Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, bom domingo a todos. Bom eu vou direto ao ponto, nunca fiz compras de hardware em sites estrangeiros através de importação, no máximo que já fiz foi fone de ouvido bluetooth de 90 reais pela shopee. Então eu queria saber de quem já teve essa experiência, quais são os riscos de comprar hardware (placa-mãe, processador etc) pelo aliexpress, ebay etc, pois pelo que eu andei pesquisando, tem produtos interessantíssimos por um preço muito mais em conta do que nas lojas BR, já cheguei a ficar tentado a comprar i7 12700k por 1500 reais no ebay, o que é o preço de um i5 aqui no Brasil, então o que me dizem a respeito disso? É confiável? A chance de pagar taxa no caso de processador que é um item pequeno, realmente é menor? Porque eu já vi falar sobre aquele limite de 50 dólares, mas muita gente na internet já relatou casos em que produtos pequenos tem uma chance maior de passar batido, mesmo quando o preço deles são maiores, enquanto produtos como placa-mãe que vem em caixas bem maiores quase sempre são taxados. Então o que me dizem?
Desde já agradeço!

Postado
9 minutos atrás, Fael727 disse:

A chance de pagar taxa no caso de processador que é um item pequeno, realmente é menor?

Acho que é quase zero, por experiencia própria e de pessoas que conheço nunca vi ninguém ser taxado em processadores, mesmo em valores acima de 100 dólares(ou 50). Mas placa de vídeo e placa-mãe tem grande possibilidade de ser taxado, são raros os casos de itens grandes que não são taxados, mesmo se for uma taxa mínima como 80 reais, vai ser taxado. Sobre os processadores, tendem a ser bastante seguros e valer a pena comprar na china (raras exceções, onde o transporte ou o vendedor não tem cuidado e vem com um ou outro pino entortado), mas deve levar em consideração que a maioria dos "processadores chineses" não vem com coolers, e terá que comprar o mesmo no brasil.

Postado

É raro CPU ser taxado mas acontece, nos últimos meses vi quatro relatos de CPUs comprados no Tio Allii terem sido tributados.

Nas compras vida do Tio Alii a uma tendência da fiscalização arbitrar o valor de 55 dólares e cobrar o imposto (60%) sobre este valor, o que dá uns R$ 170,00 mas depende do humor do fiscal.

No caso de comprar no eBay, tem que tomar cuidado com o tipo de frete, pois se for por Courier (FeeDEX, DHL, TNT...) é quase certeza de ter impostos (60% + ICMS), pois os Courier - para agilizar o desembaraço na alfandega e a entrega; podem recolher o imposto antecipadamente.

A suposta isenção de compra de até $50 "é para Inglês ver", a confusa legislação prevê que vale para as compras feitas por pessoa física de vendedores pessoa física no exterior, acontece que a Receita considera qualquer vendedor como pessoa jurídica... vá tentar provar que não é.

• Curtir 1
  • Administrador
Postado

Prezado usuário,

De acordo com a Portaria nº 156/99 do Ministério da Fazenda, estão isentas do pagamento do Imposto de Importação apenas remessas internacionais entre pessoas físicas (remetente e destinatário), com valor máximo de até US$ 50 (cinquenta dólares americanos) e que não caracterizem transação comercial (compra e venda). Todas as demais remessas possuem obrigatoriedade do pagamento do Imposto de Importação em 60% sobre o seu valor total pago (custo + frete + seguro), inclusive remessas que envolvam pessoa jurídica (remetente ou destinatário) – nos casos envolvendo pessoa jurídica, o valor de US$ 50 não será levado em consideração para fins de isenção. As remessas internacionais ainda estão sujeitas à cobrança de outros impostos, como o IPI, ICMS, PIS e CONFINS, a depender de cada caso concreto, além de tarifas referentes a despachos postais.

Salientamos que qualquer orientação ou tentativa de burlar o pagamento de tributos pode ser enquadrada nos Crimes Contra a Ordem Tributária (Lei nº 8.137/1990) ou no Crime de Descaminho (art. 334 do Código Penal), e portanto é um assunto não permitido aqui no Clube do Hardware.

Por fim, sugerimos que você se atente ao disposto acima e compre sempre reservando dinheiro para pagar eventuais impostos quando o produto chegar ao Brasil.

Para informações mais completas, consulte o nosso tópico sobre o assunto:

https://www.clubedohardware.com.br/topic/1466590-compras-online-no-exterior-tenho-que-pagar-imposto/

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!