Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

processador Ryzen 5 5600 aquecendo com cooler rise mode winter


Posts recomendados

Boa tarde a todos

eu queria uma ajuda de vocês, comprei um kit novo de placa-mãe processador memórias, e um cooler de torre

placa-mãe b450 aorus m

processador Ryzen 5 5600

e memórias geil orion 2x16 3200mhz

e o cooler rise mode winter black (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2791892337-air-cooler-gamer-argb-controlavel-winter-black-rise-mode-_JM?matt_tool=34055620&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413817&matt_ad_group_id=125984298397&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539354956989&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=114079028&matt_product_id=MLB2791892337&matt_product_partition_id=1801222606685&matt_target_id=pla-1801222606685&gclid=EAIaIQobChMIpJD7zs62_QIVDSSRCh2o8QntEAQYAiABEgLS-_D_BwE)

 

o problema é que quando instalo o rise mode, o processador aquece demais chegando ate 95° ate passa disso, mesmo abrindo apenas a BIOS.

coloquei o original amd e resolveu o problema, o que pode ser? o rise mode bem colocado com pasta termica certinha, bem travado

 

e aproveitando, se puderem me ajudar tambem, estou com um NVMe m2, que não reconhece junto com o SSD e HD sata, instalei o SSD e HD, de acordo com o manual, seguindo o guia dos conectores para funcionar junto com o M.2

, e mesmo assim não funciona os 3 juntos.

 

muito obrigado a todos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @mkenner2004 , para lhe ajudar em relação a aquecimento do seu CPU aqui segue alguns passos:

  1. Verificou a rampa de velocidade dos fans do cooler?
  2. Instalou o fan 1 no CPU_FAN e o fan 2 no CPU_OTP? (caso n tenha CPU_OTP use um divisor 1x2)
  3. Tirou o plástico que normalmente fica onde o CPU faz contacto com os Heatpipes?

Agora para lhe ajudar na sua duvida sobre o M.2 aqui segue alguns passos:

  1. Experimentou um CLEAR_CMOS na BIOS?
  2. Sua placa-mãe suporta o seu NVMe? (caso não saiba passe o modelo certinho e o modelo do SSD)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lord258 fiz tudo isso sim amigo, já tentei reinstalar ele 5 vezes, ele vem com divisor 1x2 pra ligar no CPU fan, está tudo certinho, instalação, pasta térmica, está sem o plástico de proteção, a rampa de velocidade está normal, o Pc é novo, não consegui nem acessar o s.o aí da, devido o NVMe, e esse problema do cooler, tô com medo de ser algum defeito no mesmo.

 

O NVMe é um Kingston M.2 de 1tb 80mm, e a placa-mãe uma b450 aorus m, o NVMe reconhece, mas aí não aparece o SSD e HD nem na BIOS 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lord258 então, estou pensando a mesma coisa, primeiro que o Air cooler era pra resfriado bem mais que o cooler box, e segundo que o processador não faz esforço nenhum na BIOS, eu tô achando que pode ser algum defeito direto nos heatpipers porque não tem explicação, se eu deixar mais de 4 minutos ligados na BIOS, ele fica fácil a mais de 90graus, e juro por deus, está tudo certinho, montei direito, conforme especificações e vídeos que vi, e nada resolveu! Só pode ser algum defeito direto nele, porque com o cooler AMD ele só chega perto dos 80 graus jogando! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente @mkenner2004 , para tu ter uma ideia, tenho uma Z690 e um i5 12600k e chega no mínimo a temperatura ambiente (23-26º).
Já tentou resetar as configurações da BIOS? Talvez você possa ter mexido em alguma coisa sem querer que aumentou a temperatura do cpu, testa dar um clear cmos ai e depois diz algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, já fiz tudo isso, dei clear cmos, não mexi em nada relacionado a frequência ou tensão do processador, só mexi referente as memórias pra ativar o xmp, e pra configurar o NVMe que deu trabalho, mas consegui, fora isso não mexi mais nada, até o cooler AMD pega uns 50 graus ali, não sei o que pode ser, não tem explicação, ou é defeito no Air cooler ou o processador porque fora isso não tem explicação, o fluxo de ar do gabinete é bom, são 3 fans de 140mm frontais, e 2 superior e uma traseira de 120mm, e é tudo novo, comprei o Pc novo, chegou no sábado, e montei devagar sem pressa pra não haver problemas, olhando manual da placa-mãe e tal, não tô entendo isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2023 às 18:15, mkenner2004 disse:

