Ir ao conteúdo

Não consigo aplicar o XMP de 3600Mhz na B450M Steel Legend

Ir à solução Resolvido por Jadglan,

Posts recomendados

Postado

Help galera, tenho uma placa steel legend b450m e ela não está reconhecendo minha memória para fazer dual Chanel, tem dois cartões de 8gb 3600mhz, só fica no 2666, tentei iverte prós slot a1 e b1 mas ficou na mesma. Será que a placa suporta estas memórias? 

IMG-20230211-WA0000.jpg

IMG-20230211-WA0001.jpg

Postado

Estou com dois cartões de 8gb mas elas não estão operando em dual. Estão em 2666mhz.

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Reconhecendo está. Só não está pegando a frequência correta. Atualize a BIOS.

Ela estava antes na 3.20 actualizei para 4.10

• Solução
Postado
5 minutos atrás, Math.Pi disse:

Teste nos outros 2 slots.

Se a placa tiver 4 slots.

Tentei já, acho que fiz ********** em pegar estas memória de 3600, acho que a steel legend vai reconhecer só de 3200mhz. Que ***** hemm!!!

Postado

@Jadglan Quem manda na frequência é a controladora que fica no processador, só que a Steel Legend é uma placa com BIOS bem problemática e instável, e isso pode interferir na compatibilidade. Se você tiver um processador Ryzen 5000 ou até alguns Ryzen 3000, é praticamente certo que a controladora do processador vai conseguir 3600MHz com o XMP ou via overclock manual, isso se a placa-mãe não interferir...

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Minha B450M Steel Legend funciona tanto com 4x8GB  3600Mhz como com 2X8GB 4000Mhz. Imagino que seja limitação do processador ou versão de BIOS. Podem ser até as próprias memórias.

Existem certas situações de conflito de compatibilidade entre modelos específicos de placa-mãe vs modelo específico de memória RAM que impede o perfil XMP de funcionar corretamente. Às vezes pode ser necessário que o usuário configure manualmente algumas configurações da memória ou altere alguma outra coisa para "forçar" a memória a funcionar com a frequência desejada.

Esse não é um problema exclusivo da Steel Legend, mas já vi mais relatos nela do que em outras placas, até porque é uma das B450 mais populares aqui no Brasil. Porém isso é mais culpa da BIOS da ASRock do que da placa em si. As BIOS que tendem a ter menos problemas de compatibilidade são da ASUS e MSI. Comprar uma memória "otimizada" para Ryzen também ajuda a evitar problemas, pois geralmente eles fazem alguns tunings pensando mais na plataforma da AMD. Minhas RAMs são exemplo de memórias tunadas para Ryzen, vem até um logo Ryzen na carcaça, e são de 8GB 3600MHz cada.

gapb416gb3000c16adc_48867_g.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!