Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fala pessoal, meu antigo pc quando colocava ele em modo suspender ele não desligava a fan do processador, porém comprei um novo e agora quando coloco em modo suspender, parece que o pc desliga total, a fan do processador para de girar. isso é normal?

Postado

@Marcelo Maia Se vai voltar a usar o pc não faz sentido nenhum desligar.

Deixa ligado mesmo, até sem usar a função suspender.

Se a sua fonte é de qualidade, o consumo do pc ocioso é irrelevante depois.

Eu deixo meu pc direto ligado, até quando não estou nele, e só desligo mesmo quando vou dormir, fora isso, não uso nem a hibernação ou suspender do Windows.

• Membro VIP
Postado

Suspensão (S3) não desliga completamente: a RAM continua energizada usando a linha 5V standby da fonte. O consumo é pífio nesse caso.

O Windows usa por padrão faz tempo (desde o Vista), em desktops, suspensão híbrida, que é uma mistura de suspensão com hibernação. O conteúdo da memória é salvo no hiberfil.sys, para depois suspender. Assim, não faltando energia, a retomada é imediata. Caso falte, o estado anterior é retomado pelo hiberfil.sys.

2h sem usar é considerável. Energia está cara... 🌳

• Curtir 1
Postado

Só para curiosidade, o meu PC Xeon E3-1271-V3 com 2 HDs, 2 SSDs, 2 fans de 120mm e uma 6500 XT o consumo dele em idle com o monitor desligado fica em exatos 40 Watts e com o monitor ligado (21,5 polegadas 1080p) sobe pra 63 Watts (com a fonte Seasonic da assinatura, ligada em 220V). Quando eu tinha uma placa de vídeo mais antiga (uma HD 7870 oc), o consumo em idle ficava em 50W (o consumo medido com um wattímetro direto na tomada, desses que já mostram a corrente, watts, fator de potência e tudo mais).

Se você considerar o PC duas horas ligado consumindo 40W então são 40W x 2 horas / 1000 = 0,08kWh por dia, se você fizer isso todos os dias, em 30 dias serão 2,4kWh a mais na conta de energia. É o consumo de uma lâmpada incandescente fraca praticamente...

• Membro VIP
Postado

@Marcelo Maia  Você é quem decide... como comentado pelo @marclbr , o consumo não é grande. Na minha opinião, é desperdício. Talvez não seja para você...

Minha mensagem anterior foi para esclarecer que, mesmo que a energia seja interrompida enquanto estiver suspenso, você não perderá nada não salvo, por causa da suspensão híbrida. Claro, isso se você não desativar o recurso (padrão é ativado em desktops):

w10_suspensao_hibrida.png.f2d7a2772d580444add2c0af9b178884.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...