Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3060ti com fps desempenho abaixo do esperado


Ir à solução Resolvido por Malbeck.,

Posts recomendados

Boa noite gente, tudo certo??

 

Eu tenho uma placa de vídeo 3060ti, nova que chegou hoje inclusive, e estou vendo alguns problemas de desempenho nela, que não sei ao certo dizer o motivo. A situação é a seguinte, pra ser bem direto, to tentando rodar spider man e RE8 em full HD nos graficos no maximo e sempre vejo o desempenho caindo. FPS que deveriam chegar a 60~90 fps, com Ray tracing ligado, não consegue sair dos 40. Já tentei de tudo, resetar a BIOS, reinstalar driver, ja cogitei a possibilidade de ser cargalo, mas a CPU nunca chega nos 100%, ficando no maximo 80% e sempre oscila, junto com a placa de vídeo, que oscila também. Ja tentei reinstalar o MSI Afterburner (que da ultima vez me causava quedas de desempenho). Desinstalei Driver pelo DDU, coloque drivers mais estáveis, e a situação continua sempre a mesma. E detalhe, no caso do spider-man, mesmo nos graficos muito baixo, ele tinha dificuldade em manter nos 60fps, sempre variando, ou seja, não é textura ou gráfico o problema. Se alguém conseguir arranjar uma solução pra mim, eu agradeceria imensamente.

 

Meu setup:

CPU: I510400F

RAM: 2X8gb 2666Mhz 

Placa de vídeo: 3060ti zotac gddr6x

placa-mãe: H410M-B

Fonte: 500w nidus


Obs.: Vou deixar fazendo o teste de stress essa noite pra ver no que da e posto aqui
Obs2.: Dei uma olhada no GPU benchmark e reparei algo curioso, o campo "Bus Interface" fica variando, uma hora aparece um valor e outra hora outro valor (segue os anexos)

Obs3.: Quando o RE8 exibe minha VRAM ela fica apresentando problemas, fica aumentando e diminuindo, além de dizer que tem 7gb de vram (Essa Obs e a Obs2 me leva a crer que tem algum mau contato, estou errado?)

Captura de tela 2023-02-28 222131.png

Captura de tela 2023-02-28 222111.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu imaginei que poderia ser a fonte, mas também vi alguns reviews de pessoal jogando em 450w e rodando muito bem. Segue a imagem ai pra tu ter uma ideia, acredito que a fonte da e sobra.1480734780_CapturadeTela(85).thumb.png.d8dff1892212d7b0000cd5919c3d3856.png

 

Um detalhe que não mencionei é que em 720p o desempenho é a mesma coisa, fica em 40fps em média pra baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Acarajé do Acre disse:

Boa noite gente, tudo certo??

 

Eu tenho uma placa de vídeo 3060ti, nova que chegou hoje inclusive, e estou vendo alguns problemas de desempenho nela, que não sei ao certo dizer o motivo. A situação é a seguinte, pra ser bem direto, to tentando rodar spider man e RE8 em full HD nos graficos no maximo e sempre vejo o desempenho caindo. FPS que deveriam chegar a 60~90 fps, com Ray tracing ligado, não consegue sair dos 40. Já tentei de tudo, resetar a BIOS, reinstalar driver, ja cogitei a possibilidade de ser cargalo, mas a CPU nunca chega nos 100%, ficando no maximo 80% e sempre oscila, junto com a placa de vídeo, que oscila também. Ja tentei reinstalar o MSI Afterburner (que da ultima vez me causava quedas de desempenho). Desinstalei Driver pelo DDU, coloque drivers mais estáveis, e a situação continua sempre a mesma. E detalhe, no caso do spider-man, mesmo nos graficos muito baixo, ele tinha dificuldade em manter nos 60fps, sempre variando, ou seja, não é textura ou gráfico o problema. Se alguém conseguir arranjar uma solução pra mim, eu agradeceria imensamente.

 

Meu setup:

CPU: I510400F

RAM: 2X8gb 2666Mhz 

Placa de vídeo: 3060ti zotac gddr6x

placa-mãe: H410M-B

Fonte: 500w nidus


Obs.: Vou deixar fazendo o teste de stress essa noite pra ver no que da e posto aqui
Obs2.: Dei uma olhada no GPU benchmark e reparei algo curioso, o campo "Bus Interface" fica variando, uma hora aparece um valor e outra hora outro valor (segue os anexos)

Obs3.: Quando o RE8 exibe minha VRAM ela fica apresentando problemas, fica aumentando e diminuindo, além de dizer que tem 7gb de vram (Essa Obs e a Obs2 me leva a crer que tem algum mau contato, estou errado?)