Boa tarde a todos

eu queria uma ajuda de vocês, comprei um kit novo de placa-mãe processador memórias, e um cooler de torre

placa-mãe b450 aorus m

processador Ryzen 5 5600

e memórias geil orion 2x16 3200mhz

e o cooler rise mode winter black (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2791892337-air-cooler-gamer-argb-controlavel-winter-black-rise-mode-_JM?matt_tool=34055620&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413817&matt_ad_group_id=125984298397&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539354956989&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=114079028&matt_product_id=MLB2791892337&matt_product_partition_id=1801222606685&matt_target_id=pla-1801222606685&gclid=EAIaIQobChMIpJD7zs62_QIVDSSRCh2o8QntEAQYAiABEgLS-_D_BwE)

 

o problema é que quando instalo o rise mode, o processador aquece demais chegando ate 95° ate passa disso, mesmo abrindo apenas a BIOS.

coloquei o original amd e resolveu o problema, o que pode ser? o rise mode bem colocado com pasta termica certinha, bem travado

 

e aproveitando, se puderem me ajudar tambem, estou com um NVMe m2, que não reconhece junto com o SSD e HD sata, instalei o SSD e HD, de acordo com o manual, seguindo o guia dos conectores para funcionar junto com o M.2

, e mesmo assim não funciona os 3 juntos.

 

muito obrigado a todos

 

 

não sei se vai fazer tanta diferença, mas quero tentar resolver o problema, as configurações do setup!

 

o processador é um Ryzen 5 5600
placa-mãe b450 aorus m

memórias geil orion evo potenza 2x16 3200mhz

placa de vídeo RTX 2060 galax 6gb
6 fans RGB raimbow ligação molex

NVMe M.2 1tb da kingston
SSD kingston 120gb

HD 1tb hitashi

air cooler da rise mode gamer argb winter black

e a fonte uma corsair 650w cx

 

não sei se alguma coisa ai pode estar causando esse aquecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

 problema é que quando instalo o rise mode, o processador aquece demais chegando ate 95° ate passa disso, mesmo abrindo apenas a BIOS.

coloquei o original amd e resolveu o problema, o que pode ser? 

 

 

 

A conclusão é que é o cooler Rise Mode.

Tem um aspecto rustico, a aparência lembra aqueles GMRGB do Tio Alii que foi frisson" entre o "Fan Clube do tio Alii" tempos atrás, mas mesmo com 2 fans e 6 heatpipes tinham performance térmica pior que o DeepCool Gammaxx 400 V2. Esse ai deve estar com defeito, talvez heatpipes entupidos ou sem gás.

 

Quando você remove o cooler (Rise) qual é a aparência da pasta térmica, esta espalhada uniformemente sobre o Die do CPU?

Se não estiver tem algo errado na montagem.

 

Neste exemplo tem uma falha considerável, apesar de ter usado muita pasta - vide a "lambreca" dos lados; provavelmente a base do WC não foi bem nivelada durante a fabricação.

 

q46slx8tqih91.jpg?width=640&crop=smart&a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos a instalação eu to tentando toda vez nivelar o melhor possível pra isso, mas nas primeiras vezes, a pasta sumia da base, quase a ponto de não ter nenhuma no meio, apenas nas pontas, mas nas ultimas, tenho notado que esta ficando mais no meio, sem excesso numa quantidade legal, mas mesmo assim tem subido muito a temperatura, entrei em contato com o vendedor, o mesmo peidu vídeo do problema e tal, mas ate agora não tive retorno, comprei pelo mercado livre, mas vou esperar ate amanha e devolver o mesmo por insatisfação ou defeito.

@1lokos mas o estranho, que mesmo o cooler amd dele, que dificilmente teria o mesmo problema, mesmo sendo inferior obviamente, e com a pasta original, não pegaria 50 55 graus ali apenas na BIOS

@1lokos IMG-20230227-WA0064.thumb.jpeg.dbe2f976cd69840eefd6bcf134621ca7.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, essa temperatura que você está reportando na BIOS para o CPU é instalação incorreta do cooler. Dê uma olhada no manual.

Essa teoria corrobora com essa falha aí na sua pasta térmica. Esse cooler tá frouxo e fora de centro. Significa montagem incorreta. É comum acontecer isso em AM4.

Dê uma lida no manual e siga todos os passos, e use todas as peças do fabricante do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!