Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possibilidade de criar servidor remoto para câmeras wifi


Posts recomendados

Fala galera, beleza?

 

Na empresa que trabalho fizeram aquisição de uma dúzia de câmeras wifi da TP-Link modelo Tapo C200. Apesar de não entender muito de câmeras, eu ainda informei que se a intenção era fazer um sistema de CFTV o ideal seriam câmeras IP com DVR. Não me deram ouvidos e alegaram que as câmeras eram apenas para "inibir". Agora cismaram que querem que as câmeras gravem continuamente e pela aplicação da própria câmera isso é bem limitado, a gravação contínua só funciona com cartão de memória e gravação na nuvem apenas por captura de movimento, que é problemático e em algumas câmeras que ficam em local de muito movimento, gera até 800 arquivos de gravação POR DIA.

 

Enfim, voltei com a ideia do DVR, porém dessa vez sugeri o NVR pois já que comprei câmera wifi, ele se adequa melhor, pois bem, não querem, sob alegação que já tive isso em outro momento e tive problemas pois alguém acessou o aparelho e apagou os arquivos (bizarro). Eu expliquei que isso seria facilmente contornável colocando o aparelho num rack ou até mesmo colocando senhas de autenticação, situação bem simples, ainda assim não querem.

 

Meu tormento começou quando falaram que querem que tudo seja por aplicativo, sem nenhum equipamento. basicamente querem um app que dê pra configurar as câmeras pra gravar continuamente e que esses mantiveram vá para uma nuvem. Eu pesquiso mais de 20 aplicativos e a grande maioria faz o que o aplicativo original das câmeras faz, com exceção de um, chamado Ivideon, que é pago 7,50 de dólares por câmera. porém esse app pra funcionar precisa que uma aplicação seja instalada em um computador, que será usado como servidor, daí você configura as câmeras e elas gravam continuamente, salvando os arquivos fisicamente e em nuvem, onde você pode acessar as câmeras e ocultar por app ou navegador. Tudo estava indo bem até eu mencionar que um computador seria usado como servidor e que esse computador precisaria estar na mesma rede das câmeras. E como eu já imaginava,

 

Essas câmeras suportam o protocolo RTSP e também são padrão ONFIV. Nesse link ( https://www.tapo.com/br/faq/34/ ) menciona sobre abertura de porta 554 no modem/roteador onde as câmeras estão conectadas, para que eu possa usar aplicativos de terceiros remotamente. Eu busco alguns tutoriais na internet ensinando a mexer nisso mas nenhum deles eu tive sucesso. 

 

Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de criar o cenário abaixo:

- Câmeras ficam na loja

- Computador que será servidor fica em outro local (minha casa, casa dos patrões, etc)

- Conectar as câmeras nesse servidor

 

Isso seria possível e caso seja, quais as providencias que devo tomar para realizar o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, que problemão em amigo kk, é complicado quando a empresa não dá ouvido ao TI e quer que façamos milagre, nunca fiz nem soube de alguém que fez algo que solucione o seu problema, porém tenho algumas ideias, tente criar uma vpn na empresa que faça o computador ficar na mesma rede mesmo estando em locais físicos diferentes, e faça essa configuração que propôs, mas pessoalmente eu não confiaria em serviços de nuvem que não seja da própria fabricante, não da para saber o que fazem com os dados ou se vão estar disponíveis na hora que precisar, no final o problema não é seu, os patrões te arranjaram esse problema comprando qualquer câmera sem saber se era adequada e sem te consultar, não querem acatar a ideia sua e mesmo sem entender absolutamente nada de tecnologia querem obrigar você a fazer milagre, eu já teria dado com os dois pés na porta deles e falado que se quer que funcione é assim que tem que fazer e pronto, é possível também se colocarem um dvr ou nvr configurar um backup em um servidor próprio como um computador na casa deles e boa sorte na sua empreitada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@UylianK meu amigo, é cada um que eu passo que quando eu conto pros amigos, pessoal fica até meio descrente kkkk. Por incrivel que pareça existe uma solução que atende exatamente o que eles querem, uma empresa chamada monuv. Basicamente funciona com qualquer câmera que possua protocolo RTSP e outros, no caso dessas câmeras tapo, funcionam com esse protocolo, basta eu abrir uma porta para cada câmera no modem e passar os dados pra empresa, que as câmeras passam a monitorar 24/7 e o armazenamento é de até 6 meses, da pra acessar as câmeras em real time por app ou navegador, as gravações também, exatamente o que eles queriam, mas adivinha, não quiseram pagar pelo serviço, acharam muito caro (219 reais por câmera). É impressionante, me fizeram perder semanas correndo atras da solução, eu achei, fiz reuniões com executivos da prestadora de serviço, peguei orçamento, tudo que tinha direito, pra o final darem pra trás. O pior é que pelo que tudo indicam resolveram ficar com armazenamento com cartão de memória. O pior de tudo é que essa história está longe de acabar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!