Captura de tela 2023-02-28 222131.png

Captura de tela 2023-02-28 222111.png

CPU em 80% não significa que ele não é o limitante.

Como você mesmo disse, em 720p o desempenho não muda tanto.

 

O gargalo na CPU está evidente. Sua GPU está em 50%. Isso pra ela não é nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... Mas tipo, se for o caso existe alguma configuração ou algo que eu deveria fazer pra resolver? Como fazer o overclock nesse processador (mesmo não sendo feito pra isso)? Já que é estranho, o desempenho do pessoal com o mesmo processador é superior ao meu. Mesmo que o processador não empurre tanto fps em jogos pesados, ainda 40 fps é muito pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos combinar, Spider-Man não é base de testes, o jogo é horrível em otimização.

 

Eu tenho uma RTX 3060 Ti, com um i3 10105F, e só consegui rodar o jogo liso, sem quedas, com 32 GB de RAM, e com o jogo instalado em um SSD NVMe.

 

Antes disso, não importava o gráfico que eu colocasse, o FPS era horrível.

 

Outra coisa, não mude o gráfico dentro do jogo, use o launcher, caso mudar dentro do jogo, reinicie-o. Ele é muito mal otimizado, se você mudar o gráfico dentro do jogo e continuar jogando, acaba com a performance.

 

Essa foi a configuração ideal que eu achei:

image.png.d8074f82c1ab252ea4f5fc38b87f6a43.pngimage.png.7401e961dc4e93d76125895b727416cc.png

 

E lembrando, só rodei liso após formatar meu PC, instalar o jogo em um SSD, e com mais memória RAM.

 

Caso queira ter um teste mais preciso em sua placa de vídeo, teste em mais jogos, e de preferência, jogos bem otimizados.

 

Deve levar em conta também que a RTX 3060 Ti é uma ótima placa, mas ela tem limitações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, outro problema que estou encontrando!! Quando eu utilizo o VSCode ou o Postman, que foram os unicos que reparei fazer, eles travam quase como se tivesse parado "no frame anterior"

 

Screenshot_2.png.a84ace7fcca7a205e15306765f478d89.png

 

Ou estou ficando paranóico ou tem algo de errado com a minha placa de vídeo. Uma coisa que percebi e pode ter sido execeção porque não notei de novo e nem sei se está relacionado. Quando abri o gerenciador de tarefas a minha placa de vídeo deu um pico de 100% de uso e voltou ao normal só por um segundo ¯\_(ツ)_/¯

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formate o computador e faça uma instalação limpa do Windows.

 

Instale o driver estável do chipset e placa de vídeo.

 

Baixe os jogos e baixe outros para ter uma base maior.

 

Se o problema persistir, recomendo que use o direito de devolução de 7 dias e evite maiores dores de cabeça.

Importante frisar o que o colega falou acima, essas placas da Nvidia da série 3000 foram terrivelmente mal projetadas no tocante a gestão de energia, elas dão alguns picos brutais de consumo de forma aleatória que podem estar fazendo o clock diminuir e consequentemente reduzir a performance. Mas claro, isso é só especulação.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi que você ta com o Resize bar Habilitado, ouvi falar que na Nvidia está apresentando problemas em algumas placas nos últimos drivers, se quiser testar, desabilita pra ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, realmente tem algo muito estranho, enquanto no WARZONE o fps varia 20 ~ 110 fps, no RE8, com tudo no ULTRA, pegando mais de 10GB de vram, roda lisinho a mais de 70fps. Estou testando com o MSI Afterburner, e depois de todas as tentativas, o WARZONE e o SpiderMan continuam na mesma. Percebi algo interessante, o uso da GPU no warzone varia muito, uma hora a 50% outra a 0%, a cpu não passa dos 50% de uso, e o teste de benchmark no final fantasy alcançou um score de quase 13mil em resolução de 1920x1080. Estou sem soluções, vou tentar resetar meu pc esse fds e ver no que da. Podem ir dando mais dicas que eu vou acata-las. Gameplay no meu pc, preset ultra warzone: https://clipchamp.com/watch/hWn8PFuh9G7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A oscilação da placa de vídeo nem sempre é ela que está causando isso.

 

Se o seu jogo trava, a placa de vídeo não precisa trabalhar, pois seu jogo está travado, o que acontece? O uso dela cai.

 

Esses travamentos no jogo pode ser até um gargalo de HD, caso esteja usando.

 

Com memória RAM também ocorre bastante esse sintoma de travada, porém acredito que não seja seu caso, pois aparentemente está sobrando ram.

 

Ou até mesmo pode ser problema de software, o mais certo é formatar o PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!