Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A melhor VGA para um Ryzen 5 1600 rodar Baldur's Gate 3


Serpão

Posts recomendados

Olá, pessoal, tenho a seguinte configuração no momento:

 

Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H

Processador: AMD Ryzen 5 1600 Six-Core Processor (12 CPUs), ~3.2GHz

RAM: XPG TUF Gaming Alliance 16 gb (2 x 8 gb)

Placa de Vídeo: GTX 970 PNY (antiga, de 2015)

Fonte: EVGA 600W Bronze (antiga, de 2015)

 

Quero dar um upgrade na máquina para jogar Baldur's Gate 3 e, pra isso, prensei em trocar minha placa de vídeo.

 

Gostaria de gastar por volta de R$ 2000,00 (2 mil), mas quero uma placa de vídeo que dure por ao menos 5 anos, então, se for pra ganhar vida útil, estou disposto a gastar até R$ 2600.

 

Pensei em pegar uma RTX 3060 (ou alguma da AMD que seja equivalente), mas estou com receio de limitar o potencial dela por causa do meu processador (que só pretendo trocar daqui uns 3 anos), da minha placa-mãe (que tem PCIe Gen 3) ou da minha fonte, que é um pouco antiga (não sei se teria algum problema).

 

Quais VGAs vocês indicariam para esse setup? Se eu for de 3060, há algum modelo/marca que eu não devo comprar?

 

Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, e aí!
 

Eu possuo uma configuração semelhante a sua e por volta de 2 anos e meio atrás eu adquiri uma RX5600 XT da Gigabyte dessa aqui na Kabum (infelizmente tá fora de estoque). Me lembro de ter pago R$1650 em promoção na época em que eletrônicos no geral não tiveram um aumento de preço por conta da alta do dólar, não sei quanto estaria custando uma hoje em dia mas fica aí a recomendação.
Posso dizer que essa placa me serviu e ainda serve muito bem, ela rivaliza contra uma RTX2060 que é onde você deveria mirar. Jogo diversos tipos de games tanto AAA quanto indie, rodo praticamente tudo em full HD +60fps High preset, dependendo do game dá pra rodar em 2k. Não consigo pensar em nenhum game que joguei que estivesse abaixo dessa performance.

Na Steam os requisitos do Baldur's Gate tá mais ou menos isso, então vai rodar sim.

Porém, vale ressaltar que alguns games mais exigentes de CPU as vezes dão um leve gargalo por conta da limitação do processador, por isso eu acho que uma 3060 já é coisa demais pro seu setup. A diferença de valor entre essas placas não valeria a pena pois o resto da máquina não iria conseguir extrair 100% do potencial naqueles casos que vai faltar processador mais forte. A não ser que você queira comprar pra mais pra frente dar um upgrade no processador tb, aí tudo bem.

Talvez alguém tenha uma ideia diferente, estou dizendo por minha experiência própria.

 

Abraço!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso da seguinte forma;

 

Eu não deixo de comprar uma placa de vídeo, com medo de meu processador limitar. Claro, existem exceções, eu não vou colocar uma RTX 3080 Ti, com um Intel Pentium...

 

Mas pensa comigo, existe a possibilidade de você jogar uma resolução lá em cima, talvez com um monitor maior, ou até mesmo com um DSR (simulador de resolução), e então você ameniza bastante o gargalo, muitas vezes, corrige 100% do gargalo.

 

E quando você tiver um processador melhor, você irá ter um upgrade de processador, e juntamente um ''upgrade de placa de vídeo'', pois irá utilizar ela 100%.

 

É muito mais fácil você corrigir o gargalo, do que chegar num certo ponto e você ter que trocar de placa de vídeo novamente, pois comprou uma fraca, e não valeu a pena o upgrade.

 

Esse é a minha forma de pensar, não é regra.

 

Agora respondendo sua pergunta. Sim, eu pegaria uma RTX 3060. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já dito não faz sentindo comprar uma Placa pior por causa de um processador , ainda mais se você tá pensando em fazer o upgrade no futuro... inclusive é pior ficar limitado pela placa de vídeo do que pelo processador, na minha opinião.

 

Outra coisa, eu tenho uma 3060 numa placa PCI Express 3.0 e como ela é 16x isso não limita a placa...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aparecido Oliveira  muito obrigado pela ajuda, Aparecido.

 

Minha ideia é ir trocando o PC aos poucos pra não sofrer o rombo de ter que desembolsar uns 6-7 mil de uma só vez depois de um tempo, porque tudo ficou obsoleto. Então, irei trocar meu processador daqui a uns 2 anos, o que acho que justifica o investimento em uma 3060 ou equivalente, como você disse.

 

Você saberia dizer se eu precisaria trocar minha fonte ou, mesmo sendo antiga, ela daria conta?  

 

 

@Malbeck. @bngomes Entendi, estou mais tranquilo com as considerações de vocês, já que posso trocar meu processador daqui a uns 2 anos e, consequentemente, ter algum ganho na GPU.

 

Entre uma RTX 3060 e uma RX 6600XT, qual seria melhor? Acredito que a RX teria um pouco de desempenho a mais, mas não sei se ela exigiria mais da minha fonte, que já é antigo.

 

Esqueci de mencionar que não faço streams e que uso somente um monitor ultrawide de 25", com resolução 2560 x 1080, se não me engano engano. Talvez isso os ajude a recomendar a melhor opção.

 

Quanto às marcas, há alguma que eu deva evitar ou, de modo geral, todas oferecem mais ou menos a mesma coisa pra quem não vai fazer nenhum overclock ou alteração? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!