Ir ao conteúdo

Procuro Circuitos integrados AD633 e AD834

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

Desenvolvo uma pesquisa sobre controle dentro de interferometria óptica e preciso de um multiplicador para o sistema de controle que trabalhe com altas frequências, após fazer algumas pesquisas cheguei nestes dois. Parecem ser bons para o que eu quero fazer mas não encontro eles sem ter que comprar no atacado, importar ou por preços absurdos.

Se alguém puder me ajudar a encontrar, vender ou recomendar algum componente similar, eu ficaria muito grato!

• Membro VIP
Postado

Se não for segredo de estado, publique seu circuito. Sem ele só mesmo com uma bola de cristal beeeemmm lustrada. Seu projeto parece estar além do que posso opinar teoricamente mas há seres aqui com muito mais bagagem teórica. tipo moris, serjão, paulão, ricardov e do gênero...

Em 15/02/2023 às 06:07, Pazote disse:

pesquisa sobre controle dentro de interferometria óptica

Expandir  
  Em 15/02/2023 às 06:07, Pazote disse:

por preços absurdos.

Expandir  

Geralmente esta área p&d tem custos elevados com relação à fabril. Suponho ter que conviver com isso.

• Haha 1
Postado

Eu não posso publicar o circuito. As características estão apresentadas, são dois componentes e eu quero achar onde comprar eles ou similares. Não é uma pergunta teórica que precise do meu circuito para responder, acredito eu.

Em 15/02/2023 às 10:41, .if disse:

Se não for segredo de estado, publique seu circuito. Sem ele só mesmo com uma bola de cristal beeeemmm lustrada. Seu projeto parece estar além do que posso opinar teoricamente mas há seres aqui com muito mais bagagem teórica. tipo moris, serjão, paulão, ricardov e do gênero...

Geralmente esta área p&d tem custos elevados com relação à fabril. Suponho ter que conviver com isso.

Expandir  

Eu não posso publicar o circuito. As características estão apresentadas, são dois componentes e eu quero achar onde comprar eles ou similares. Não é uma pergunta teórica que precise do meu circuito para responder, acredito eu.

• Membro VIP
Postado

Em 15/02/2023 às 22:56, Pazote disse:

Eu não posso publicar o circuito.

Expandir  
  Em 15/02/2023 às 22:56, Pazote disse:

Não é uma pergunta teórica que precise do meu circuito

Expandir  

A ideia, claro, foi tentar te ajudar. Também [acho que] foi desnecessário dizer que não precisaria publicar seu circuito secreto completo.. apenas a parte que envolve o título já poderia acionar algum insight de alguns gurus locais p.ex. os mencionados.

Permita concluir com opinião profissional/pessoal...

De fato é um ci que requer alto investimento..clique  https://www.digikey.com/short/4z7nj4dw

e de novo, é válido sim procurar redução nesta fase [que suponho ser a de projeto] mas você consegue mais redução de custo na fase produtiva. Dica: vá no site digikey acima ou no mouser.com. Lá em algum lugar você tem uma busca paramétrica. Alimente com os dados de seu precioso que acha que são relevantes que te dão sugestões/alternativas.

Por gentileza não publique o circuito nem parte dele, boa sorte e .. já quase ia esquecendo .. de nada.

• Curtir 1
Postado

@Pazote ,

Não sei o que você entende por altas frequências ..... um dos Cis que você escolheu mal trabalha em 1 MHz... já o outro vi ele funcionar em 220 MHz de maneira bem satisfatória.

De qualquer maneira, são Cis meio complicados de se encontrar mesmo fora dos Brasil, e eu acredito que se o AD633 te atende tanto em frequência como em 2% de erro, uma boa alternativa é fazer o multiplicador de forma analógica, onde precisará usar 4 diodos casados e componentes de 1% de precisão.

Existem vários circuitos do tipo publicados em periódicos de Engenharia Eletrônica, e alguns anos atrás a Elektor apresentou um circuito para isso.

Boas pesquisas.

Paulo

• Curtir 1
Postado

Em 16/02/2023 às 13:05, aphawk disse:

@Pazote ,

Não sei o que você entende por altas frequências ..... um dos Cis que você escolheu mal trabalha em 1 MHz... já o outro vi ele funcionar em 220 MHz de maneira bem satisfatória.

De qualquer maneira, são Cis meio complicados de se encontrar mesmo fora dos Brasil, e eu acredito que se o AD633 te atende tanto em frequência como em 2% de erro, uma boa alternativa é fazer o multiplicador de forma analógica, onde precisará usar 4 diodos casados e componentes de 1% de precisão.

Existem vários circuitos do tipo publicados em periódicos de Engenharia Eletrônica, e alguns anos atrás a Elektor apresentou um circuito para isso.

