Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Na sexta feira coloquei o Ryzen 5 5600 no lugar do Ryzen 5 2600 no computador e não pude deixar de notar a temperatura elevada.
Em poucos minutos estava batendo 80°C apenas instalando os programas, sem jogos abertos.

É uma temperatura normal para ele?
Reduzi o desempenho máximo dele em 20% pelas configurações do Windows e caiu para 50º, as vezes até menos.

Utilizei o cooler box dele.

Será que vai ser necessário colocar um water cooler?

Postado

Tenho um problema semelhante, com um Ryzen 5 4600G, (na verdade só preciso de um cooler melhor)...

No uso normal ele não esquenta tanto, mas quero aproveitar melhor o desempenho dele, talvez experimentar um OC, e queria saber sobre esses 3 coolers:

AIGO DarkFlash (que por sinal é branco...)

Reddragon tyr

DEEPCOOL GAMMAXX AG400

Ou tem outro melhor até uns 250/300? Queria ver também WC, mas por esse valor e devido ao meu gabinete não suportar mais que 120mm, melhor optar pelo aircooler mesmo. (Gabinete é um leadership gamer blue eye bem ventilado por sinal...)

Postado

O DeepCool AG400 refrigera bem até um 5700X com PBO, vide testes nos canais Iskandar Souza e Guiga Games, chega ser ligeiramente melhor que o AK400, que custa mais caro por ter acabamento (carenagem) mais refinado.

Tem opção sem LED, com LED RGB fixo (esse que você linkou, o LED fica sempre aceso) e com LED ARGB controlável.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Um water cooler baratinho teria a mesma eficiencia de um air cooler razoável?
Acho que não preciso de um WC pra esse processador, mas já que vou gastar dinheiro com refrigeração, quero o WC pela beleza.

Não posso gastar muito, então penso em comprar um bem "mais ou menos", mas tem que ser melhor que o cooler box pelo menos. De preferência branco pra combinar com as peças e gabinete e como essa cor costuma ser mais caro, vou ter que pegar um de marca bem mais ou menos pra caber no orçamento.

Postado
33 minutos atrás, FMattos disse:

quero o WC pela beleza.

Já que está disposto, Escolha logo um WC de 240mm, pague um pouco mais mas vai ter um desempenho um pouco mehor. 

Os de 120mm vão segurar ele na casa dos 60c também...  em alguns casos com desempenho até pior do que um Air cooler, mas enfim.

PCyes Sangue Frio 2, 240mm R$440

DeepCool Gammaxx L240T, LED White R$410

Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 R$410

são as opções mais em conta minimamente dignas que recomendo, [se achar melhor e mais barato.. melhor ainda.].

Postado

@Alex Weiss @1lokos  Então, estava pensando mais num WC por volta dos R$250 se for 120mm até um máximo de R$350 se for 240mm. Sei que não vou achar um excelente por esse preço, por isso o questionamento se um WC de baixa qualidade consegue ser pelo menos melhor que o cooler box.

Hoje bate 80°C se eu deixar o processador livre e cai pra 50° se eu reduzo o desempenho máximo pra 80%.

Só quero deixar ele livre de novo, acho que chegando a 60° sem a redução de desempenho já está ótimo.

Postado

@FMattos É muito difícil um WC, mesmo de 1 ventoinha, ser pior que o cooler box. Já vi um review que dizia que um WC simples reduziu 15 a 20 graus em relação ao original... Eu vou por um normal pois meu gabinete é dos antigos e não dá para por um WC 240mm (e o preço também...) Vou ver se encontro esse review.. (isso é fácil de encontrar, basicamente depende do gosto da pessoa...)

Postado

@FMattos 120mm só confiaria no Pcyes Sangue Frio 2 120mm R$260.

Melhor que o seu Cooler box atual vai ser com certeza, deve manter as temperaturas durante jogos na casa dos 60c.  Já em Full Load também chega na casa dos 80c.  

Todavia o 5600 dificilmente vai chegar ao máximo da capacidade nos jogos com a sua RX5700xt.

Vai ser ok,  mas eu ainda compraria um Gammax 400v2 ou Ag400 como citado pelos amigos acima...  Onde teria mesma temp. gastando menos. 

De 120mm só indico o Sangue frio... Se quiser luzinhas e tal, se prepare para gastar acima dos R$300 para um de qualidade mediana.  e por esse preço já encosta nos 200mm..  

Subindo o orçamento um pouco pode-se adicionar a lista Cooler Master MasterLiquid ML120L V2, RGB, 120mm R$300  aí já tem RGB.   Mas perde na potencia da ventoinha contra o PCyes.

Postado
3 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

@FMattos É muito difícil um WC, mesmo de 1 ventoinha, ser pior que o cooler box. Já vi um review que dizia que um WC simples reduziu 15 a 20 graus em relação ao original... 

De fato, mas o detalhe é que um AC de qualidade custando a metade do WC de 120mm faz praticamente a mesma coisa :

Neste teste (bancada aberta) o cooler box AMD deixou o CPU em 88º, o AIO Cooler Master ML120L V2 (WC) deixou em 72º e o Gammaxx 400 V2 (AC) deixou em 71º - 2 graus acima de WC de 240 e 280mm. 

A conclusão lógica é que a não ser por razão estética não a motivo para gastar o dobro com WC de 120mm. 

Dá para melhorar a eficiência do WC 120mm colocando um segundo fan fazendo push-pull - se o gabinete tiver espaço, vai baixar mais 1- 2 graus, mas um fan 120mm com bom CFM e pressão custa uns R$ 80,00 (sem frufru).

Outro detalhe é que o WC piora a refrigeração do VRM, até  tem um modelo que tem um mini-fan acoplado na bomba para compensar a perda de circulação de ar no VRM.

image.thumb.png.639d77a16bb5dcdf3cb7a8274ad854c5.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!