Ir ao conteúdo

Compatibilidade dos S.O's e Drivers

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tenho duas curiosidades há bastante tempo, que nunca vi alguém responder, nem mencionar. Como não tenho muita prática em manutenção de PC's, isso pode parecer bastante "bobo" para muitos.

1º) É possível existir alguma incompatibilidade entre determinado sistema operacional e um tipo X de hardware? Por exemplo: certa configuração de hardware NÃO permite a instalação de sistema operacional X ou Y. Ou eu posso instalar qualquer sistema operacional que eu quiser, em qualquer computador?

2º) Em um PC recém-formatado, que está sem driver nenhum instalado (além daqueles já embutidos, no estilo "plug-and-play", que o Windows diz que é datado de 2006); seria possível instalar APENAS o driver de rede, e com a rede funcionando (após instalar o driver de rede), instalar todos os outros drivers via Windows Update? Por exemplo: vou no painel de controle > gerenciador de dispositivos > placa de rede > vejo o fabricante... daí vou no site do fabricante usando outro PC ("PC-2"), baixo o driver associado ao PC de origem ("PC-1"), transfiro pra lá, e com a rede já funcionando (em teoria), faço o resto todo funcionar. Isto se aplicaria a uma situação de emergência em que o usuário não saberia quais são os drivers associados ao seu computador, pois perdeu a chave de produto requisitada para baixá-los, e então bastaria acessar o gerenciador de dispositivos para procurar "um por um". É possível isso, tranquilamente? O driver de rede sozinho pode funcionar sem precisar de quaisquer outros "drivers-chefes" (se é que isto existe, me tolerem)?

Agradeço a paciência de quem se dispor!

Postado

@marttini7 Minhas respostas aqui são com base no que já vi, então sugiro esperar mais algumas outras.

1- Estamos vendo isso de incompatibilidade recentemente, mas sempre tem uma forma ou outra de burlar, mas não de ficar sem instalar, exemplo disso é Windows 7 em processadores Ryzen ou Intel (a partir da 8ª Geração, se não me engano), tem algumas incompatibilidades de drivers, e geralmente alguma coisa não funciona direito, driver de USB 3.0, teclado e mouse USB, e mai algumas coisas que já vi, porém não vou me lembrar agora, já vi até que não tem driver de vídeo para esses sistemas.

Do contrário, todo sistema corrente atualmente, pode ser instalado.

2- Dá para fazer isso, embora muitos fabricantes disponibilizem os drivers, e você pode pegar esses drivers da forma que achar melhor.

No atual momento, as marcas de peças para desktops não colocam isso de chaves para pegar drivers, então você pode ir livremente no site do fabricante e baixar o drivers, só precisando saber qual peça é a que está no seu pc, por exemplo, processador Ryzen 3 2200G, que driver pegar ? Simples, driver da Vega 8 se usa o vídeo integrado, só. Isso sem contar o driver de chipset que é outra história para conseguir, mas nada complexo.

Alguns drivers você pode ir no site do fabricante do próprio drivers mesmo, é o caso do de audio, geralmente o chip de audio das placas são Realtek, então é só ir no site da Realtek e pegar a versão mais recente para seu pc e sistema. Esse passo pode ser feito mesmo que consiga pegar no site do fabricante da placa-mãe.

Sim, pode instalar só o driver de rede e ficar só com ele sem usar os demais, e eventualmente acaba vindo pelo Windows Update também.

O meu driver de vídeo mesmo, a Vega 8 do Ryzen 3 2200G, não abre o launcher da Vega mesmo, porque o meu Windows Update reconheceu algo relacionado ao vídeo integrado e atualizou, eu nem esquento a cabeça com ele mais, está funcionando tranquilo, só vou mexer com isso quando colocar placa de vídeo no pc.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Elder Nauvirth Eu quis dizer assim: em um PC atual, tentar dar boot no instalador de um Windows 95 (por exemplo), se isso funcionaria... é apenas uma questão de curiosidade, pois nunca tentei -- mas tem vários aventureiros em vídeos do Youtube fazendo isso com os mais diversos dispositivos. Uma lógica abstrata poderia ser aplicada: um PC mais potente rodaria um S.O fraco, mas o inverso não funcionaria (um S.O forte exigiria um hardware forte também); é o que acontece no Windows 11 que não funciona em todos os PC's atuais; mas será que poderíamos hoje instalar um MS-DOS numa máquina recente? Eu acredito que não... mesmo não sendo culpa do computador.

Já sobre a pergunta do driver de rede isolado, você me respondeu bem. A primeira também respondeu, de qualquer maneira: "Instalar até pode, sendo que deixaria muita coisa apresentando problemas!!" 😄

• Moderador
  • Solução
Postado
21 horas atrás, marttini7 disse:

1º) É possível existir alguma incompatibilidade entre determinado sistema operacional e um tipo X de hardware? Por exemplo: certa configuração de hardware NÃO permite a instalação de sistema operacional X ou Y. Ou eu posso instalar qualquer sistema operacional que eu quiser, em qualquer computador?

Sim. Como dito acima, hoje em dia os Sistemas Operacionais mais antigos (Windows 7 e seus anteriores) não rodam em hardwares atuais. Até existem alguns usuários que conseguem fazer modificações para que eles funcionem, mas são apenas isso: Modificações realizadas por usuários avançados. O Sistema Operacional "original" de fato não é compatível.