Boas pesquisas.

Paulo

Expandir  

Opa, Qual dos dois você viu o resultado? foi do AD633 mesmo? eu consegui achar o outro no Brasil e acabei comprando, no datasheet diz que ele trabalha acima de 5MHz. Eu preciso fazer a multiplicação de duas ondas que estão entre 10MHz e 480THz, estes dois foram os únicos que pareciam trabalhar nessa faixa. O @.if mencionou um site que tem o AD633 bem mais em conta do que eu havia encontrado. Se ele for a melhor solução talvez eu encomende.

• Membro VIP
Postado

Eu nem ia mais participar mas isto acionou meu modo eletrônico

Em 17/02/2023 às 02:42, Pazote disse:

480THz

Expandir  

!!! e digo mais... !...!...! .. Desconheço qualquer componente que trabalha nesta faixa.. mas como tudo tá evoluindo tão rápido, nem sei se duvido de mais nada...

• Solução
Postado
  Em 17/02/2023 às 02:42, Pazote disse:

Eu preciso fazer a multiplicação de duas ondas que estão entre 10MHz e 480THz, estes dois foram os únicos que pareciam trabalhar nessa faixa

Expandir  

Espero que esses 480 Thz estejam errados, pois isto não se enquadra mais em sinal elétrico....

Bom, não sei qual o seu conhecimento sobre multiplicação de sinais e espectro resultante ...... Mas se um dos sinais tem 10 MHz e o outro 1 MHz, deveria ter comprado um de pelo menos uns 40 MHz de banda, para tentar evitar muita distorção que o sinal resultante pode ter. Afinal, sem saber a forma de onda de cada sinal, tudo é chute. 

E , sabendo a forma de onda, antes de comprar, tem de fazer a decomposição por Fourier para ver os harmônicos envolvidos no resultado, e com isso ver até quais frequências teriam de passar nos circuitos para ter um erro máximo de 2%.

Esse assunto é tema repetitivo no projeto de conversores de frequência, muito usados em radiocomunicação. Procure livros de Engenharia nesse assunto pois eles cobrem bastante justamente o que você precisa : o resultado da multiplicação e como minimizar as distorções do resultado.

Agora, se um dos sinais realmente tem frequência acima de 1 GHz, desconheço qual seria uma possível solução para a sua necessidade...

Paulo

Postado
  Em 17/02/2023 às 12:55, aphawk disse:

Espero que esses 480 Thz estejam errados, pois isto não se enquadra mais em sinal elétrico....

Bom, não sei qual o seu conhecimento sobre multiplicação de sinais e espectro resultante ...... Mas se um dos sinais tem 10 MHz e o outro 1 MHz, deveria ter comprado um de pelo menos uns 40 MHz de banda, para tentar evitar muita distorção que o sinal resultante pode ter. Afinal, sem saber a forma de onda de cada sinal, tudo é chute. 

E , sabendo a forma de onda, antes de comprar, tem de fazer a decomposição por Fourier para ver os harmônicos envolvidos no resultado, e com isso ver até quais frequências teriam de passar nos circuitos para ter um erro máximo de 2%.

Esse assunto é tema repetitivo no projeto de conversores de frequência, muito usados em radiocomunicação. Procure livros de Engenharia nesse assunto pois eles cobrem bastante justamente o que você precisa : o resultado da multiplicação e como minimizar as distorções do resultado.

Agora, se um dos sinais realmente tem frequência acima de 1 GHz, desconheço qual seria uma possível solução para a sua necessidade...

Paulo

Expandir  

Como funciona essa conta de 10MHz e 1 MHz eu comparar com 40Mhz? O sinal de entrada depende da luz vermelha. Acho que na ordem de 10Ghz deve funcionar mas a ideia é interagir com a luz vermelha diretamente, então quanto maior o range, mais preciso. É um sinal para um sistema de controle.

Postado
  Em 17/02/2023 às 17:52, Pazote disse:

Como funciona essa conta de 10MHz e 1 MHz eu comparar com 40Mhz? O sinal de entrada depende da luz vermelha. Acho que na ordem de 10Ghz deve funcionar mas a ideia é interagir com a luz vermelha diretamente, então quanto maior o range, mais preciso. É um sinal para um sistema de controle.

Expandir  

Tudo depende do formato de suas frequências, se são senoidais puras, ou se já são uma composição de outras frequências.

O espectro do sinal resultante pode ter componentes em várias ordens múltiplas das frequências originais.

Pesquise sobre Decomposição de sinais por Transformada de Fourier, segue um pouco de base matemática para você :

https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/optoeletronica/capitulo-2---secao-2.1-loe.pdf

A margem de erro do seu multiplicador depende justamente do espectro resultante versus largura de banda disponível.

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!