Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiz a troca de processador, saí de um R5 3600 para um R5 5600X em uma Aorus B450M.

Porém, mesmo com a placa de vídeo conectada ele não estava dando vídeo, dito isso, instalei a placa na outra entrada PCI-E da placa-mãe, e de vídeo normalmente.

Após algumas pesquisas, vi que o processador suporte somente até a PCI-E 4.0. 

Agora a real pergunta: existe alguma forma que eu possa descobrir qual a configuração que está no outro slot da minha placa-mãe ? Caso seja possível, tenho como configura-la para 4.0 afim de poder realizar esse teste ?

(Nota: anteriormente, a placa de vídeo estava no slot circulado em azul e não estava dando vídeo na tela, após isso, instalei ela no slot verde e está dando vídeo normalmente.)

24b8454a-53e7-44aa-8363-22875f7ffeb0.jpg

• Membro VIP
Postado

@Th0rynn Precisamos descobrir qual a placa de vídeo. É essa 1660? Se sim, pode ser um outro problema que não a placa de vídeo. Talvez a BIOS não esteja atualizada para receber o 5600X. Já testou a placa em outro pc? Sempre ligue a placa no slot de cima.

Postado

@Math.Pi A placa de vídeo é a 1660 OC da Galax, anteriormente eu utilizava ela no slot "padrão" com o R5 3600, ai fiz a troca e ele "parou" de dar vídeo, somente quando fiz a troca para o outro slot que ela "voltou" a funcionar.

Postado

@Math.Pi Funciona sim.

Inclusive, testei o processador em uma outra máquina, numa placa-mãe A520M-K também com outra 1660 (sem ser a minha) e funcionou normalmente.

Postado
1 hora atrás, Th0rynn disse:

Agora a real pergunta: existe alguma forma que eu possa descobrir qual a configuração que está no outro slot da minha placa-mãe ? Caso seja possível, tenho como configura-la para 4.0 afim de poder realizar esse teste ?

O slot vai ser 3.0 mas a placa vai funcionar normalmente. Em termos de performance não acredito que vá influenciar de forma significativa... não uma 1660 pelo menos.

Edit. Não é PCI 3.0 no segundo slot. É PCI 2.0.

49 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Th0rynn Então o processador funciona com a mesma placa de vídeo em outra placa-mãe. Então teste uma BIOS diferente da que você instalou. Talvez uma versão anterior, se estiver na última.

Pois é.... se já resetou a BIOS e o problema continua, tem toda a cara de ser algum bug do firmware da placa-mãe que só acontece com essa combinação especifica de CPU e placa de vídeo. Dada as implicações mínimas de performance, eu não esquentaria muito a cabeça com isso e simplesmente usaria o slot de baixo.

Vale dizer que não dá pra excluir a possibilidade de algum problema físico com o slot. Talvez sujeira dentro dele que impeça de funcionar a PCI 4 mas vai de boa em PCI 3? Qual a chance?

Postado

@Math.Pi Hoje minha BIOS está na F63d, porém, vi que lançaram mais algumas atualizações, vou pesquisar sobre a atualização e atualizar a minha placa pra ver se tenho algum resultado.

@W46n3r Penso em deixar como está também, porém, a placa de vídeo no segundo slot, ficou literalmente em cima das conexões de painel frontal e USB3.0, aí queria tentar resolver isso fazendo-a funcionar no slot "padrão".

Mas caso eu veja que realmente não tem nenhuma solução, vou usar do jeito que está mesmo.

• Curtir 1
Postado

Deixa ver se entendi.. 

voce trocou o processador para um 5600x e a placa de vídeo deixou de funcionar no Slot de cima ... só está funciondo quando está no slot de baixo..

Mas quando você coloca de volta o processador antigo a placa de vídeo volta funcionar na slot de cima, é isso?

Quanto ao PCI Express em qualquer hipotese vai funcionar  como 3.0, o chipset b450 não suporta o 4.0...

mas isso não seria o problema,  deveria funcionar nos dois Slot... já verifcou se não tem nenhum pino torto no processador novo?

Postado

@bngomes Felizmente não possui nenhum pino torto, está perfeito o processador.

Conforme falei ali em cima também, eu testei ele em outra placa-mãe, com o mesmo modelo de placa de vídeo que eu tenho, e deu vídeo, somente na minha placa que não deu vídeo mesmo.

Postado
17 minutos atrás, bngomes disse:

Quanto ao PCI Express em qualquer hipotese vai funcionar  como 3.0, o chipset b450 não suporta o 4.0...

Verdade hein... esqueci dessa. Isso quer dizer que o slot de baixo é PCIe 2.0. Ai sim acho que o impacto de performance vai ser significativo até em numa 1660.

Postado
1 minuto atrás, W46n3r disse:

Verdade hein... esqueci dessa. Isso quer dizer que o slot de baixo é PCIe 2.0. Ai sim acho que o impacto de performance vai ser significativo até em numa 1660.

Ele é pci express 3.0 tambem... só que funciona a x4 e não a x16

Postado
1 hora atrás, bngomes disse:

Ele é pci express 3.0 tambem... só que funciona a x4 e não a x16

Não é o que o manual diz. E realmente, não é o comum em placas-mãe B450

spacer.png

Postado
Em 10/03/2023 às 12:28, W46n3r disse:

Não é o que o manual diz. E realmente, não é o comum em placas-mãe B450

spacer.png

Acho que a debaixo é 2.0...

image.png.db5315b59288281739a869698dc89447.png

Postado
1 hora atrás, Th0rynn disse:

Acho que a debaixo é 2.0...

image.png.db5315b59288281739a869698dc89447.png

Sim... é o que diz o manual. O slot é 16x mas o link é PCIe X4 e no manual tá bem claro que nos links x4 (e x1) a especificação seguida é o PCIe 2.0

Postado

@W46n3r Nesse caso a x16 para x4 então ?

@W46n3r Pelo que vi ontem ele tem algumas opções na BIOS, mas pesquisei algo sobre pra ver se achava alguma informação/vídeo/artigo para me orientar, mas não encontrei nada sobre.

Postado
50 minutos atrás, Th0rynn disse:

@W46n3r Nesse caso a x16 para x4 então ?

@W46n3r Pelo que vi ontem ele tem algumas opções na BIOS, mas pesquisei algo sobre pra ver se achava alguma informação/vídeo/artigo para me orientar, mas não encontrei nada sobre.

É... uma coisa que poderia tentar, é na BIOS mudar como é tratado o slot principal... e nessa tentar fazer a placa se entender com a placa-mãe novamente. Talvez não fique tão bom quanto um 16x Pcie 3 mas a chance de ser melhor que 4x Pcie 2 é boa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!