Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Na empresa que trabalho construiu aquisição de uma dúzia de câmeras wifi da TP-Link modelo Tapo C200. Apesar de não entender muito de câmeras, eu ainda informei que se a intenção era fazer um sistema de CFTV o ideal seriam câmeras IP com DVR. Não me deram ouvidos e alegaram que as câmeras eram apenas para "inibir". Agora cismaram que querem que as câmeras gravem continuamente e pela aplicação da própria câmera isso é bem limitado, a gravação contínua só funciona com cartão de memória e gravação na nuvem apenas por captura de movimento, que é problemático e em algumas câmeras que ficam em local de muito movimento, gera até 800 arquivos de gravação POR DIA.

Enfim, voltei com a ideia do DVR, porém dessa vez sugeri o NVR pois já que comprei câmera wi-fi, ele se adequa melhor, pois bem, não querem, sob alegação que já tive isso em outro momento e tive problemas pois alguém acessou o aparelho e apagou os arquivos (bizarro). Eu expliquei que isso seria facilmente contornável colocando o aparelho num rack ou até mesmo colocando senhas de autenticação, situação bem simples, ainda assim não querem.

Meu tormento começou quando falaram que querem que tudo seja por aplicativo, sem nenhum equipamento. principalmente querem um app que dê pra configurar as câmeras pra gravar continuamente e que esses mantidos vá para uma nuvem. Eu pesquiso mais de 20 aplicativos e a grande maioria faz o que o aplicativo original das câmeras faz, com exceção de um, chamado Ivideon, que é pago 7,50 de dólares por câmera. porém esse app pra funcionar precisa que uma aplicação seja instalada em um computador, que será usado como servidor, daí você configura as câmeras e elas gravam continuamente, salvando os arquivos fisicamente e em nuvem, onde você pode acessar as câmeras e ocultar por app ou navegador.Tudo estava indo bem até eu mencionar que um computador seria usado como servidor e que esse computador precisaria estar na mesma rede das câmeras. E como eu já imaginava,

Essas câmeras suportam o protocolo RTSP e também são padrão ONFIV. Nesse link ( https://www.tapo.com/br/faq/34/ ) menciona sobre abertura de porta 554 no modem/roteador onde as câmeras estão conectadas, para que eu possa usar aplicativos de terceiros remotamente. Eu busco alguns tutoriais na internet ensinando a mexer nisso mas nenhum deles eu tive sucesso. 

Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de criar o cenário abaixo:

- Câmeras ficam na loja

- Computador que será servidor fica em outro local (minha casa, casa dos patrões, etc)

- Conectar as câmeras nesse servidor

Isso seria possível e caso seja, quais as providencias que devo tomar para realizar o processo.

Postado

você está falando em algo como puxar via ip a imagem das câmeras e armazenar em nuvem sem precisar de um servidor local exceto o roteador em sí? trabalhei nessa área a muito tempo atrás como estagiário, não entendo muito dela, mas pelo que estudei há uma cacetada de problemas jurídicos, falhas de segurança e afins que isso pode acarretar. Talvez dê para passar essa responsabilidade para outro, por exemplo, contratando um serviço AZURE, que vai sair bem caro já que estamos falando armazenamento de imagem.

Sem falar que talvez precise de redundância, link dedicado ou algo assim.

Postado

@Swalls o ideal que fosse nesse esquema que eu descrevi:

- Câmeras ficam na loja

- Computador que será servidor fica em outro local (minha casa, casa dos patrões, etc)

- Conectar as câmeras nesse servidor

A questão é que eu preciso que essas câmeras gravem 24/7 e que esses arquivos fiquem num servidor físico (que não pode ser na loja onde as câmeras estão) ou ir direto pra uma nuvem. A solução que encontrei salva os arquivos das duas maneiras (fisico e nuvem). Eu instalei a aplicação de servidor no meu PC, porém na hora que tento puxar a conexão das câmeras remotamente, eu não consigo.

Postado

@Henrique Yuri você entende de redes? teria que ter uma boa compreensão. Eu sei  só uma base já que lido com programação, então.. acho que teria que criar uma DMZ, integrar as câmeras em um IP estático e usar algum serviço que lhe permita conectar de forma segura nas câmeras. Mas tem muitos problemas de segurança então não sei não.

talvez nosso amado @DiF saiba.

• Moderador
Postado

@Swalls @Henrique Yuri Não tenho um conhecimento profundo em cameras,  mas o que se pode fazer é usar a camera IP e usar o  protocolo RTSP.   Como o colega ali disse.. vai provavelmente precisar de um ip estático, criar um link externo.. para ser acessado remotamente em qualquer lugar. 

Para gravar, podes utilizar o node.js que é um módulo em javascript server-side... usar a biblioteca  node-rtsp-recorder

Com isso você, pode fazer uploads dos videos gravados para um banco de dados na nuvem.  por exemplo o google cloud.  

Não tenho como ajudar com conhecimento mais profundo, pois sou como o colega ali.. tenho conhecimento raso nesse assunto.. só estudei um pouco de redes, por causa de programação  rsrs

O máximo que posso fazer é postar um artigo que explica as gravação de câmera de segurando tanto com o protocolo RTSP e ONFIV...

https://aprendacftv.com/como-gravar-camera-de-segurança/

https://aprendacftv.com/protocolo-rtsp-para-cameras-ips/

https://aprendacftv.com/entenda-o-que-e-onvif/

Boa sorte.

• Curtir 1
Postado

@DiF @Swalls po galera já ajudaram bastante com essas dicas, como eu estou aprendendo é bom que pelo menos eu já tenho um norte pra seguir. O meu caso na teoria parece pratico mas na prática é um tanto complicado rsrsrs

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...