Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Faz umas 2 semanas que começaram a chover bastante na minha cidade, e a umidade é alta por aqui. Em dia de chuva meu PC quando eu ligava ele ascendia o led da placa-mãe mas não ligava, só ligava com um tempo ou quando eu aquecia ele com um secador, e toda vez que eu ligava ele a hora era atrasada, por exemplo ligava umas 14h da tarde e a hora tava umas 8h, 11h. As chuvas deram uma parada esses dias, clima volto ao normal, calor de 32° e o PC inicia sem precisar do secador, mas a hora toda vez que eu ligo o PC ta bem atrasada.

A uns 2 anos eu sempre desligo e retiro ele da tomada, pois moro uma rua antes da Eletrobrás Eletronorte e de vez em quando tem quedas de energia.

Esse problema da hora seria um problema da bateria? Inclusive tenho até uma cartela aqui de baterias novas caso precise trocar, ou esse problema tem alguma coisa a ver com isso do PC não ligar em dias de chuvas (só ligando se aquecer a placa-mãe), esse sintoma de não ligar em dia de chuvas é um indicio que a placa-mãe ta morrendo ou é considerado normal isso?

placa-mãe ASUS EX-A320M Gaming

Postado

pelo que você diz do secador acho que tem algo errado nos capacitores da placa ou na fonte de alimentação. você passa o secador só na placa ou na fonte também?

sim, troque a bateria sempre que achar necessário, afinal elas custam 50 centavos.

Postado

90% de chances de ser problema na placa-mãe.

Alguma solda deve tá fria (e ao esquentar ela dilata e permite e passagem da energia) ou algum circuito deve tá oxidado (alta umidade acelera a oxidação).

Você usa cooler tipo torre ou tipo redemoinho?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Olá Cream,

Esse problema é antigo e afeta as PM com o chipset B450... mas muitas outras, com outros chipsets, sofrem desse mal também... no youtube tem muitos vídeos falando desse problema de diversas PM e a solução é o secador de cabelos mesmo, ou trocar a PM por outra que não sofra desse mal... é um erro de projeto do chipset e não de outros componentes da PM...

Eu tenho uma B450 da ASUS e ocorre exatamente isso... se desligar, a depender da umidade relativa do ar, não liga... exceto se aquecer com o secador... e nesse período todo, o relógio para de funcionar... quando o windows inicia, ele não corrige automaticamente...  eu não sei se depois de aquecer, ligar, e de dermos uma reinicialização, se o windows vai corrigir automaticamente... nunca testei isso...

Cansado de esquentar a PM ao longo desses anos, comprei uma B550... está previsto chegar amanhã... para ficar livre desse problema... assim espero...

A ASUS sabe do problema e me disse que isso ocorre com todos os fabricantes de PM que utilizam o B450, e que, portanto, não consideram uma falha da ASUS, até porque, em locais secos, ela não dá problema...

Abs

• Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, Swalls disse:

pelo que você diz do secador acho que tem algo errado nos capacitores da placa ou na fonte de alimentação. você passa o secador só na placa ou na fonte também?

sim, troque a bateria sempre que achar necessário, afinal elas custam 50 centavos.

Olá, passo o secador apenas na placa-mãe, como disse, esse problema começo quando começo o período de chuvas aqui na minha cidade, ai fica mais frio do que o costume, mas quando não chove ele liga normal, apenas com a hora errada mesmo.

10 horas atrás, HenriqueV5 disse:

90% de chances de ser problema na placa-mãe.

Alguma solda deve tá fria (e ao esquentar ela dilata e permite e passagem da energia) ou algum circuito deve tá oxidado (alta umidade acelera a oxidação).

Você usa cooler tipo torre ou tipo redemoinho?

Entendo, então eu não sei te dizer, mas eu uso o cooler padrão que veio no processador Ryzen 5 5500.

5 horas atrás, Elmo disse:

Olá Cream,

Esse problema é antigo e afeta as PM com o chipset B450... mas muitas outras, com outros chipsets, sofrem desse mal também... no youtube tem muitos vídeos falando desse problema de diversas PM e a solução é o secador de cabelos mesmo, ou trocar a PM por outra que não sofra desse mal... é um erro de projeto do chipset e não de outros componentes da PM...

Eu tenho uma B450 da ASUS e ocorre exatamente isso... se desligar, a depender da umidade relativa do ar, não liga... exceto se aquecer com o secador... e nesse período todo, o relógio para de funcionar... quando o windows inicia, ele não corrige automaticamente...  eu não sei se depois de aquecer, ligar, e de dermos uma reinicialização, se o windows vai corrigir automaticamente... nunca testei isso...

Cansado de esquentar a PM ao longo desses anos, comprei uma B550... está previsto chegar amanhã... para ficar livre desse problema... assim espero...

A ASUS sabe do problema e me disse que isso ocorre com todos os fabricantes de PM que utilizam o B450, e que, portanto, não consideram uma falha da ASUS, até porque, em locais secos, ela não dá problema...

Abs

Realmente é bem chato mesmo né, ainda mais em períodos de chuvas. Sobre a hora, então não adianta trocar a bateria da placa-mãe?  E você sabe dizer se esse problema da placa-mãe pode afetar outros componentes, e ser por exemplo uma contagem regressiva para a placa-mãe queimar? Ou ela pode durar por muito tempo funcionando normal com esse problema?

Postado
5 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Olá, passo o secador apenas na placa-mãe, como disse, esse problema começo quando começo o período de chuvas aqui na minha cidade, ai fica mais frio do que o costume, mas quando não chove ele liga normal, apenas com a hora errada mesmo.

Entendo, então eu não sei te dizer, mas eu uso o cooler padrão que veio no processador Ryzen 5 5500.

Realmente é bem chato mesmo né, ainda mais em períodos de chuvas. Sobre a hora, então não adianta trocar a bateria da placa-mãe?  E você sabe dizer se esse problema da placa-mãe pode afetar outros componentes, e ser por exemplo uma contagem regressiva para a placa-mãe queimar? Ou ela pode durar por muito tempo funcionando normal com esse problema?

Tem como corrigir a hora automaticamente via prompt de comando.

Esses coolers redemoinho tem uma desvantagem brutal, eles jogam o ar úmido e cheio de poeira para a placa-mãe! O tipo torre joga o ar para fora.

Ademais, tem uns circuitos perto do soquete que são sensíveis demais a oxidação (pelo que andei pesquisando).

Sugiro que limpe a placa e veja se tem algum ponto oxidado, se tiver, limpe com isopropanol e uma escova. O quanto essa placa vai viver é questão de sorte.

• Obrigado 1
Postado

Olá Cream,

Se a sua bateria estiver no fim da vida, trocar é bom, mas isso NÃO vai corrigir esse problema das horas devido o clock parar por causa da umidade... observe também que toda a configuração do SETUP volta para o DEFAULT sempre que dá essa bronca... se você fez alguma modificação no SETUP, ela se perderá... precisaria refazer sempre que der essa bronca... eu evito desligar o meu micro... as vezes eu desligo, conto até 20 e ligo novamente... faço isso quando parece que o micro ficou lento...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!