21 horas atrás, marttini7 disse:

2º) Em um PC recém-formatado, que está sem driver nenhum instalado (além daqueles já embutidos, no estilo "plug-and-play", que o Windows diz que é datado de 2006); seria possível instalar APENAS o driver de rede, e com a rede funcionando (após instalar o driver de rede), instalar todos os outros drivers via Windows Update? Por exemplo: vou no painel de controle > gerenciador de dispositivos > placa de rede > vejo o fabricante... daí vou no site do fabricante usando outro PC ("PC-2"), baixo o driver associado ao PC de origem ("PC-1"), transfiro pra lá, e com a rede já funcionando (em teoria), faço o resto todo funcionar. Isto se aplicaria a uma situação de emergência em que o usuário não saberia quais são os drivers associados ao seu computador, pois perdeu a chave de produto requisitada para baixá-los, e então bastaria acessar o gerenciador de dispositivos para procurar "um por um". É possível isso, tranquilamente? O driver de rede sozinho pode funcionar sem precisar de quaisquer outros "drivers-chefes" (se é que isto existe, me tolerem)?

Primeiramente, o gerenciador de dispositivos do Windows hoje em dia não serve mais para localizar e atualizar drivers automaticamente. Antigamente, ele procurava na internet as versões mais novas e as baixava, mas hoje em dia, o que ele faz é simplesmente localizar os arquivos no seu PC e os instala. Para isso, você deve baixar o driver do site do fabricante do periférico que você deseja usar, extrair os arquivos e executar o próprio instalador do fabricante, ou o gerenciador de dispositivos, onde você irá instruí-lo a procurar o driver na pasta que você extraiu.

Quando você instala o Windows, ele faz a análise de todo o hardware do computador e instala os drivers básicos para permitir o funcionamento inicial do sistema. Ele consegue isso pois ele nativamente vem com uma pasta chamada DriverStore (C:\Windows\System32\DriverStore) que contém diversos drivers diferentes para permitir que este procedimento seja realizado. É exatamente por isso que, na imensa maioria das vezes, quando você instala o Windows, ele já vem com diversas funcionalidades ativas (como a rede, o uso do teclado e mouse, o funcionamento das portas USB, o áudio, etc.). Nos casos onde ele não consegue localizar o driver, seja por que o periférico é muito específico de um fabricante desconhecido por exemplo, ou por que a peça é muito antiga (ocorre geralmente quando usuários tentam instalar Sistemas modernos em máquinas antigas), você é obrigado a baixar o driver do site do fabricante do periférico/peça. E, quando ocorre de ser exatamente o driver de rede que não foi detectado, você terá que baixa-lo a partir do seu celular ou de outro computador, e transferi-lo via pendrive (ou outra mídia) para o computador que está com o driver ausente.

A partir do momento em que todos os drivers do Windows estão instalados e as suas funcionalidades básicas estão em funcionamento, então o Windows usa o Windows Update para baixar versões mais atualizadas (consequentemente com falhas de segurança e bugs corrigidos). Isso funciona perfeitamente para a grande maioria dos casos, mas é perfeitamente comum peças como a Placa de Vídeo não receberem os drivers mais recentes, portanto, o ideal é sempre baixar todos os drivers do site do fabricante após uma instalação do Windows.

2 horas atrás, marttini7 disse:

Um PC mais potente rodaria um S.O fraco, mas o inverso não funcionaria (um S.O forte exigiria um hardware forte também); é o que acontece no Windows 11 que não funciona em todos os PC's atuais; mas será que poderíamos hoje instalar um MS-DOS numa máquina recente? Eu acredito que não... mesmo não sendo culpa do computador.

O que define se um Sistema Operacional vai rodar perfeitamente no seu hardware é: Se o fabricante permitiu que ele fosse compatível. Você não vai conseguir instalar por exemplo o Mac OS ou mesmo o Android no seu Desktop pelo simples fato que o fabricante não fez esse hardware ser compatível. Até podem existir por ai tutoriais que ensinam a fazer uma instalação com sucesso, porém como eu disse acima: Isso são modificações realizadas por usuários avançados para permitir a instalação, pois o S.O. original que o fabricante projetou não irá funcionar.

Sobre Sistemas Operacionais antigos, teoricamente eles rodam em máquinas atuais, mas isso dependerá de N fatores pois as mudanças de arquitetura de hardware foram as mais diversas, o que tornariam um S.O. de 1980 por exemplo, incompatível com a arquitetura de hardware de 2023, mas isso depende de sistema para sistema, e de hardware para hardware. O único jeito de saber se funcionaria é testando mesmo hehe.

Como você mesmo disse, e até para dar outro exemplo, um PS5 pode rodar normalmente jogos de PS1, mas o oposto será impossível. Sistemas modernos tendem a ter uma retro compatibilidade dependendo de como foram projetados, mas isso varia de fabricante para fabricante, de desenvolvedor para desenvolvedor...

E sobre instalar o MS-DOS em uma máquina moderna:

Caso queira aprender mais sobre drivers, veja esses dois vídeos:

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...