando isso? Eu comprando o gabinete mesh, as fans e mudando a fonte, resolveria? To só pesquisando qual modelo comprar, para fazer a troca. Medo do problema ser outro

Postado
6 minutos atrás, Donnie disse:

Tu teria uma noção do que pode tá causando isso? Eu comprando o gabinete mesh, as fans e mudando a fonte, resolveria? To só pesquisando qual modelo comprar, para fazer a troca. Medo do problema ser outro

Qual seu gabinete atual?

E você já verificou se o cooler está bem instalado? esse seu processador é pra ser bem frio

Postado
2 minutos atrás, Goner disse:

Qual seu gabinete atual?

E você já verificou se o cooler está bem instalado? esse seu processador é pra ser bem frio

O gabinete é o TGT Combat, lateral acrílico, TGT-CBT-01

O cooler eu nunca analisei, quando comprei o PC ele veio montado da Pichau. Faz uns 2 anos e 3 meses que comprei e nunca mexi em nada. Não tenho como dizer como era a temperatura antes, só olhei agora, porque no final do mês passado ele começou a congelar a tela no meio do jogo com muita frequência.

Postado
6 minutos atrás, Donnie disse:

O gabinete é o TGT Combat, lateral acrílico, TGT-CBT-01

Vai ter que trocar.

Gabinete Gamer Montech x3 MESH - R$ 289,90

É a melhor opção atualmente. Já acompanha 6 fans e possui frente em Mesh, melhorando MUITO o airflow do sistema. Esse seu gabinete atual não possui nem ventilação na parte da frente, fazendo os componentes ficarem numa temperatura muito acima do que deveriam

Postado
5 minutos atrás, Goner disse:

Vai ter que trocar.

Gabinete Gamer Montech x3 MESH - R$ 289,90

É a melhor opção atualmente. Já acompanha 6 fans e possui frente em Mesh, melhorando MUITO o airflow do sistema. Esse seu gabinete atual não possui nem ventilação na parte da frente, fazendo os componentes ficarem numa temperatura muito acima do que deveriam

E agora que vai fazer upgrade, colocando peças que consomem mais energia ainda é capaz de você ter thermal throttle

Eu estava de olho nesse mesmo. Eu só estava em dúvida com relação as fans. Eu vi que a conexão delas é molex e pensei em trocar por uma PWM. Você sabe me dizer se eu consigo fazer essa troca de boas caso queira? O gabinete vai ter espaço para um controlador? E outra dúvida, caso minha placa-mãe não tenha conexão para o PWM, só o controlador que vier junto com as fans que eu comprar é suficiente para fazer ele funcionar? Ou o gabinete me limita a fans molex?

Postado
7 minutos atrás, Donnie disse:

Eu estava de olho nesse mesmo. Eu só estava em dúvida com relação as fans. Eu vi que a conexão delas é molex e pensei em trocar por uma PWM. Você sabe me dizer se eu consigo fazer essa troca de boas caso queira? O gabinete vai ter espaço para um controlador? E outra dúvida, caso minha placa-mãe não tenha conexão para o PWM, só o controlador que vier junto com as fans que eu comprar é suficiente para fazer ele funcionar? Ou o gabinete me limita a fans molex?

Você consegue utilizar outras fans pwm junto com uma controladora, mas não tem a menor necessidade.

Postado
7 minutos atrás, Goner disse:

Você consegue utilizar outras fans pwm junto com uma controladora, mas não tem a menor necessidade.

Entendi. O meu medo era caso elas fossem barulhentas, porque molex só roda a 100%, né? E também porque vi dizerem que fans que já vem nos gabinetes no geral não são muito boas, mas não sei no caso desse.

Postado
8 minutos atrás, Donnie disse:

Entendi. O meu medo era caso elas fossem barulhentas, porque molex só roda a 100%, né? E também porque vi dizerem que fans que já vem nos gabinetes no geral não são muito boas, mas não sei no caso desse.

Tenho um Montech AIR 100 ARGB, as fans vieram com uma controladora, mas deixo elas a 100% e mal dá para perceber o ruído

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!